Situada nas margens do lago Atitlan que, segundo palavras do escritor inglês Aldous Huxley, é o mais belo do mundo, a localidade de Panajachel é rodeada pela surpreendente beleza natural de três imponentes vulcões, o Atitlan, Tolina e San Pedro.
De origem vulcânica, o lago Atitlan é o melhor ponto de partida para se visitar os distintos povoados maias com culturas e idiomas diferentes nomeadamente Santa Catarina, San Juan la Laguna e em particular Santiago de Atitlan, um reduto tradicional da cultura Zutuhil, com indígenas vestidos com os seus coloridos trajes típicos.
A recomendar uma pequena paragem no centro da vila para se vislumbrar com a igreja de Santiago, que apresenta a mais evidente mostra de sincretismo religioso que há em toda a Guatemala: entalhada no púlpito de madeira, uma divindade Zutuhil.
Nos arredores, passando pela antiga rota que ligava Panajachel à cidade de Antígua, recomenda-se uma visita à localidade de Solóla, antiga capital dos maias Cakchiqueles do século XV, e as ruínas Ixmché, das quais se destacam as praças cerimoniais, os espaços dedicados para os jogos tradicionais e um pequeno museu.
Como Chegar à Guatemala:
Principais Aeroportos da Guatemala
Aeroporto de la Aurora (GUA)
Aeroporto de Puerto Barrios (PBR)
Aeroporto Internacional Mundo Maya (FRS)
Coban Airport (CBV)
Retalhuleu Airport (RER)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde Ficar na Guatemala: