Se a legislação atual portuguesa o permitisse certamente grande parte dos turistas que se deslocam ao Algarve durante o verão teriam que pagar ingresso para usufruir de muitos do areais algarvios, contudo há algumas situações onde tal pagamento é dissimulado de outra fora.
Apesar de acesso livre já existem muitas praias algravias onde o estacionamento nas proximidades, seja ele ordenado ou não, tenha ele condições de segurança ou não, é pago. Não será isto uma forma dissimulada de pagar para aceder à praia.
Situação no mínimo caricata, aconteceu na Praia dos Aveiros, praia algarvia do Concelho de Albufeira, cujo acesso, anteriormente de “trânsito proibido” exceto a residentes e entidades oficiais, agora passa a ter uma cancela a barrar o acesso, isto porque a Câmara Municipal de Albufeira, perdeu um processo, dando assim o direito a um promotor turístico de dizer-se “proprietário” da via que vai ter à praia. Mais um caso onde uma autarquia acaba por ser vitima de uma má decisão do passado.