A Guatemala é considerada por muitos, o berço da civilização maia cujo principal centro se situa na região de Petén, justificando assim as tão únicas características culturais guatemaltecas no quadro da cultura centro-americana.
Durante longos séculos, mais precisamente entre o ano de 2500 a. C. até ao século X, os maias desenvolveram uma das civilizações mais avançadas da América Pré-Colombiana, com a criação de grandes artistas e, sobretudo intelectuais que dominaram as matemáticas, sendo capazes de realizar complexos cálculos astronómicos.
Para além das ciências, outra característica da civilização maia era a sua organização política e territorial, através da subdivisão em cidades-estados, cidades como Mixco Viejo, Utathan ou até mesmo Tayasal.
Tal facto tornou-se preponderante, aquando da chegada do militar espanhol Pedro de Alvarado no ano de 1524 ao território guatemalteco, uma vez que permitiu adiar a invasão e consequente conquista espanhola.
Somente no ano de 1542, a atual Guatemala se organiza sob a designação de “Capitania Geral”, incluindo as províncias das Honduras, Nicarágua e Costa Rica apesar de, durante os trezentos anos de domínio espanhol, o poder político se ter concentrado na igreja, de tal forma que foi na Guatemala que se estabeleceu, no ano de 1742, o primeiro arcebispado da América Central.
o contínuo fraco desenvolvimento comercial sucedem-se uma série de motins que perduraram até 16 de Setembro de 1821, ano da declaração da Independência das colónias centro-americanas, incluindo a própria Guatemala. No entanto, no ano seguinte esta foi anexada pelo império mexicano até 1823, passando posteriormente a fazer parte das Províncias Unidas da América Central até 1839.
Desde então, sucederam-se ditaduras sob a forma de governos liberais ou conservadores, terminando ambos em sucessivas revoluções, sendo a revolução de 1871 uma das mais benéficas para todo o território guatemalteco.
A subida ao poder de Justo Rufino Barrios em 1873 permitiu a criação e continuidade de um programa de desenvolvimento económico, baseado no investimento em grandes propriedades produtoras de café.
O mesmo programa teve continuidade com as ditaduras posteriores, a primeira de Manuel Estrada Cabrera (1898-1920), e a segunda de Jorge Ubico (1931-44), ambas caracterizadas pelo favorecimento dado aos investidores americanos.
Os contínuos confrontos entre as duas ideologias predominantes do país, liberais e conservadores, caracterizam desde a década de 60 até aos dias de hoje, a designada história contemporânea da Guatemala, desde as primeiras guerrilhas entre a extrema-direita e esquerda, passando pelos sucessivos golpes de estado por parte dos militares que instauraram uma politica de repressão e injustiça. Desde então, todos os confrontos registados têm adiado a oportunidade de os Guatemaltecos viverem num ambiente social justo rodeado de paz.
Como Chegar à Guatemala:
Principais Aeroportos da Guatemala
Aeroporto de la Aurora (GUA)
Aeroporto de Puerto Barrios (PBR)
Aeroporto Internacional Mundo Maya (FRS)
Coban Airport (CBV)
Retalhuleu Airport (RER)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde Ficar na Guatemala: