Esta praia confina com o Vau, inserindo-se no troço de costa que antecede a Praia da Rocha e que inclui os Careanos, o Amado e os Três Castelos, numa extensão de mais de 1 km de areal.
Este é um troço com uma linha contínua de arribas altas em que alternam os tons rubros e ocres, evidenciando os diferentes materiais em que as arribas são talhadas: rochas areno-argilosas, macias e de um vermelho-vivo, alternam com biocalcarenitos, rochas mais claras e resistentes, com grande abundância de fósseis marinhos. Para chegar até ao areal dos Careanos desce-se uma escadaria íngreme que parece desembocar no que resta de um algar.
Numerosas grutas e reentrâncias rochosas sucedem-se pelo areal, sendo de assinalar no troço nascente da praia grandes algares e um leixão que faz lembrar uma pequena fortaleza.
Entre os Careanos e o Amado é possível percorrer um trilho pelo topo da arriba, devidamente regularizado, oferecendo a possibilidade de usufruir das fabulosas paisagens rochosas desta linha de costa.
Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das mesmas, mantendo-se afastado do rebordo da arriba.
Acesso viário alcatroado através da estrada litoral que liga o Vau à cidade de Portimão, seguindo na direção da Praia da Rocha. Estacionamento ordenado, de média dimensão. Equipamento de apoio (apoio balnear e recreativo) e vigilância na época balnear.
Orientação: sudoeste