De origem muito antiga, foi no séc. XVI que Almeirim conheceu grande desenvolvimento, época em que a corte portuguesa a elegeu como um dos locais preferidos para veraneio, sendo a viagem a partir de Lisboa efetuada em bergantins que subiam o rio Tejo.
D. Manuel I, que era então o rei de Portugal, mandou aqui construir um Paço Real, que foi destruído pelo terramoto de 1755.
A agricultura é ainda nos dias atuais a principal atividade económica da região, cultivando-se tomate, melão, e vinhas de grande extensão, que dão origem aos famosos vinhos tintos maduros muito apreciados.
A especialidade gastronómica mais conhecida em Almeirim é a famosa "sopa da Pedra", uma sopa que serve bem como refeição principal.
Segundo conta a tradição, a receita desta sopa da pedra foi inventada por um Frade espertalhão que se apresentava nas casas da localidade com uma pedra, com a qual iria demonstrar poder fazer-se um caldo excelente.
Quando a água da panela em que a pedra "cozia" já estava a ferver, ele ia pedindo apenas mais um ingrediente para dar paladar (e que poderiam ser o sal, o chouriço, o feijão, a batata) e assim cozinhava uma sopa substancial e iludia as gentes da região.
Para além da famosa sopa da pedra destaque ainda para as famosas bifanas num pão típico de Almeirim, as “Caralhotas”.
Vale bem a pena uma paragem em Almeirim para um almoço ou jantar em qualquer altura do ano.