Procurar hotel com desconto e promoções de Férias em Lamego
Na rota do Vale do Douro, situada a cerca de 12 km das margens do Douro, Lamego é um ponto de paragem obrigatório para descobrir ao pormenor.
Numa dos mais belos e espetaculares destinos da espetacular Rota do Vale do Douro, nada como uma oferta de alojamento hoteleiro especial. De facto, apesar de não ser abundante a oferta hoteleira é diversificada indo de encontro a praticamente todos os orçamentos e expectativas.
Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Lamego, destino de paragem obrigatória para descobrir ao pormenor, numa fantástica viagem que é este passeio pelo vale do Douro.
Lamego viveu um período de grande prosperidade no séc. XVIII, altura em que aqui se produzia um "vinho fino", que esteve na origem do vinho do Porto.
Lamego é uma cidade muito antiga, já durante o Século VII já os Visigodos tinham elevado “Lamecum” a sede de bispado.
Foi depois tomada pelos Mouros, reconquistada para os Cristãos, voltou à posse dos Mouros, até que em 1057, Fernando Magno de Castela, bisavô de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, a reconquistou definitivamente.
Dos tempos medievais dão testemunho o castelo, no alto da cidade, a Sé e a pequena igreja de Santa Maria de Almacave.
A predominância da influência da Igreja ao longo de muitos séculos, que a extinção das Ordens Religiosas em 1834 viria a restringir, dotou Lamego de numerosos templos que revelam a influência clássica do tempo da sua construção nos sécs. XVI e XVII.
Histórias contadas nos azulejos que revestem as paredes, pintura sacra e belas decorações em talha de ouro acrescentadas na época barroca são motivos para entrar quando passar por elas.
Especial destaque para a Igreja do Convento de Santa Cruz, com vista para a cidade, e para o sumptuoso e monumental santuário barroco dedicado a Nossa Senhora dos Remédios, que no alto dos seus 600 metros responde ao apelo dos crentes aflitos, concedendo remédio para os seus males. A cidade presta à Senhora os merecidos agradecimentos dedicando-lhe todos os anos (entre os dias 6 e 8 de Setembro) a grande Romaria de Nossa Senhora dos Remédios.
No extremo oposto e no mesmo enfiamento do escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios ergue-se um belo palácio do séc. XVIII, de um elegante e sóbrio Barroco que foi o paço dos bispos de Lamego. Sobre a porta principal estão esculpidas as armas do bispo D. Manuel Vasconcelos Pereira, a quem se devem as obras de reconstrução e ampliação do velho paço episcopal. Cerca de 1940 este espaço foi arranjado para guardar condignamente o riquíssimo recheio do Museu de Lamego, cuja visita é indispensável.
A localização de Lamego tão perto das margens do rio Douro proporciona passeios onde se podem admirar admiráveis panoramas dos extensos vales onde nasce o vinho do Porto.
O que fazer em Lamego / O que visitar
No Alto Vale do Douro, rodeada de vinhas e quintas de milho, Lamego é uma vila que chama a atenção pela sua arte, arquitectura barroca e vinho. Cada igreja ou capela precisa de um momento porque pode estar escondendo um tesouro como uma talha dourada ou o túmulo de uma figura histórica.
E se você for realmente devoto, não vai pensar em nada em conquistar quase 700 degraus para subir ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. No Vale do Douro na moda não é surpresa que o vinho esteja na ordem do dia em Lamego, mas pode não estar pronto para o vinho espumante, um orgulho local guardado nas cavernas da cidade.
A não perder durante as suas férias em Lamego: