Featured

Férias no Pico, a ilha montanha

Férias no Pico, a ilha montanha

Férias no Pico, Açores, proporcionam uma experiência única de beleza natural e tranquilidade. Localizada no meio do Oceano Atlântico, a ilha é dominada pela imponente Montanha do Pico, a montanha mais alta de Portugal. Durante o verão, as paisagens exuberantes ganham vida com vegetação exótica e campos verdejantes.

Férias no Pico, a ilha montanha / Férias nos Açores

Férias no Pico, a ilha montanha

Com 448 Km2 de superfície, a Ilha do Pico é a segunda maior do arquipélago e aquela onde se situa a mais alta montanha de Portugal, precisamente o Pico, que lhe deu o nome, com 2.351 m de altitude. Muitas vezes apelidada como Ilha Montanha, é um dos vértices das chamadas “ilhas do triângulo”, a que fica mais a sul do grupo central do arquipélago e apenas a 6 km do Faial.

O seu clima seco e quente em conjunção com a riqueza mineral dos solos de lava e a organização do terreno num impressionante mosaico de pedra negra - os “currais” - permitiu um crescente sucesso da cultura da vinha, com predomínio da casta verdelho. Aos poucos, o vinho e a aguardente tornam-se apreciados dentro e fora da ilha. Exportado para a Europa e para a América, o verdelho atinge fama internacional, e chega inclusivamente a marcar presença na mesa dos czares russos.

 

Férias no Pico

Mapa Ilha do Pico

Os extensos campos de lava que marcam a paisagem da ilha, e que a população local denomina de “lajidos” ou “terras de biscoito” formam a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, declarada Património da Humanidade da UNESCO em 2004. Destes merecem destaque os sítios do Lajido da Criação Velha e do Lajido de Santa Luzia.

 Férias no Pico, a ilha montanha

Enquanto no chão de lava negra se destacam as “rilheiras”, sulcos deixados pelas rodas dos carros de bois que transportavam uvas e barris, nos portos e portinhos junto à beira-mar são os “rola-pipas”, encostas talhadas para facilitar o deslize das pipas até aos barcos, que ainda hoje representam esta atividade.

 

Férias no Pico - Como chegar:

Para chegar à Ilha do Pico, Açores, existem diferentes opções de transporte, geralmente envolvendo voos e, em alguns casos, viagens marítimas. Aqui estão algumas opções comuns:

Voos diretos:

Pode optar por voar diretamente para o Aeroporto do Pico (PIX) a partir de algumas cidades principais, como Lisboa ou Ponta Delgada. Várias companhias aéreas oferecem voos regulares para o Pico.

Procura e reserva de Voos

Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!

Voos para outras ilhas e ferry:

Outra opção é voar para o Aeroporto de Ponta Delgada (PDL) na Ilha de São Miguel, que é uma das principais portas de entrada para os Açores. A partir daí, você pode apanhar um voo interno para o Aeroporto do Pico ou optar por uma viagem de ferry, que é uma experiência cênica e leva algumas horas.

Ferry direto:

Dependendo da época do ano, também há opções de ferry direto para o Pico a partir de outras ilhas como São Jorge ou Faial. Os horários dos ferries podem variar, por isso é aconselhável verificar os horários com antecedência.

 

Férias no Pico - Onde ficar:

 

A Ilha do Pico, nos Açores, oferece uma variedade de opções de hospedagem que atendem a diferentes gostos e orçamentos. Aqui estão algumas sugestões:

 

Madalena do Pico / Férias no Pico

Madalena / Férias no Pico, a ilha montanha

Madalena é a principal cidade da ilha e oferece várias opções de alojamento, desde hotéis boutique a casas de hóspedes. Ficar em Madalena permite fácil acesso a restaurantes, lojas e atrações locais.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Madalena do Pico

banner 320x50 pt

 

 

 

São Roque do Pico / Férias no Pico

São Roque do Pico / Férias no Pico, a ilha montanha

Outra opção é São Roque do Pico, uma cidade charmosa à beira-mar. Aqui, você encontrará hotéis e casas de hóspedes que proporcionam uma atmosfera tranquila e vistas deslumbrantes.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em São Roque do Pico

banner 320x50 pt

 

