A Bélgica é uma monarquia, com três regiões (Flandres, Valónia e Bruxelas), um governo federal, um flamengo, um valão, um da região Bruxelas capital, um da comunidade neerlandófona, um da comunidade francófona e um da comunidade germanófona.
Férias na Bélgica
As principais cidades, além de Bruxelas, são: Antwerpen, Gent e Brugge na Flandres e Liège e Namur na Valónia.
O Clima na Bélgica
A Bélgica desfruta de um clima temperado e chuvoso por força da sua localização junto ao Mar do Norte. Assim, o clima não é quente no Verão (temperaturas máximas oscilam entre os 15 e os 25 graus, com elevada humidada) e, no Inverno, as temperaturassituam-se entre os -5 e os 10 graus.
Línguas
As línguas oficiais são o francês, o neerlandês e o alemão. O inglês é a língua estrangeira mais usada.
Moeda local / sistema bancário
A Bélgica faz parte da zona euro. Podem efectuar-se pagamentos através de qualquer dos cartões de crédito mais conhecidos. Os cartões de débito de bancos portugueses, quando activados para o estrangeiro, permitem o levantamento de numerário nas caixas automáticas.
Regime de entrada e estada
Para viajar basta ser portador de cartão do cidadão / bilhete de identidade ou passaporte válidos. Os menores, quando não acompanhados de quem sobre eles exerça o poder paternal, carecem ainda de autorização para viajar, sós ou acompanhados, conforme o caso.
Condições de segurança
As condições de segurança são razoáveis.A pequena delinquência é frequente, especialmente nas estações ferroviárias e metro.
- Polícia: 101;
- Bombeiros e emergência médica: 100 (ou 112 - número europeu).
Transportes
O país tem óptimos transportes públicos no interior das principais cidades (para Bruxelas consulte o site http://www.stib.be
Transporte aéreo
O aeroporto principal é o internacional de Zaventem (www.brusselsairport.be), com ligações diárias a Portugal (directas pela TAP e pela Air Brussels). A companhia Ryanair assegura também voos para o Porto e Faro, a partir de Charleroi (60 km a Sul de Bruxelas).
Viajar de carro
A Bélgica tem uma excelente rede de auto-estradas, todas gratuitas e bem iluminadas.
Transporte ferroviário
A Bélgica possui uma boa rede de transportes ferroviários (poderá conhecer rede e horários através do site: http://www.sncb.be.
Cuidados de saúde
Não se impõem quaisquer medidas de prevenção em especial. A rede de hospitais e clínicas é extremamente vasta e da melhor qualidade.
O cartão europeu de seguro de doença (formulário E-111) é essencial para cuidados médicos com carácter urgente, incluindo hospitalização.
Endereços dos principais hospitais e clínicas
- Hôpital de St. Pierre: Rue Haute, 322, 1000 Bruxelles – Tel. (0032) 25353111 – Fax (0032) 25354006 – Email:
- Clinique Universitaire Saint-Luc: Av. Hippocrate, 10, 1200 Bruxelas - Tel. (0032) 27641111 - Fax (0032) 227643703 - Email:
- Hôpital Erasme: Route de Lennik, 808, 1070 Bruxelas - Tel. (0032) 25553111 - Fax (0032) 25553466 - Email:
-Clinique Edith Cavell:Rue Edith Cavell, 32, 1180 Bruxelas - Tel. (0032) 23404040 - Fax (0032) 23404065 - Email:
Telecomunicações
Não há qualquer dificuldade com telecomunicações.Existem inúmeras cabinas telefónicas que funcionam, na maior parte dos casos, com cartões de crédito. A utilização de telemóveis não está sujeita a nenhuma restrição podendo ser utilizado qualquer tipo de aparelho (dual ou tri-band).
Embaixada de Portugal em Bruxelas
- Endereço: Avenue de Cortenbergh 12, 1040 Bruxelas;
- Telefone: (0032) 22864360;
- Fax: (0032) 22864362;
- Correio eletrónico:
- Sítio Internet: www.embaixadadeportugal.be.
- Secção Consular: Tel: 0032 22864370 – Fax 0032 22864381 – Email:
Consulados honorários de Portugal na Bélgica: http://www.secomunidades.pt/web/bruxelas/PostosHonorarios
- Dados geográficos: mapas – http://www.mappy.be;
- Ministério dos Negócios Estrangeiros – http://diplomatie.belgium.be;
- Hotelaria e Restauração – http://www.resto.be/ware/index.jsp?lg=EN;
- Ministério da Economia – http://mineco.fgov.be;
- Câmara de Comércio Luso-belgo-luxemburguesa – Av. Duque d'Ávila 203/5 em 1050-082 Lisboa. Tel. +351 213152502/ 03, fax +351 213547738, site http://www.cclbl.com/ e e-mail
- Chambre de Commerce Belgo-Portugaise a.s.b.l.: Rue aux Laines, 56, Bruxelas, Tel. 0032 22308323 – Fax 0032 22306866 – Email: ccportugalkynet.be
- Foi publicado um "Guia da Comunidade Portuguesa na Bélgica" que poderá ser consultado no site http://www.portugalnet.be, onde poderão ser encontradas informações, entre outras, sobre associações, clubes desportivos, estabelecimentos comerciais, restaurantes, cafés, etc.
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro
- http://www.portaldascomunidades.mne.pt
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal
- http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico
Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal
Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!
Antes da partida:
1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;
2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;
3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;
4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;
5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;
6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).
Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.
Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.
A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).
As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.
Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.
7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;
8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.
9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;
10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.
No destino:
1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;
2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;
3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;
4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;
5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;
6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;
7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.
8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.
Nota importante
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.