O Budismo é a religião maioritária do Cambodja e as principais tradições culturais do destino, estão de alguma forma ligadas com a religião.
Entre os grupos minoritários do Cambodja destaca-se a comunidade chinesa, que tem conservado a sua cultura e costumes. Os cambodjanos islâmicos ou comunidade muçulmana, estendem-se ao longo de pequenas vilas ao redor do Mekong, perto da capital.
Existem também diversos grupos etnolinguísticos pertencentes a tribos de montanha assentados nas cordilheiras, como os saoch, os pear, os brao e os kuy.
A forma de vida mais comum é a rural. Os camponeses vivem em casas, construídas por eles próprios, sem janelas e a três metros do solo. Cada centro rural trabalha a terra em comum. A direcção do grupo é desempenhada pelo homem mais velho, sendo que os benefícios do campo se partilham com base na idade e no rendimento de cada um.
Entre os costumes que devemos respeitar no Cambodja é aconselhável evitar tocar a cabeça das crianças, tal como retirar o calçado no momento de entrada nos lugares sagrados.
Festivais e eventos
Os festivais religiosos no Cambodja são determinados pelo calendário lunar budista e são portanto variáveis. Neste contexto destacam-se a celebração do Ano Novo Cambodjano, o aniversário do Rei, o dia da constituição, a celebração da independência e o dia do trabalhador.
Onde Ficar no Cambodja
Siem Reap e Phnom Penh, a Capital, principais pontos de entrada no Cambodja, são naturalmente os destinos com maior oferta hoteleira e consequentemente com maiores hipóteses de conseguir excelentes preços para a sua estadia de férias no Cambodja.
Sihanoukville é também um destino interessante, especialmente se pretender aproveitar alguns dias para descansar à beira-mar.