Férias em Amarante, nas margens do rio Tâmega, um destino encantador para quem procura férias repletas de beleza natural, história rica e charme pitoresco. Esta cidade portuguesa, na região do Porto, oferece uma mistura única de tradição e modernidade, proporcionando aos visitantes uma experiência autêntica.
Férias em Amarante
Situada entre as íngremes encostas da Serra do Marão e as harmoniosas curvas do Rio Tâmega, o afluente mais longo do Rio Douro, Amarante é uma das belas cidades do norte de Portugal a visitar em qualquer altura do ano.
A presença da grande Serra do Marão que a partir de Amarante começa a elevar-se em paisagens majestosas e o rio Tâmega, o mais extenso afluente do Douro nascido na Galiza, que corre no coração da cidade realçando o pitoresco casario que se ergue sobre ambas as margens, são dois fatores da natureza que impressionam quem visita Amarante.
Alguns historiadores atribuem a fundação desta cidade de transição entre o Minho e Trás-os-Montes a um centurião romano de nome Amarantus. No séc. XIII chegou ao local São Gonçalo, monge beneditino que aqui se fixou depois de peregrinar por Itália e Jerusalém e que ficaria o seu santo padroeiro. A ele é atribuída a construção de uma robusta ponte sobre o Tâmega no mesmo sítio onde se encontra a atual.
Onde ficar em Amarante:
Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Amarante
Férias em Amarante
Um dos marcos mais emblemáticos de Amarante é a Ponte São Gonçalo, uma ponte centenária que se estende sobre o rio Tâmega. Esta obra arquitetónica oferece não apenas uma vista deslumbrante da cidade, mas também uma conexão com a rica história da região.
A ponte de Amarante perpetua a memória da heroica resistência da população às forças de Napoleão que, em inícios do séc. XIX, invadiram Portugal. A cidade, importante ponto de passagem para a região de Trás-os-Montes, foi sediada pelo exército do marechal Soult mas encontrou feroz oposição dos amarantinos que resistiram ao cerco durante 14 dias, até finalmente se renderem quando os franceses lhes lançaram barris de pólvora.
Além de seu centurião, santo e ponte, Amarante é conhecida por seus doces e bolos, e estes são fáceis de encontrar em muitos das confeitarias e cafés da região.
Ao explorar as ruas de paralelepípedos, os visitantes encontrarão a Igreja de São Gonçalo, dedicada ao santo padroeiro da cidade. Este local de culto é conhecido não apenas pela sua arquitetura impressionante, mas também pelas festividades animadas que ocorrem durante as celebrações religiosas.
Outra das atrações durante uma férias em Amarante são os famosos doces de Amarante. Papos de Anjo, Brisas do Tâmega, Toucinho do Céu, bolos de S. Gonçalo, galhofas. No 1º Sábado de Junho realiza-se uma festa em honra de São Gonçalo, a quem as mulheres solteiras recorrem para encontrar marido. As festas de são Gonçalo são impedíveis caso as suas férias em Amarante coincidam com as datas.
Durante a Festa de São Gonçalo, os doces de Amarante ficaram famosos por uma razão diferente: eles são assados em forma de falos, pois São Gonçalo é o santo padroeiro do casamento e dos amantes. Como confeitos de forma sugestivas não são habituais para o dia de um santo católico, a tradição provavelmente nasceu de um ritual pagão.
É imprescindível dar um passeio pela Serra do Marão para contemplar a paisagem. Perto, no formoso vale de Ansiães, a visita aos viveiros de trutas, na margem direita do rio Ovelha, é um bom pretexto para passear por entre os densos bosques que os rodeiam.
A aldeia de Travanca da Serra, acessível pela estrada que conduz a Peso da Régua, é um local extremamente pitoresco com uma vista magnífica num raio de 360º. Em dias limpos, é possível ver as serras do Marão, do Gerês e da Cabreira. Na aldeia destaca-se a Casa da Levada, pertença da família de Teixeira de Pascoaes (atualmente adaptada a turismo de habitação). No pátio, chamam a atenção dois enormes espigueiros em granito, usados para secar o milho. Em Chão de Parada situa-se um dólmen muito completo.
As melhores coisas para fazer em Amarante