Concelho de Loulé
Esta praia tem um magnífico enquadramento paisagístico dominado por uma extensa mancha de pinhal e pela lagoa da Foz da Ribeira do Almargem, muito convidativa para aves aquáticas.
A vegetação húmida, caniços e juncos, mistura-se com o estorno das dunas incipientes do areal. A lagoa é contornada por pinheiros mansos e alberga plantas como o tomilho-cabeçudo e o alçar-do-Algarve, exclusivas desta região.
A Praia do Almargem compreende duas zonas distintas, isto é, situa-se sob uma arriba pronunciada e na língua de areia (zona de fronteira entre a lagoa e o mar) onde está instalada a concessão de praia que garante a vigilância, o aluguer de toldos e desportos náuticos motorizados. No extremo Poente existe um equipamento de apoio com restaurante/bar e instalações sanitárias. Esta praia, comparativamente às anteriores, é muito mais tranquila.
Nota: É aconselhável não usar a lagoa para a prática balnear, já que esta se apresenta eutrofizada durante a época estival e o seu leito é muito lodoso.
Acesso Viário: Alcatroado, praia sinalizada na saída nascente de Quarteira, direcção Almancil. Após o desvio acesso por dois caminhos de terra batida (com extensão aproximada de 1km e 3km, respectivamente) situados nos extremos da praia.
Estacionamento: Aleatório sobre a crista da arriba, manifestamente desaconselhado. Recomenda-se a utilização de bicicleta BTT até porque o caminho Poente está englobado na Eco-via do Litoral Algarvio.
Acesso ao Areal: Directo, com inclinação.
Serviços e Infra-Estruturas
Áreas concessionadas, vigiadas e com 1ºs Socorros Desportos Naúticos Motorizados Bar / Restaurante Sanitários Telefones Públicos Ponto de Reciclagem Área Sensível
Fonte: Município de Loulé