Procurar Hotel com desconto e promoções de Férias na Venezuela
Considerado como um país perigoso para viajar, dada a elevada taxa de criminalidade, com condições de segurança muito deficientes, e Venezuela esconde um autêntico paraíso natural que merece ser visitado e explorado ao pormenor.
A Venezuela situa-se na costa setentrional da América do Sul, a Norte da linha do Equador. O país faz fronteira a Norte com o Mar das Caraíbas, a Sul com o Brasil, a Leste com o Oceano Atlântico e a Guiana e a Oeste com a Colômbia. A Venezuela tem uma superfície de 916 445 km2 e uma população estimada de 28,8 milhões de habitantes. A capital do país e maior centro populacional é Caracas.
A Venezuela é uma República Federal, constituída por 23 Estados, um Distrito Capital e as Dependências Federais que incluem 72 ilhas no mar das Caraíbas. O Presidente (Chefe de Estado e de Governo) é eleito por sufrágio universal para mandatos de seis anos.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Venezuela
O Clima na Venezuela
A Venezuela tem duas estações: a época seca, de novembro a abril, e a época de chuvas de maio a outubro. As temperaturas médias variam pouco ao longo do ano, no entanto, a temperatura varia consideravelmente conforme a altitude, sendo geralmente quente nas terras baixas (média de 28º C), temperada entre os 600 e os 2000 metros (22º C a 28º C) e fria acima dos 4.000 metros (10ºC a 0ºC).
Habitualmente, os meses mais temperados são de novembro a fevereiro e os mais quentes de julho a agosto. É possível a ocorrência de fortes chuvas ao longo de todo o ano, sendo naturalmente mais frequente na estação húmida.
Línguas
A língua oficial é o espanhol, sendo igualmente utilizados dialetos indígenas em algumas regiões. O inglês é a língua estrangeira mais utilizada nos locais turísticos.
Inicialmente habitada por vários povos indígenas, dos quais se destacam os índios caribes, os aruaques e os cumanagatos, a Venezuela foi descoberta em 1498 por Cristóvão Colombo, durante a sua terceira viagem ao continente americano. O nome Venezuela ficou a dever-se à existência de várias casas indígenas construídas na laguna de Sinamaica, estado de Zulia, perto de Maracaibo, que faziam lembrar Veneza, daí o nome Venezuela ou seja, “Pequena Veneza”
A colonização espanhola iniciou-se em 1520, incidindo nas ilhas e na região costeira. Em 1567 foi fundada a cidade de Caracas, que se tornaria o centro mais importante da região.
Ilha Margarita, Venezuela / Férias na Ilha Margarita
Procurar hotel som desconto e promoções de Férias na Ilha Margarita
A enorme diversidade natural e paisagística é, sem dúvida, o principal atrativo turístico da Venezuela. A norte um litoral paradisíaco com imensas praias de beleza única, com destaque para as localizadas a oeste de Caracas, como, por exemplo Playa Medina e Playa Colorada, e os areais da Ilha Margarita – uma verdadeira pérola das Caraíbas com praticamente tudo para umas férias paradisíacas; ou na Ilha do Coche.
Na zona centro-ocidental destacam-se praias como Morrocoy, Tucacas, Cata ou Choroní.
A norte da Cidade de Caracas, em pleno mar do Caribe, situa-se o Arquipélago de Los Roques com suas praias de areias brancas e águas cristalinas.
Se no norte as principais atrações são as praias paradisíacas do mar das Caraíbas e da costa Atlântica, é no sul da Venezuela que se situam algumas das mais fantásticas atrações naturais: A Grande Savana e o Parque Nacional Canaima são duas atrações simplesmente imperdíveis na Venezuela.
Parque Nacional Canaima
O Parque Nacional Canaima localiza-se no estado Bolívar e foi criado em 12 de junho de 1962, tendo sido declarado como património da humanidade pela UNESCO em 1994.
Com uma área de 30.000 km², pouco maior que o território da Bélgica, é considerado o sexto maior parque nacional do mundo.
Cerca de 65% do parque estão ocupados por mesetas de rocha chamadas tepuis que constituem um meio ambiente único, apresentando também um grande interesse geológico.
As montanhas escarpadas e quedas de água formam paisagens espetaculares. É aqui, no Parque Nacional Canaima que se localiza a queda de água mais alta do mundo, o espetacular salto Ángel, com mil metros
Na região oeste da Venezuela, situa-se o ponto mais alto do país, o Pico Bolívar, situado na Cordilheira dos Andes, com 4.981 metros de altitude. Recebe o seu nome como homenagem ao libertador venezuelano Simón Bolívar.
No cume do Pico Bolívar localiza-se um dos três glaciares existentes na Venezuela (há outro maior no Pico Humboldt) pelo que está coberto de neves perpétuas.
A partir da Cidade de Mérida é possível subir até ao Pico do Espelho, um dos picos mais próximos do Pico Bolivar, numa viagem de teleférico que dura cerca de 1 hora.
A diversidade paisagística da Venezuela também inclui desertos e dunas (os médanos), sendo o mais popular o Parque nacional Los Médanos de Coro, situado na zona ocidental do país.
Os Llanos - As planícies
No centro do país, cobrindo uma grande extensão de área, encontramos as planícies, imensos platôs de uma beleza singular e cuja fauna é realmente extraordinária.
As cidades da Venezuela
A Venezuela conta com cidades repletas de vida onde, infelizmente, a criminalidade é alta e todo o cuidado é pouco.
A capital, Caracas, tem uma população de mais de 4 milhões de habitantes e é o centro político e econômico do país. Na zona ocidental, encontram-se Maracaibo (a capital do petróleo), Barquisimeto (a cidade dos crepúsculos), Mérida (centro turístico e estudantil), São Cristóvão, Valência e Maracay.
Na zona oriental, encontramos Maturín (que começa a disputar com Maracaibo o título da mais importante cidade petrolífera), Porto La Cruz (centro turístico e petroleiro) e El Tigre. Ao sul estão situadas as cidades de Bolívar e Guayana (centro siderúrgico por excelência).
A fauna
A Venezuela conta com uma fauna rica e diversificada composta por aves tropicais (como, por exemplo, tucanos, flamingos ou guacamayas), mamíferos, répteis (crocodilos e cobras) e peixes que apaixonam verdadeiramente os amantes da natureza.
A Venezuela é ainda um país com imensa riqueza natural. Para além do petróleo, o seu principal recurso natural, o país ainda possui ouro, bauxita, ferro, carvão, recursos hidroelétricos e pérolas.
A Venezuela conta com uma das maiores reservas de petróleo do planeta. Sua produção é hoje em dia um pouco inferior a 3 milhões de barris diários (dos quais grande parte é proveniente do lago de Maracaibo).