Segundo o “Visa Restrictions Index”, os passaportes alemães são considerados como os melhores do mundo uma vez que é praticamente um livre transito no mundo das viagens permitindo aos seus portadores a entrada em 177 de 218 países e territórios sem a necessidade de visto.
Os passaportes Suecos ocupam atualmente a 3ª posição neste ranking, permitindo aos seus portadores o acesso a 176 dos 218 países e territórios sem a necessidade de visto, enquanto a Finlândia, a França, o Reino Unido, a Itália e a Espanha dividem o 3º posto do ranking com acesso sem necessidade se vistos a 175 países e territórios.
Neste ranking não nos podemos queixar muito já que ter Passaporte Português é sinónimo de ter acesso a 172 países e territórios sem necessidade de visto. Ocupamos juntamente com o Canadá, a Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Coreia do Sul e Suíça, o 6º posto deste ranking. Contudo deve ser referido que o passaporte português já esteve melhor classificado neste ranking, tendo ocupado o segundo posto em 2008 e 2009, caindo para 8º em 2010 e recuperando depois até ao 3º posto em 2014.
Na cauda do ranking, destaque para aqueles que são considerados os 3 piores passaportes do mundo. O Passaporte Iraquiano que apenas permite o acesso a 25 países e territórios sem visa; o passaporte paquistanês classificado no ranking atrás do Iraque, Síria e Somália, permite o livre acesso a 29 países e , finalmente o Afeganistão que ocupa a cauda desde ranking da liberdade para viajar desde 2010, apenas permitindo o acesso a 25 países e territórios sem necessidade de visto.
Top 10 do Visa Restrictions Index / Numero de países e territórios sem necessidade de Visto
1º - Alemanha - 177
2º - Suécia - 176
3º - Finlândia, França, Itália, Espanha, Reino Unido - 175
4º - Bélgica, Dinamarca, Holanda e Estados Unidos - 174
5º - Áustria, Japão e Singapura - 173
6º - Canada, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Coreia do Sul e Suíça - 172
7º - Grécia e Nova Zelândia
8º - Austrália
9º - Malta
10º Republica Checa, Hungria e Islândia