São de destacar as mais de 2.750 antigas pedras pintadas que estão distribuídas por mais de 200 zonas das Colinas Tsodilo e que são atribuídas aos antepassados dos povoadores de San.
Como na maioria dos países africanos, as práticas culturais da população estão influenciadas pela presença europeia.
Em numerosos centros culturais e museus tenta-se fazer uma conservação das culturas. Em Gaborone e Francistown existem museus que mostram aspetos da arte do país e do estrangeiro.
Relativamente à literatura, Bessie Head é tido como o principal escritor do país, tendo nascido na África do Sul, mas teve que fugir de sua pátria devido ao regime do apartheid, vivendo no Botswana desde 1964.
No norte de Botswana as mulheres das vilas de Etsha e de Gumare são famosas pelo artesanato que desenvolvem. Elas fazem cestas coloridas, em diversos tamanhos e para diversas finalidades, sendo atualmente produzidas principalmente para o uso comercial.
Festivais e eventos
É festa nacional a 30 de Setembro, dia que se celebra a Independência.
São dias festivos oficiais o 1 e 2 de Janeiro, 9, 10 e 13 de Abril, 1 e 21 de Maio; 1, 15 e 16 de Julho, 30 de Setembro (Dia do Botswana), 1 de Outubro e em Dezembro os dias 25, 26 e 27.