A uns escassos 12 Km a sul de Port Louis, a cidade de Moka tem uma vivência completamente diferente da capital.
É o centro universitário da ilha, com belas paisagens campestres, altas montanhas e um número impressionante de casas senhoriais. A responsabilidade pela educação da grande quantidade de estudantes da ilha é partilhada pela Universidade das Maurícias e o Instituto Mahatma Gandhi, fundado com o intuito de preservar e promover a cultura indo-mauriciana.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui! |
O Museu de Arte Popular da Imigração Indiana, pertencente ao Instituto Gandhi, guarda cerca de 2000 volumes de arquivos de documentação relativa à comunidade indiana, datados de 1842 a 1910, assim como uma pequena coleção de artefactos, entre os quais joias usadas pelos imigrantes indianos, instrumentos musicais tradicionais, livros e diversos objetos de uso pessoal.
Com um interesse histórico, Le Réduit (o Refúgio) é a antiga mansão de um governador, construída em 1874, é agora utilizada para fins militares. Embora o edifício esteja aberto ao público apenas duas vezes por ano, em Março e Outubro, vale sempre a pena passear pelos jardins, sob o olhar atento dos guardas.
Outra atracão é a Casa Eureka, que foi restaurada e aberta ao público, como museu, em 1986.
Foi construída por volta de 1830 e, tal como Le Réduit, possui uma vista espetacular sobre os vales. O museu tem áreas dedicadas à música, à arte, à cartografia antiga, a artigos de uso doméstico de origem chinesa e indiana e a objetos curiosos, como um chuveiro, datado da era colonial.
Perca algum tempo a passear por entre as casas de campo, feitas em pedra, e pelos seus jardins. Ambas as casas se situam a cerca de um quilómetro de Moka - Eureka a norte, Le Réduit a sul.
Pode fazer uma parte do percurso de autocarro e outra a pé, a não ser que consiga convencer um habitante local a alugar-lhe uma bicicleta.