Situada na entrada norte do Canal do Suez, na costa mediterrânica, Port Said é uma cidade muito jovem pelos padrões egípcios.
Foi fundada em 1859 pelo Paxá Said, quando começaram as escavações para o Canal do Suez. Port Said foi bombardeada em 1956, durante a crise do Suez, e novamente durante as guerras com Israel, em 1967 e 1973, sendo os danos ainda hoje visíveis, embora a cidade tenha sido completamente reconstruída.
Port Said / Férias em Port Said
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Port Said
Edificada em terras recuperadas ao Lago Manzela, ocupa um istmo, ligado ao continente por caminhos elevados sobre a zona pantanosa. Existem carreiras de ferries que atravessam o Lago Manzela até Al-Matariyya e o canal até Port Fouad.
A visão dos enormes navios formando fila para entrar no canal é algo de muito especial. Ao contrário de muitas outras cidades mediterrânicas do Egipto, Port Said não é invadida por turistas locais em busca de sol e mar.
Nem mesmo os viajantes estrangeiros se deslocam até Port Said, apesar deste ser um destino fora do comum no Egipto, com a sua arquitetura colonial de fim de século e vários museus e jardins de qualidade.