O património cultural do Equador destaca-se pela sua originalidade e riqueza.
A simbiose da cultura latina-europeia com as raízes culturais aborígenes, produziu um barroco andino que se plasma em igrejas e conventos que a, justo título, estão consideradas como as melhores do Continente.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
A chamada escola Quitenha, produziu artistas como Pampite, Legarda, Caspicara, Miguel de Santiago, Goribar, Sangurina.
A tradição plástica mantém-se ainda vigente, com uma arte variada e fecunda, que ocupa um destacado lugar dentro da plástica latino americana contemporânea.
No campo das letras, cuja tradição vem desde o índio “Espejo” durante a colónia, no chamado “Grupo de Guayaquile” com Gallegos Lara, De la Cuadra, Pareja Diezcanseco, Aguilera Malta e Gil Gilbert, tem seus postos nas letras continentais.
Festivais e eventos
Sendo um país de maioria católica, a maior parte das festas giram em torno do calendário católico e são celebradas num clima que mistura a tradição da igreja com as culturas indígenas.
As áreas rurais em particular dão um valor especial ás festas. Um dia muito especial é o Dia de Todas as Almas, celebrado no dia 02 de Novembro em grandes cidades e vilas de todo o país. Outros feriados de interesse histórico são o dia de aniversário do Símon Bolívar, no dia 24 de Julho e o dia de Colombo, no dia 12 de Outubro.