A Ilha das Maurícias está situada ao sudoeste do oceano Índico, a 900 quilómetros de Madagáscar, ao largo da costa leste de África.
As Maurícias são um país insular, situado no Oceano Indico. O país inclui as ilhas de Maurício e Rodrigues e as ilhas exteriores (Agalega e as ilhas Cargados Carajos, conhecida oficialmente como Saint-Brandon). Segundo estimativas de 2017, nas Maurícias residem cerca de 1 356 388 habitantes.
As Maurícias em números
Designação oficial do país: República das Maurícias
Capital: Port Louis
Localização: A Ilha das Maurícias está situada ao sudoeste do oceano Índico, a 900 quilómetros de Madagáscar, ao largo da costa leste de África.
Forma de Governo: Democracia parlamentar
Superfície: 1860 km2
População: 150 mil habitantes
Línguas: Inglês, Crioulo, Francês, Hindu, Urdu, Hakka, Bojpoori
Religião: 51 % Hindu, 30 % Cristã, 17 % Islâmica
Grupos étnicos: Indo-mauricianos, Crioulos, Sino-mauricianos, Franco-mauricianos
PIB: US$ 4,23 mil milhões
PIB per capita: US$ 10.300
Crescimento anual: 5%
Inflação: 6%
Principais sectores de atividade: açúcar, têxtil, chá, tabaco e turismo
Principais parceiros comerciais: União Europeia, EUA, África do Sul e Índia.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui! |
Informações úteis
O Clima nas Maurícias
O clima das Maurícias é tropical, dividindo-se o ano entre a estação seca (junho a setembro) e a época das chuvas (outubro a maio), com clima húmido e quente.
Temperatura Média em ºC
Costa Noroeste
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
31 31 31 30 29 27 26 26 27 28 30 31
Roupa: Recomenda-se roupa ligeira e fresca, mas é conveniente levar algum casaco para as noites, pois pode esfriar, sobretudo durante os meses de Maio a Setembro.
Hora Local: + 3 horas ( Abril a Outubro )
+ 4 horas ( Novembro a Março )
Tempo de viagem: O tempo previsto para o voo Lisboa – Port Louis é de 13 horas, com escala numa capital europeia.
Regime de entrada e estada: Não é exigido visto para períodos inferiores a 2 semanas. O passaporte deve ter a validade mínima de seis meses. É aceite passaporte temporário.
Línguas: Inglês, Crioulo Mauriciano e Francês são as línguas faladas nas Maurícias.
Saúde: Não são necessárias vacinas.
Corrente elétrica: A corrente elétrica é de 220V, 50 Hz, e as tomadas são do tipo inglês. No entanto, grande parte dos hotéis tem tomadas tipo europeu.
Moeda: Rupia das Maurícias
Podem trocar-se euros em bancos, hotéis e agentes de câmbio autorizados. A utilização de cartões de crédito está generalizada e existem ATM’s em Port Louis.
Compras: Artesanato em madeira, pérolas, trabalhos de cestaria, fabricados com diversas fibras como as obtidas das palmeiras, bambu ou dos cipós, e os tecidos da zona de Vacoa, um dos trabalhos artesanais mais importantes do país, pois realiza-se de acordo com as ancestrais tradições dos primeiros malgaches.
Turismo das Maurícias: https://mymauritius.travel/
Condições de segurança
As condições de segurança são razoáveis. Contudo regista-se um aumento dos índices de criminalidade, designadamente por agressão e roubo.
Evite ostentar objectos de valor e não transporte grandes somas de dinheiro, guarde os documentos de viagem e outros objectos no cofre no hotel e transporte consigo uma cópia do passaporte.
Não ofereça resistência em caso de agressão.
A posse e o consumo de droga são severamente punidos por lei.
Recomenda-se a utilização de vestuário discreto, inclusivamente nas praias e piscinas. Evite comportamentos ostentatórios.
Números de Emergência:
Polícia de urgência: 995 / 112
Cuidados de Saúde
A rede sanitária é satisfatória.
Aconselha-se a subscrição de uma apólice de seguro de saúde com cobertura neste país e que preveja a evacuação sanitária
Transportes
O Aeroporto Internacional, Sir Seewoosagur Ramgoolam, é também conhecido apenas como Plaisance.
Comunicações
Boas.
Informações Uteis
Notas:
Não existe representação diplomática portuguesa nas Maurícias, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Maputo (
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: https://www.portaldascomunidades.mne.pt
Consulado - Geral de Portugal em Maputo:
Posto honorário de Portugal nas Maurícias:
Consulado Honorário em Port Louis:
Cônsul honorário: Louis Maxime Eric Raffray
Chancelaria: 9, avenue Baissac, Quatre Bornes - Port Louis - Maurícias
Telefone: + (230) 4277724 /4277885Fax: + (230) 4270120
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
http://www.min-nestrangeiros.pt
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.ObrigadoOrganize as suas viagens de férias aquiPara além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro. Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor. Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias. Voos
Hotéis
|
Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal
Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!
Antes da partida:
1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;
2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;
3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;
4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;
5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;
6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).
Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.
Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.
A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).
As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.
Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.
7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;
8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.
9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;
10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.
No destino:
1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;
2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;
3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;
4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;
5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;
6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;
7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.
8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.