 

 

Lajes do Pico / Férias no Pico

Lajes do Pico / Férias no Pico, a ilha montanha

Lajes do Pico é uma vila piscatória encantadora. Se procura um ambiente mais tradicional, esta pode ser uma excelente escolha. Muitos alojamentos oferecem vistas para o mar.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Lajes do Pico

banner 320x50 pt

 

 

 

 

Prainha de Baixo / Férias no Pico

 

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Prainha de Baixo

banner 320x50 pt

 

Para uma experiência mais autêntica, considere ficar em casas rurais ou alojamentos locais, muitos dos quais estão localizados em áreas mais remotas da ilha, proporcionando uma sensação de tranquilidade.

 

A Ilha do Pico é conhecida pelas suas vinhas e quintas. Algumas quintas oferecem acomodações, proporcionando uma experiência única no meio de vinhas património da UNESCO.

Certifique-se de fazer as suas reservas com antecedência, especialmente durante a alta temporada de turismo.

A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias no Pico

banner 320x50 pt

 

O imenso cone vulcânico da Montanha do Pico, o terceiro maior vulcão do Atlântico, impõe-se na paisagem da ilha. Na sua cratera principal aloja-se um cone de lava designado de Piquinho, no topo do qual fumarolas permanentes encarregam-se de lembrar a sua natureza vulcânica. A cerca de 1250 metros de altitude, onde se inicia a subida pedestre à Montanha, já se avista grande parte da ilha, bem como as vizinhas Faial e São Jorge. A subida até ao topo é cansativa, mas recompensada por panorâmicas fantásticas e únicas, que nos dias límpidos nos premeia adicionalmente com o vislumbre das ilhas Graciosa e Terceira.

 

É no Pico que encontramos um dos maiores tubos lávicos visitáveis do mundo, a Gruta das Torres, que se estende por cinco quilómetros embelezados por diversos tipos de estalactites e estalagmites lávicas e paredes estriadas.

 

Para os amantes do geoturismo, há outros locais obrigatórios de visita: as Furnas de Frei Matias, da Silveira e dos Montanheiros, bem como os Mistérios de Santa Luzia, Prainha e S. João – formados pela lava de erupções vulcânica que se verificaram no mar e que se uniram à ilha, e ainda os Arcos do Cachorro, impressionante aglomeração de lavas perfuradas por numerosos túneis e grutas por onde o mar passa em turbilhão.

 

Outras paragens são as Lagoas do Capitão, do Caiado e do Paul, e ainda o Miradouro da Terra Alta situado na estrada que circunda a ilha pelo Norte, de onde podemos observar a Ilha de São Jorge, bem como a paisagem que a riqueza florestal da Ilha do Pico nos oferece.

 

O Pico é uma terra de fortes tradições baleeiras. A sua área divide-se por 3 concelhos, Madalena, São Roque e Lajes e, tal como nas restantes ilhas dos Açores, o valor do seu património arquitetónico concentra-se, sobretudo, nas igrejas e ermidas existentes nas diferentes freguesias: a Igreja de Santa Maria Madalena, na Vila da Madalena, a de São Roque e o Convento e Igreja de São Pedro de Alcântara, em São Roque do Pico, a de Nossa Senhora da Conceição e Ermida de São Pedro, nas Lajes e tantas outras.

 

De destacar ainda o Museu do Pico, com os seus três pólos: o Museu dos Baleeiros, nas Lajes, o Museu da Indústria Baleeira, em São Roque, e o Museu do Vinho, na Madalena, locais obrigatórios de visita que retratam uma época importante da história do Pico. O Museu do Vinho ocupa as antigas instalações do Convento das Carmelitas, proporcionando visitas às vinhas, provas de vinho e, em Setembro, participação nas vindimas.

