A união através das saias de uma extensa cadeia montanhosa, transforma a cidade da Guatemala, a atual capital do país, na maior cidade da América Central.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Cidade de Guatemala, Guatemala
Tendo em conta a sua localização geográfica, numa importante e ativa zona sísmica, é praticamente impossível encontrar palácios igrejas ou até mesmo monumentos coloniais, à exceção da Praça Maior, um excelente exemplo da tradicional planificação de uma praça colonial, assim como a Catedral Metropolitana, um edifício datado do século XVII, digno de visita pelas pinturas do mesmo século que sobreviveram, com algumas consequência, aos sucessivos terramotos e pela devolução dos próprios Guatemaltecos.
Igualmente merecedores de visita são o Mercado Central e a atual sede do poder executivo, o Palácio Nacional que, embora datado do ano de 1925, trata-se de uma reconstrução de um antigo palácio, do qual se destaca os frescos bem como os trabalhos em madeira e as gravuras em pedra.
À cidade da Guatemala acresce o facto de ser uma cidade relativamente nova já que a sua fundação data de 1775, ano da publicação do Real Decreto de Carlos III, após a ocorrência do trágico terramoto que causou grandes danos até a então capital, a cidade de Antígua.
Mesmo sendo a capital, a cidade da Guatemala é o local ideal para se descobrir as correntes e manifestações contemporâneas que vão ocorrendo na cidade e que se estendem por todo o país.