Também conhecida como a cidade branca, Rabat é uma cidade tipo colonial francesa, sendo contudo, os edifícios e a imagem que prevalece é, sem dúvida de uma grande metrópole, capital de um reinado árabe, ou não fosse o atual local de residência da família real e o local onde se concentram as decisões políticas e administrativas do país.
A atual capital de Marrocos mescla na perfeição a tradição árabe e a modernidade ocidental assim como a arquitetura típica, composta por mesquitas e palácios, convive em harmonia com outras construções contemporâneas de estilo europeu.
Como Chegar a Rabat:
Aeroportos em Destaque
Aeroporto Rabat-Sale (RBA)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde Ficar em Rabat:
Rabat / Férias em Rabat
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Rabat, Marrocos
O que Fazer em Rabat:
Excursões e actividades em Rabat
Repleta de sumptuosos monumentos, Rabat é dominada pela Torre e Mesquita de Mohamed V. Erguido em memória do próprio, pai da independência de Marrocos, este majestoso conjunto de edifícios foi encomendado pelo seu filho Hassan, com o intuito de tornar o maior edifício religioso do ocidente islâmico.
Parcialmente destruído pelo terramoto de 1755, atualmente ainda se pode observar alguns vestígios, que se resumem a algumas colunas e pilares assim como a Torre Hassan, o minarete inacabado da mesquita, local do qual Mohamed V conduziu as primeiras orações de sexta-feira, após a declaração da independência.
“Dar El Makhzen”, o Palácio Real de Rabat é igualmente merecedor de especial atenção. Atualmente aloja os gabinetes do governo de Marrocos, o Tribunal, o Gabinete do Primeiro-ministro e o “Mechouar”, local de reuniões públicas incluindo o “Bayaa”, cerimonia em que os ministros prestam juramento ao rei.
Nos arredores de Rabat, outro ponto de destaque é “Oudaya Kasbah”, vila fortificada, repleta de ruelas, que encerra no seu interior das suas muralhas, as tradições muçulmanas protegidas pelos seus anciões e pelas suas mulheres ocultas sob a tradicional burca.
A não perder em Rabat:
Casbá dos Udaias
Em sua visita à medina de Rabat, siga um pouco além na direção norte para explorar Casbá dos Udaias, do século XII, o bairro mais antigo da cidade, construído durante a dinastia almóada. Também chamado de Kasbah les Oudaias, o bairro abarrotado tem evoluído com o passar dos séculos, com muitas das suas típicas casas caiadas e azuis tendo sido construídas por refugiados marroquinos da Espanha durante o século XVI.
Hoje em dia, há muitos destaques para contemplar durante uma visita a Casbá cercada pela muralhas de Rabat. A entrada através do grande portão de estilo almóada do século XII, o Bab Oudaia, já revela o que vem pela frente, incluindo uma caminhada pela rua principal do bairro, a Rua Jamaa, e passando a mesquita mais antiga da cidade, El Atiqa; uma visita ao Museu de Udaias situado no palácio; e as vistas espetaculares do rio e do mar (e o seu convidativo litoral), melhor apreciada dos vários terraços.
Torre Hassan
Elevando-se acima da extremidade nordeste de Rabat, a Torre Hassan é como uma promessa visual do que os antigos residentes da cidade esperavam que ela fosse: uma cidade grande, até mesmo uma capital (o que ela é atualmente). Também chamada de Le Tour Hassan, a sua construção começou em 1195, durante a Dinastia Almohad, e foi erguida como parte de uma mesquita maior, que deveria ser a maior do mundo.
Infelizmente, quando o sultão faleceu, os trabalhos no projeto terminaram, deixando a mesquita inacabada, e seu minarete - a torre - com apenas 44 metros de altura (alguns dizem que isso é a metade do que teria sido projetado). Então, com um terremoto que a atingiu em 1755, a mesquita incompleta ainda foi severamente afetada. Hoje em dia você ainda consegue ver o que restou do arenito da Torre Hassan, juntamente com as ruínas da mesquita, como as colunas e paredes. Outros destaques para aproveitar enquanto estiver por aqui incluem as vistas impressionantes para a cidade e para o mar, bem como fazer uma visita ao Mausoléu de Mohammed V ali perto, cuja entrada é gratuita.