As raízes culturais da Guatemala são na sua maioria europeias.
As raizes culturais europeias estão claramente refletidas nas mais diversas áreas como a literatura, através do escritor Miguel Angel Astúrias, premiado com o Nobel da Literatura, o modo de vida guatemalteco, cujos ideais expressos por Rigoberta Menchu valeram-lhe o premio da Paz, e as crenças trazidas pelos europeus, e posteriormente pelos escravos africanos que mesclam, entre si as superstições e praticas magicas de grupos étnicos muitos distintos entre si.
Atualmente, o designado feiticeiro ou bruxo (quinboiseur) assume um papel preponderante na vida quotidiana da população e na sua maioria, estes respeitam os seus conselhos.
Contudo, há uma expressão artística que perdura ao longo de milhares de ano, a musica. Símbolo por excelência, a marimba é um instrumento musical artístico e de certa forma cultural pelo som peculiar produzido pelas suas teclas de madeira.
Festivais e eventos
Embora a Guatemala não tenha muitos feriados, sendo um país de maioria católica, os poucos que existem, em grande parte refletidos no Calendário litúrgico Católico, são celebrados com uma alegria contagiante, mantendo vivas as tradições existentes.
Entre as celebrações religiosas destacam-se a Semana Santa, celebrada com especial fervor na cidade de Antígua, onde as longas carpetes de flores são delicadamente construídas ao longo de todo o trajeto por onde passa a procissão.
No mês de Julho, a cidade de Coban recebe a festa religiosa de Paabanc, um especial e tradicional baile celebrado em toda a área pelos índios Kekchis, os quais manifestam a perpetuação de suas tradições e costumes.
As duas últimas celebrações de carácter religioso ocorrem nos meses de Novembro e Dezembro respetivamente.
O dia de Todos os Santos, celebrado a 01 de Novembro, visitam e adornam-se os cemitérios para recordar as pessoas queridas que já partiram, e no mês de Dezembro, para além do tradicional 25 de Dezembro, celebra-se a Festa Religiosa de Santo Tomas, na bonita localidade de Chichicastenango.
Entre os feriados de carácter histórico destacam-se o dia da Independência, no dia 15 de Setembro e a festa da Revolução a 20 de Outubro.
Como Chegar à Guatemala:
Principais Aeroportos da Guatemala
Aeroporto de la Aurora (GUA)
Aeroporto de Puerto Barrios (PBR)
Aeroporto Internacional Mundo Maya (FRS)
Coban Airport (CBV)
Retalhuleu Airport (RER)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde Ficar na Guatemala: