Metrópole dinâmica e movimentada, Guangzhou, também conhecida entre nós como Cantão, a terceira maior cidade da China é conhecida como um popular ponto turístico, com inúmeras atrações, fantásticas lojas e uma vida noturna bastante agitada.
Como uma das primeiras cidades chinesas a ser 'aberta' aos visitantes, a sua mistura cultural e tradições desde os tempos antigos e modernos, fazem de Guangzhou um destino de visita obrigatória na China.
Cidade portuária situada no sul da China, a noroeste de Hong Kong, nas margens do Rio das Pérolas, Guangzhou ou Cantão foi uma das primeiras cidades a ser aberta ao comércio estrangeiro.
Com cerca de 2.800 anos de existência, Guangzhou é bastante famosa principalmente pela "Feira de Cantão", celebrada duas vezes ao ano (em Abril e Outubro) e com duração de 15 dias. Também é conhecida como "a cidade das flores".
A cidade ostenta uma arquitetura de vanguarda, com exemplos como a Ópera de Guangzhou (conhecida como a "pedra dupla"), o Museu Provincial de Guangdong, esculpido em formato de caixa, e o arranha-céu da torre de televisão de Cantão, que lembra uma fina ampulheta. O Salão Ancestral Chen Clan, um complexo de templos de 1894, também abriga o Museu de Arte Folclórica de Guangdong.
Como chegar a Guangzhou
A cidade de Guangzhou ou Cantão é servida pelo Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, um dos três centros de viagens aéreas mais movimentados da China, situado a cerca de 28 quilómetros do centro da cidade. A enorme quantidade de vôos internacionais e domésticos tornam Guangzhou facilmente acessível não só a partir do resto da China, como também dos principais pontos do mundo. Existem várias conexões com Europa, Austrália, Canadá, EUA e muitos outros destinos asiáticos.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
O sistema de transporte terrestre do aeroporto é abrangente, com táxis, autocarros expresso e metro disponíveis. A forma mais fácil e conveniente para chegar ao centro da cidade é através da linha 3 do metro, cuja viagem até ao centro dura cerca de 50 minutos e custa 12 ienes. Caso recorra ao serviço de táxis terá que contar com o mesmo tempo de viagem e com custos a partir dos 120 ienes.
Para além do transporte aéreo, outra das formas de aqui chegar proveniente de outra cidade chinesa é através de comboio. Existem 3 estações ferroviárias que ligam Cantão a Pequim, Nanjing, Chengdu, Lhasa e muitas outras cidades chinesas. Tabém é possível aqui chegar através de autocarro expresso e existem cerca de 20 terminais na cidade.
Como importante cidade portuária que é, Guangzhou conta também com ligações marítimas a mais de 100 portos nacionais e 300 internacionais.
Onde ficar em Guangzhou
Indepententemente das preferências ou orçamento, Guangzhou tem um número quase ilimitado de alojamento turístico, uma cidade onde garantidamente encontrará algo que vá de encontro aos seus interesses.
Se procura um luxuoso 5 estrelas o hotel Pullman Guangzhou Baiyun é uma excelente opção. Ideal para aqueles que fazem uma escala de mais de 24 horas em Guangzhou, aproveitando para explorar a cidade, o Pullman Guangzhou Baiyun conta com ar-condicionado, interiores elegantes, salão de festas, fitness room e várias instalações de entretenimento.
Guangzhou Boyi é uma opção fantástica para quem procura alojamento não muito caro, com optima localização na cidade. Uma ótima relação preço/qualidade. O Guangzhou Boyi situa-se em Tian He, uma área popular entre os viajantes interessados em comida gourmet e local.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Guangzhou
Quando visitar Guangzhou
A cidade de Guangzhou caracteriza-se por um clima subtropical com uma temperatura bastante agradável ao longo de todo o ano. A estação das chuvas é entre abril e agosto; portanto, sua melhor época para visitar é de outubro a dezembro, altura em que chove menos e o clima é bastante agradável, coincidindo também com a época da floração na “Cidade das Flores”.
Como se deslocar em Guangzhou
É relativamente fácil e bastante prático deslocar-se pela cidade de Guangzhou. As formas mais praticas e económicas são a rede urbana de autocarros e o sistema de metro que conta com 9 linhas. Os táxis são outra opção a considerar, com tarifas a partir dos 10 ienes.
Comer e beber em Guangzhou
Graças à ampla gama de influências culturais ao longo dos tempos é possível experimentar em Guangzhou praticamente todo o tipo de gastronomia, deste a tradicional chinesa a várias opções internacionais, no entanto, as iguarias cantonesas estão entre as amplamente disponíveis e incluem pratos populares em outras partes da região, além de lanches locais.
Os Dim Sums são bastante populares, com o Restaurante Panxi oferecendo mais de 1.000 variedades diferentes. A população local gosta de Chang Fen, um rolo de aletria cozido no vapor, disponível em quase todas as casas de chá e mercados noturnos. Experimente o Guangzhou Jiujia para uma seleção fantástica de especialidades locais.
O consumo de chá de ervas também é predominante - os habitantes locais o utilizam para reduzir o calor do verão e curar a dor de garganta no inverno, motivo pelo qual encontrará por aqui uma grande abundância de casas de chá. Gongu Cha tornou-se popular aqui, e fazer chá é uma arte em si! Vale a pena tentar. Se você procura algo mais doce, experimente o Tangshui, ou Sweet Water, que é apreciado como um refrigerante.
Como foi uma das primeiras cidades chinesas a abrir as suas fronteiras para o resto do mundo, Guangzhou tem uma vida noturna agitada e empolgante, composta por bares de karaoke, pubs e casas de ópera. Há três ruas cheias de bares - Binjiang Lu, Huanshi Lu e Bai'e Tan, o último dos quais é o mais exótico.
O que fazer em Guangzhou / O que visitar em Guangzhou
Guangzhou tem imenso pra ver e fazer, sendo relativamente fácil perder-se em atrações inesperadas. De modo a optimizar ao máximo o tempo disponível é recomendável planear antecipadamente o seu itinerário e, no seu planeamento pondere a marcação de algumas das excursões / passeios turísticos essenciais ou mesmo contratar um guia local que poderá organizar o transporte, levá-lo às melhores lojas de antiguidades, reservar a mesa perfeita no restarante perfeito para o jantar…, e muito mais.
Rio das Perolas(Zhujiang)
White Cloud Mountain (Baiyun Shan)
Locais de interesse em Guanzhou:
Atracções: Yuexiu Park, Guangzhou Ocean World
Centros de convenções: Pazhou International Exhibition Center
Estações de comboios: Guangzhou Railway Station, Guangzhou East Train Station
Estações de metro: Tianhe Sports Centre Station, Yuexiu Park Station, Estação Fangcun, Tiyu Xilu Station, Sun Yat-sen Memorial Hall Station, Ximenkou Station, Zhujiang New Town Station, Gangding Station, Tianhe Coach Terminal Station, Linhexi Station, Shipaiqiao Station, Peasant Movement Institute Station
Estádios ou arenas: Estádio Tianhe
Instituições: Sun Yat-Sen University, Jinan University
Locais de interesse: Guangzhou Opera House, CITIC Plaza, Canton Tower, Stone Statue of the Five Rams, Liurong Temple, Guangdong Museum, Huaisheng Mosque, Hualin Temple, Our Lady of Lourdes Chapel, Sanyuan Temple
Monumentos ou locais de interesse: Guangzhou Sun Yat-Sen Memorial Hall
Museus: Guangzhou City Art Museum, Museum of Nanyue King, Memorial Museum Of Generalissimo Sun Yat-Sen's Mansion
Parques: Baiyun Mountain, Liuhua Lake Park
Área commercial: Jiangnanxi Station, Shangxiajiu Pedestrian Street, Tee Mall, TaiKoo Hui, Grand View Plaza, Global International Shoes Trade Centre
Áreas populares: Pearl River, Ilha Shamian, Huanshi Road Bar Street, Bai Er Tan Bar Street, Baía de Litchi, Overseas Chinese Village, Yanjiang Bar Street, Fangcun Tea Market
Distritos de Guanzhou: Li Wan, Yue Xiu, Tian He, Hai Zhu, Huang Pu, Nansha, Panyu District, Baiyun District, Centro de Cantão, Zhujiang New Town, Beijing Road - Haizhu Square, East Huanshi Road
As melhores atrações de Guangzhou
Guangzhou, conhecida internacionalmente como "Cantão", é atualmente classificada como uma cidade global alfa. É um centro comercial com um número crescente de imigrantes de todo o mundo com uma infraestrutura inspiradora e muito moderna.
Relativamente a atrações começamos por Chimelong Tourist Resort, um parque temático onde qualquer visitante passa facilmente um ou mais dias sem se sentir entediado. Um Parque de diversões repleto de atrações que levam a adrenalina ao limite, um emocionante Parque aquático, um circo internacional, um parque de safári e um parque de aves constituem esta área turística que atrai diariamente imensos visitantes.
A Catedral do Sagrado Coração, completamente construída com granito, uma obra prima cuja construção durou 25 é local de realização de missas em vários idiomas, incluindo cantonês, coreano, mandarim e inglês, é simplesmente imperdível.
A Praça Huacheng é outra das atrações imperdíveis em Guangzhou, umz vez que é cercada pelos principais pontos de referência da cidade, entre os quais se encontram o Centro Financeiro Internacional, o Museu Guangdong, a nova biblioteca e a Torre da Televisão de Cantão. As vistas noturnas são simplesmente fantásticas.
A torre de Televisão do Cantão, com quase 600 metros é a mais alta do mundo e, durante a noite, é iluminada tornando-se numa das atrações mais belas e fotogénicas da cidade. Aqui poderá simplesmente relaxar num restaurante enquanto aprecia o cenário ou embarcar em alguns passeios repletos de emoções ou subir até à plataforma de observação.
A arquitetura e instalações modernas são, por si só, uma verdadeira atração, mas há muito mais, a área Redtory conta com galerias de arte específicas, escritórios modernos, estúdios de artistas, lojas de moda, espaços de arte, organizações de arte e cafeterias artísticas. A arte não é apenas aleatória aqui, artistas populares do mundo exibem seus trabalhos aqui. As exposições de arte são sempre surpreendentes e não convencionais.
O Museu de Guangdong adiciona um importante extra à sua estadia em Guangzhou. Poderá pode explorar arte, cultura, artefatos da história. O guia fará uma rápida revisão da história e você também poderá conferir os recursos naturais da cidade e algumas exposições temporárias.
Resumindo, Guangzhou, para além de ser um destino perfeito para umas férias em em família, com muita história e atrações.
Esta cidade é também conhecida como Cidade dos Cinco Carneiros. A história é tão rica que quanto mais explora, e aprende, mais se sente atraído por Guangzhou.
A beleza de Guangzhou não se limita a grandes arquiteturas e galerias de arte. A natureza também abençoou a cidade com jardins verdejantes, rios, ilhas e montanhas. Baiyun é um local encantador e cênico com 30 picos de montanha. É ideal para os amantes de caminhadas e você pode desfrutar de belas paisagens e vista da cidade a partir do topo dos picos. Jardins como Yuyin, Baomo, Jardim Botânico do Sul da China e Ilha Shamian também são importantes pontos turísticos da cidade. Por isso,
Lugares históricos como a Academia Chen Clan, o Salão Memorial Sun Yat-Sen, o Mausoléu do Rei Nanyue, a Academia Militar Whampoa etc., farão com que você saiba muito sobre as Dinastias da China, os exércitos que combateram e defenderam a cidade e como Guangzhou reviveu seu valor durante diferentes eras.
Também poderá alimentar a sua alma com paz absoluta visitando os templos budistas com séculos de idade. O Parque Yuexiu, o Templo das Seis Árvores Banyan e o Templo Guangxiao são os principais destaques.
Templo das Seis Árvores Banyan
Yuexiu Park (Yuexiu Gongyuan)
Academia Chen Clan (Chen Jia Ci)
A Academia Chen Clan, também chamada de Templo Ancestral da Família Chen, é para Guangzhou o que a Cidade Proibida é para Pequim. O complexo é composto por 19 prédios tradicionais do sul da China. Eles foram erguidos pela família Chen no final de 1800 como um lugar para os membros de todos os 72 clãs Chen na província ficarem enquanto estudavam para os exames provinciais.Em 1905, o sistema de exame tradicional foi abolido e a área tornou-se um colégio industrial para o clã. Em 1957, o complexo foi designado como uma reserva da cidade de Guangzhou, e em 1959 o governo local começou a usar a Academia para abrigar artes folclóricas locais.Servindo como o Museu de Arte Popular de Guangzhou, a Academia Chen Clan é o maior e mais bem preservado complexo de clãs na província de Guangdong, e abriga uma preciosa coleção de arte popular cantonesa. As próprias estruturas são obras de arte, com esculturas em quase todas as colunas, vigas e paredes.
Excursões e atividades em Guangzhou
Bright Filial Piety Temple (Guangxiao Si)
Torre de Cantão
Sun Yat Sen Memorial Hall (Sun Zhongshan Ji Nian Tang)
Temple of the Five Immortals (Wuxian Guan)
Chimelong Paradise
Circo Internacional Chimelong
Chimelong Water Park
Chimelong Safari Park
Museu de Arte Guangdong(GDMoA)
Museu de Guangzhou
Mesquita Huaisheng
Museu do Mausoléu do Rei Nanyue
Shamian Island