 

A ilha do Pico para além da sua riqueza natural oferece também um bom património gastronómico, muito baseado em pratos de peixe e marisco, de onde sobressaem as famosas Caldeiradas, o polvo guisado com vinho de cheiro, linguiça com inhame, molha de carne e os caldos de peixe. Afamados são também os seus figos, de interior vermelho vivo, o mel produzido com a flor do incenso e o Queijo do Pico – um queijo de leite de vaca de pasta mole (nomeadamente os de São João e do Arrife). Tudo regado, claro está, pelo Vinho Verdelho, ou pelos muito apreciados vinhos tintos e brancos da Ilha.

 

Terra de grande tradição baleeira, o Pico prima pelas variadas peças artesanais em osso e dente de baleia, bem como pelos chapéus de palha, as flores de escama de peixe e miniaturas em madeira dos botes baleeiros, tudo boas sugestões para levar como recordação.

 

 

O Que Fazer na Ilha do Pico / Férias no Pico

 

Baleias Açores

A observação de cetáceos é o prolongamento natural da tradição baleeira da ilha, agora adaptada aos tempos modernos. As águas do Pico são apropriadas para a prática da vela ou de caiaque e um passeio de barco permite observar o recorte da costa, ideal para a pesca de rocha ou o mergulho.

 

Os ilhéus ao largo do Pico, no canal do Faial, são conhecidos mundialmente como o ex-libris dos mergulhadores. As espécies de peixes mais frequentes são a Barracuda, o Bonito e o Atum, embora se possa também encontrar espécies locais como a Garoupa, Pargo e Bodião. As formações de lava submarinas são espetaculares, com cavernas, túneis e arcadas. A altura do ano mais apreciada para mergulho é a chegada das arraias no mês de Junho.

 

No Pico não existem praias de areia, mas quem gosta de nadar tem encantadoras piscinas naturais formadas por rochas vulcânicas e a temperatura da água do mar, aquecida pela corrente do golfo, é sempre uma agradável surpresa.

 

 

A subida à montanha é uma tentativa ao alcance de todos, mas que exige alguma preparação física e mental, bem como calçado e vestuário adequado. Esta subida é feita com um guia e é obrigatório o uso de pulseira com GPS. Ida e volta duram no mínimo, quatro horas. Alguns operadores turísticos propõem pernoitar no topo da montanha, para apreciar o pôr-do-sol e os primeiros raios do alvorecer.

 

O túnel lávico da Gruta das Torres permite vivenciar o mundo subterrâneo da ilha tomando como ponto de partida o seu bem apetrechado centro de visitantes. A sua visita dura cerca de uma hora.

 

A bem estruturada rede de percursos pedestres da ilha e passeios de bicicleta, de burro e o cavalo permitem desfrutar calmamente da paisagem ou para quem gosta de adrenalina tem sempre a opção de passeios em BTT, moto4 ou cross-kart, ou a ainda praticar escalada.

 

Férias no Pico - Festividades

Para além da Festa do Espírito Santo, transversal a todas as ilhas, o Pico tem especial devoção ao Senhor Bom Jesus Milagroso. Os festejos decorrem em São Mateus, por volta do dia 6 de Agosto e têm por base a veneração dos peregrinos a uma imagem originária do Brasil e exposta no Santuário do Bom Jesus Milagroso.

 

Na Madalena, a festa dedicada à padroeira do concelho, Santa Maria Madalena, inclui manifestações religiosas, desportivas e culturais que animam o mês de Julho.

 

Em São Roque, o Cais de Agosto combina espetáculos musicais com mostras de artesanato e provas desportivas.

Nas Lajes, a Semana dos Baleeiros junta a homenagem aos que participaram nesta importante atividade socioeconómica dos Açores a um programa diversificado que anima a parte final do Verão.

 

Já em Setembro, a vila da Madalena propõe as Festas da Vindima, com arraial e evocações etnográficas tendo por base a cultura da vinha.

 

As corridas de botes baleeiros são muito simbólicas na ilha do Pico. As regatas, efetuadas em botes de madeira com espaço até seis remadores, marcam presença assídua em várias festas e contam com aguerridas disputas com tripulações vindas de toda a ilha e das outras “ilhas do triângulo”.

 


 
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.
Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.
Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.
Obrigado

 

Organize as suas viagens de férias aqui

Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.

Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de  voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.

Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.

Voos

Plane

 

Hotéis

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo