A praia situa-se na ampla baía de Lagos, inserida na península arenosa que se estende durante mais de 3,5 km para nascente da barra da Ria de Alvor.
As barreiras arenosas do Alvor possibilitam a existência de uma laguna interior com bancos de sapal e canais de águas calmas.
Este habitat é um santuário para inúmeras espécies de aves aquáticas, residentes ou de passagem, funcionando também como maternidade para muitas espécies de peixe e de moluscos (dos bivalves ao choco e ao polvo) de elevado valor económico. A barreira arenosa é imensa, com areal a perder de vista: na frente de mar observam-se plantas delicadas como o feno-das-praias, o estorno, o cordeirinho-do-mar, o trevo-de-creta ou o narciso-das-areias. Apesar de quentes e áridas, as dunas abrigam diversas espécies de aves, micromamíferos, répteis e muitos insetos.
Para o interior as areias vão cedendo lugar aos sapais e surge a laguna, onde ancoram veleiros e barcos de pesca artesanal, na margem da qual se situa a pitoresca vila piscatória do Alvor.
O sistema dunar do Alvor foi requalificado e existe agora uma rede de passadiços e caminhos que contri-bui para a preservação do sistema dunar e dá acesso às praias e ao molhe. Um percurso de natureza, que é Percurso Acessível, oferece pontos de estadia e miradouros, permitindo contactar com os ambientes típicos da ria: as dunas e os sapais.
Acesso pedonal e viário alcatroado a partir da povoação do Alvor (sinalizada na EN 125); a praia está sinalizada como “Praia Acessível”. Estacionamento amplo e ordenado, tanto junto à praia, como junto às casas de aprestos do porto de abrigo (entrada norte para o percurso de natureza do Alvor). Diversos equipamentos de apoio (restaurantes, wc, apoios balneares e recreativos) e vigilância na época balnear. Praia Acessível.
Orientação: sul.