São Tomé e Príncipe, algumas informações úteis sobre este incrivel destino, um verdadeiro paraíso para explorar no continente africano, numa viagem de férias com tudo para ser inesquecível.
Onde ficar:
Apesar de toda a sua beleza, da densa e exuberante vegetação e das suas magnificas e paradisíacas praias e das excelentes condições climatéricas S.Tomé e Príncipe não evoluiu muito desde a sua independência em 1975, mais parecendo que ficou parado no tempo.
Bom para quem pretende autenticidade num destino de férias, ao visitar este belo destino pois existe a garantia de que ao planearmos uma viagem de férias em São Tomé e Príncipe, vamos para um destino genuíno e praticamente intocável, mas, por outros lado, existirá alguma dificuldade em encontrar alojamento hoteleiro a preço competitivo devido à oferta algo limitada.
Apesar de algo limitada, existem unidades hoteleiras bastante interessantes em S. Tomé e Príncipe. Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em São Tomé e Príncipe.
O Clima
O clima é equatorial, com temperaturas médias anuais entre os 22º e 30º e um índice de humidade de 95%. As estações das chuvas decorrem de Fevereiro a Maio e de Outubro a Dezembro. A estação seca ocorre entre Junho e Setembro.
São Tomé e Príncipe: A Língua
As Línguas faladas são o Português e, mais incipientemente, o forro.
São Tomé e Príncipe: A Moeda local / sistema bancário
A moeda local é a Dobra.
Os cartões de crédito só são aceites em algumas unidades hoteleiras e pelo Banco Internacional de S. Tomé e Príncipe para efeitos de levantamento de numerário, mas o custo é elevado.
Regime de vistos
Estão isentos de pedido de visto os cidadãos nacionais de Estados-membros da U.E. (apenas espaço Schengen), dos Estados Unidos e ainda dos cidadãos que possuam visto para qualquer dos referidos destinos, desde que a estadia em S. Tomé e Príncipe não exceda as duas semanas.
Outros pedidos de visto deverão ser solicitados com uma antecedência mínima de 7 dias, numa Embaixada ou Consulado de São Tomé e Príncipe. Os pedidos de visto para entrada no país de elementos de organizações internacionais deverão ser solicitados com uma antecedência mínima de 72 horas.
Os cidadãos estrangeiros provenientes de países ou áreas geográficas onde não exista representação diplomática ou consular de S. Tomé e Príncipe poderão solicitar uma Autorização de Entrada, directamente ao Serviço de Migração e Fronteiras, usando o “eVisaST” através do endereço electrónico www.smf.st/virtualvisa, com uma antecedência mínima de 7 dias úteis.
À saída de S. Tomé e Príncipe, no aeroporto internacional, é necessário o pagamento de uma taxa aeroportuária de 20,00 €.
Condições de segurança
As condições de segurança são razoáveis. Os índices de criminalidade em São Tomé e Príncipe mostram-se relativamente baixos. Ainda assim, é aconselhável alguma prudência.
Transportes
Segurança rodoviária
A degradação de algumas das vias de circulação e a existência de muitas viaturas em mau estado de conservação impõe aos condutores cautelas adicionais.
Cuidados de saúde
As infraestruturas hospitalares são limitadas e muitos medicamentos não existem.
As doenças diarreicas e as parasitoses intestinais são comuns.
Tem-se verificado uma muito significativa regressão da taxa de incidência do paludismo, mas o viajante deve, ainda assim, tomar as precauções adequadas: usar repelente à noite, preferir roupas claras e dormir com mosquiteiro sempre que possível.
Aconselha-se a toma da vacina para a tuberculose.
É ainda, aconselhável a vacina contra a Hepatite B para longos períodos de permanência. A vacina contra a Febre Amarela deixou de ser obrigatória, à exceção dos viajantes que provêm de países da região.
É aconselhável ter um seguro de viagem contratado no país de origem.
Telecomunicações em São Tomé e Principe
A rede telefónica interna e internacional funciona bem. Existem duas redes de operadores de telecomunicações (CST e Unitel)
Ver também:
Férias em S. Tomé e Principe