A praia deve o nome à linha de água que desagua no areal, ladeada por denso canavial.
A formação rochosa da Ponta João d´Arens limita a praia a poente, exibindo inúmeros leixões que teimam em resistir ao recuo da linha de costa e que abrigam muitas espécies de aves marinhas.
Trata-se da primeira praia a nascente do promontório e torna-se muito abrigada em dias de ventania.
A enquadrar o areal sucedem-se arribas de cores intensas e formas diversas, quer formações rochosas ocres talhadas em calcários, nas quais o trabalho da erosão gerou arcos e grutas, quer formações macias e rubras, muito ravinadas, de natureza areno-argilosa.
O areal é tranquilo, com uma envolvente ainda muito natural, apesar da proximidade com o importante centro urbano e turístico que é Portimão. A partir do estacionamento é possível aceder a um percurso pedonal que percorre o topo das arribas deste promontório, até perto da Prainha, por entre matos litorais e uma mancha verde e densa de pinhal.
Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das mesmas, mantendo-se afastado do rebordo da arriba.
Acesso viário alcatroado a partir da M 531, seguindo na direção do Vau, e virando para sul junto à Urbanização Encosta do Vau. Equipamento de apoio (apoio balnear) e vigilância na época balnear.
Orientação: sudeste.