A chegada dos espanhóis ao território colombiano, em nada alterou o carácter multiétnico e pluricultural das suas gentes, que ainda nos dias de hoje, mantêm preservada esta herança patente na individualidade das suas regiões.
Assim, pode-se falar de uma cultura andina, na qual se sente com maior força o ancestral europeu; de uma cultura Caribe, com heranças indígenas e africanas; de uma cultura Pacífica, de raízes africanas; e de uma cultura Orinoquia e Amazônica, essencialmente indígena.
Esta complexa mestiçagem encontra a sua expressão em diversas artes como a gastronomia, a arquitetura, a pintura e até mesmo a escultura, embora seja no artesanato e música que esta ganha maior destaque. A mochila arhuaca da Serra Nevada de Santa Marta, o chapéu vueltiao” das planícies cordobesas, a rede de San Jacinto em Bolívar, os objetos de verniz de Pasto em Nariño, e a cerâmica de Ráquira em Boyacá são alguns exemplos de criações artesanais que competem pela sua beleza. Por sua vez, a musica é enriquecida pelos timbres da viola, do tiple e da bandola, típico da herança hispânica na região andina, e as flautas e tambores da área sul.
Festivais e eventos
Se há alguma coisa que possa definir bem a Colômbia enquanto pais é o espírito festivo dos seus habitantes. Entre os Carnavais de Barranquilla e Pasto, a Festa das Flores em Medellín, desfiles, bailes e feiras sem igual em qualquer parte do mundo, o ano colombiano decorre ao som da música tropical e de uma alegria contagiante, mantendo vivas as tradições existentes, sejam elas de carácter histórico, como o Dia da Independência celebrado a 20 de Julho, sejam de carácter religioso, como 1 de Janeiro, Dia de Ano Novo; 6 de Janeiro, Os Reis Magos; Sexta-Feira Santa; 1 de Novembro, Dia de Todos Santos; 8 de Dezembro, Imaculada Conceição; e 25 de Dezembro, Dia de Natal.