A Cidade de Cuzco ou Cusco, capital do Império Inca e considerado naqueles tempos como "O Umbigo do Mundo", será certamente um dos destinos obrigatórios durante a sua viagem de férias no Peru.
Esta emblemática cidade peruana conta com imensos atrativos, mais que suficientes para conquistar o visitante mais exisgente.
Situada a mais de 3000 metros acima do nível do mar, Cuzco é o local para a adaptação à altitude antes da visita a Machu Pichu.
Não deixe de visitar locais como a Plaza de San Cristóbal onde poderá desfrutar uma magnifica panorâmica da cidade, o Mercado de San Pedro, onde poderá sentir o ambiente e o sabor local, conhecendo mais de perto os produtos quotidianos neste mercado que praticamente tem tudo, abastecendo a cidade completa.
O magnifico Templo de Koricancha (“Recinto de Ouro” na tradução quechua) é outra das atações imperdíveis em Cuzco, com as suas paredes que outrora estiveram totalmente revestidas de ouro. Prossiga a sua visita com uma paragem na igreja de Santo Domingo, erguida, como outros edifícios coloniais, sobre os muros das antigas edificações incas. Aqui é possível observar a sobreposição das paredes retas da construção colonial, sobre os muros inclinados do palácio inca.
Desde San Blas, bairro dos artesãos, continue a pé pela rua Hatun Rumiyoc, para encontrar uma das pedras mais famosas do mundo, a dos doze ângulos, conhecida assim já que estas são as esquinas que apresenta a roca incrustada no muro do que antes era o palácio de Inca Roca, hoje Palácio Arcebispal.
A Plaza de Armas, levantada sobre o que outrora foi a principal praça dos incas, centro nevrálgico do seu grande império é outro dos pontos de paragem obrigatórios na visita a cusco. Aqui está a catedral com as suas três naves, apoiadas em catorze colunas, albergando no seu interior obras coloniais de valor incalculável.