Embora os espetáculos de dança e de música tradicionais não sejam acontecimentos diários, há uma cultura divehi contemporânea forte e adaptável, apesar das influências estrangeiras, que vão desde os filmes indianos e artes marciais orientais a Michael Jackson e ao fundamentalismo muçulmano.
As modas ocidentais, a música pop e os vídeos são percetíveis na capital, mas em acontecimentos públicos, como o início e o fim do Ramadão, as celebrações têm sempre um toque mais tradicionalmente maldiviano.
Existem três jornais diários e várias revistas na singular língua nacional, bandas de rock que cantam em divehi e edifícios de vários andares que reflectem a arquitetura das casas das ilhas Maldivas.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias nas Maldivas
Excursões e atividades nas Maldivas
Um bodu beru significa um grande tambor e dá o seu nome à forma mais conhecida de música e de dança tradicional. Este espetáculo é apresentado nas estâncias turísticas nas noites de cultura local, podendo estas ser bastante sofisticadas e atrativas.
O Islamismo é a religião nacional e todos os habitantes das Maldivas são muçulmanos sunitas. Não é permitida outra religião, mas ainda subsistem algumas crenças antigas: por exemplo, os ilhéus temem os jinnis - espíritos malignos que vêm do mar, da terra e do céu. Estes são culpados por tudo o que não pode ser explicado pela religião ou pela ciência.
O peixe e o arroz são o principal alimento nas Maldivas, sendo a carne e a galinha consumidas apenas em ocasiões especiais. Os pratos típicos incluem peixe frito, caril de peixe e sopa de peixe. A areca (uma noz oval mascada com folha de bétele, cravo-da-índia e lima) é um digestivo servido após o jantar. As bebidas alcoólicas só estão disponíveis nas estâncias turísticas. A especialidade local é o raa, um suco doce e delicioso retirado do tronco da copa da palmeira. Para além dos cocos, existem muito poucos frutos e vegetais que cresçam nas ilhas, por isso a maioria da comida servida nas estâncias turísticas é importada.
Festivais e eventos
A maioria dos feriados baseia-se no calendário lunar islâmico e as datas variam de ano para ano. O acontecimento religioso mais importante é o Ramadão (conhecido localmente como Rorda Mas), o mês islâmico do jejum.
Outros acontecimentos dignos de nota são o KudaId, a chegada da lua nova (celebrado no fim do Ramadão), e o Aniversário do Profeta, que comemora o aniversário do Profeta Maomé. Datas de feriados fixos incluem: Dia da Nação (o dia em que Mohammed Thakurufaan e os seus homens derrotaram os Portugueses em Malé, em 1573, no primeiro dia do terceiro mês do calendário lunar); Dia da Vitória (vitória contra os mercenários do Sri Lanka que tentaram derrubar o governo das Maldivas a 3 de Novembro de 1988); e Dia da República (em que se comemora a república actual, estabelecida a 11 de Novembro de 1968).