Um dos destinos mais procurados no mundo inteiro, Salvador consegue transformar praticamente tudo em festa.
Existe a festa de sabores do tabuleiro da baiana, a festa dos ensaios abertos dos blocos, a festa do candomblé e da devoção cristã, da capoeira, a festa do pôr-do-sol no Farol da Barra, do artesanato, do património arquitetónico, das regatas, a festa dos intelectuais e artistas baianos que ganham o mundo.
O Centro Histórico da cidade é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Só mesmo Salvador para encontrar a maior festa popular já vista em todo o mundo, e já sabe, em Salvador só não vai atrás do trio elétrico quem já morreu.
Salvador tem uma vibração única, é uma festa para todos os sentidos. A culinária baiana é única no Brasil. Com base africana e influência indígena e portuguesa, é rica e picante.
Alguns exemplos de quitutes da baiana são o acarajé, o vatapá, o caruru, a moqueca, o abará, as cocadas.
Como Chegar
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui! |
Aeroporto Internacional de Salvador ( SSA)
Praça Gago Coutinho, s/n - São Cristóvão, Salvador - BA, 41520-970, Brasil
O Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães ( SSA) é o principal ponto de entrada (Via aérea) em Salvador.
Segundo os dados da lista aeroportos mais movimentados do Brasil, o Aeroporto Internacional de Salvador é o oitavo em termos de movimento de passageiros entre os aeroportos do país, e um dos mais movimentados da América Latina.
Onde Ficar
Sendo dos mais procurados destinos turísticos do Brasil, Salvador conta com uma vasta e variada oferta de alojamento turístico que vai de encontro a praticamente todos os gostos e carteiras.
Aqui encontra a melhor oferta de Hotéis com desconto e promoções de férias em Salvador.
Morro de São Paulo, Porto Seguro e Praia do Forte são outros dos destinos de Férias populares no Estado da Bahia
Morro de São Paulo
Situado na Ilha de Tinharé, Bahia, Morro de São Paulo é um dos destinos mais populares para férias de Praia no Estado da Bahia
Este destino turístico só acessível de avião ou barco é ideal para quem busca tranquilidade e aprecia a natureza, já que se excetuarmos os Buggies e os Tratores, não abundam transportes a motor por aqui.
Existem quatro principais praias (1ª, 2ª, 3ª e 4ª!) com gostos distintos em Morro de São Paulo.
A Segunda Praia é a mais animada e mais popular à noite para festas na praia, enquanto a Terceira Praia oferece a maior gama de opções de alojamento e alguns dos melhores pontos de mergulho da ilha (graças a um grande recife de corais).
A Quarta Praia oferece a chance de encontrar um pouco de solidão e experimentar a beleza natural da ilha ininterruptamente.
Praia do Forte, Bahia
A Praia do Forte é uma área de biodiversidade espetacular situada a uma viagem de menos de duas horas de autocarro de Salvador.
Como muitas localidades à beira mar, a Praia do Forte foi uma pequena vila de pescadores que se tornou conhecida por seus belos trechos de areia e pelos diversos ecossistemas e vida selvagem.
A popularidade da Praia do Forte tornou-a num movimentado eco resort, onde a orla litoral, o impressionante oceano e a selva circundante são os principais atrativos para os visitantes que vêm para relaxar, praticar as muitas atividades de aventura e observar baleias e tartarugas.
O recife da Praia do Forte fica bem visível na maré baixa, formando piscinas quentes cheias de peixes coloridos incríveis.
A ampla variedade de vida marinha da região a torna um local privilegiado para mergulho e snorkel.
Mais de sete espécies diferentes de tartarugas marinhas vivem nas águas circundantes. Vale a pena visitar o projeto TAMAR para vê-las em seu ambiente natural e aprender mais sobre o trabalho de conservação do projeto.
Este é outro dos grandes destinos turísticos da Bahia.
O que fazer em Salvador da Bahia
Há muito para ver e fazer em Salvador da Bahia. Destacamos alguns locais de visita obrigatória.
Pelourinho
O famoso Pelourinho, em Salvador, está intimamente ligado à história da cidade. A palavra "pelourinho" identificava o lugar reservado para castigar os escravos. Integrante do Património Histórico da Unesco, o bairro exibe um rico conjunto arquitetônico dos séculos XVII e XVIII.
O Pelourinho é um centro de efervescência cultural e suas ruas são palco para as baianas e seus acarajés, grupos de música como Olodum e Filhos de Gandhy e apresentações de capoeira. Ali, você também encontra restaurantes de culinária baiana, centros culturais e lojinhas de artesanato.
No Teatro Miguel Santana, o espetáculo fica por conta do Balé Folclórico da Bahia. A Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo e a Catedral Basílica de Salvador também não podem ficar de fora da programação.
Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, as terças-feiras são reservadas para as Terças da Bênção, com missas que mostram um pouco do sincretismo religioso marcante na Bahia.
Mercado Modelo
Nos porões do Mercado Modelo, ainda se pode revisitar o passado esclavagista do país. Lá ficavam os escravos recém-chegados, aguardando os leilões de venda. Hoje como antes, o local alaga na maré cheia.
Nos pisos superiores atualmente, está o principal centro de artesanato. O Mercado Modelo é um dos maiores centros de artesanato da América Latina e principal mostruário do trabalho dos artesãos baianos. Desde as fitinhas do Senhor do Bonfim, até joias e trabalhos com pedras preciosas e semipreciosas, passando por peças em madeira, cerâmica, sementes e fibras vegetais.
O berimbau e o atabaque, entre outros instrumentos musicais também são apreciados. Isso sem falar dos patuás – amuletos símbolos do sincretismo e da grande religiosidade do povo soteropolitano.
Elevador Lacerda
O maior elevador público do país, liga a cidade baixa (na região do Mercado Modelo) à cidade alta. Uma excelente vista da Baía de Todos os Santos onde se destacam locais como a Marina de Salvador e o Forte de São Marcelo.
Inaugurado em Salvador, em 1873, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador público do mundo. Era conhecido como Elevador Hidráulico da Conceição, por estar próximo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, e depois passou a ser chamado de Elevador Parafuso. Em 1896, recebeu o nome do engenheiro que o projetou, Antônio Lacerda.
Inicialmente, o Elevador era uma torre com duas cabines de transportes de passageiros. Em 1930, foi totalmente remodelado e ampliado, ganhou mais duas torres e outras duas cabines e tomou a forma que é conhecida até hoje.
Conhecido cartão-postal de Salvador, o Elevador é o principal acesso entre as cidades Alta e Baixa e chega a transportar 900 mil passageiros por mês, em um percurso de 30 segundos de duração. Em estilo art decó e com 72m de altura, proporciona uma belíssima vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. Foi tombado em 2006, e reconhecido por sua importância histórica pelo Iphan.
Marina de Salvador da Bahia
Farol da Barra
Marca o ponto onde o navegador Américo Vespúcio aportou em 1501. O pôr-do-sol neste local é simplesmente deslumbrante.
Considerado um dos marcos históricos de Salvador, o Farol da Barra fica no Forte de Santo Antônio, na Praia da Barra, e é um dos principais símbolos da capital baiana. Com uma vista belíssima para a Baía de Todos os Santos, o Farol é perfeito para ver o sol morrer no mar, nos fins de tarde. No local há ainda um café, onde você pode fazer um lanche.
Em 1668, o naufrágio do galeão português Sacramento, num banco de areia em frente à foz do rio Vermelho, fez com que as autoridades decidissem construir um farol no local. Sua data de inauguração (1698) o torna o mais antigo farol das Américas.
A torre de 22m de altura com uma lanterna de bronze atrai muitos visitantes, que sobem suas escadas em espiral para conhecer o maquinário francês, ligado ao anoitecer e desligado de manhã por um faroleiro.
O Museu Náutico da Bahia, que divide o prédio do Forte com o Farol, também vale uma visita. O Museu conserva louças, talheres e objetos pessoais dos mais de 400 náufragos do Sacramento.
Parque Metropolitano do Abaeté
Junta as belezas naturais das dunas de areia fina e da famosa lagoa com atrativos culturais como a Casa da Música.
Parque São Bartolomeu
Testemunho do sincretismo baiano. Antigo local de quilombos, considerado sagrado pelos praticantes do Candomblé, foi local do primeiro sermão do Padre António Vieira.
Catedral Basílica
Forte de São Marcelo
Igreja de São Francisco
A beleza unica do interior da Igreja de São Francisco
Igreja do Bonfim
Ilha de Itaparica
A pequena ilha de Tinharé consiste de cinco aldeias rurais e muitas praias tranquilas e fica em Cairu, no Estado da Bahia. Suas ruas ladeadas de palmeiras, bares e tradicionais clubes de samba a tornam um destino tanto perfeito para quem gosta de sol, quanto para quem curte o agito da vida noturna.
A maioria dos viajantes preferem explorar a ilha a pé, mas um único trator oferece o serviço de "táxi" em torno de Tinharé.
Passeios cênicos de barco, observação de golfinhos e praias encantadoras são os principais atrativos desta ilha tropical. Os visitantes adoram a brisa tranquila e os amigáveis moradores, e o fácil acesso às redes de Tinharé fazem deste o lugar perfeito para fugir e relaxar.
Mercado do Peixe em Salvador
Museu de Arte Moderna de Salvador
Museu de Arte Sacra de Salvador