Localizada a nascente da vila de Sagres. Apesar de abrigada é bastante ventosa.
As águas calmas, apesar do vento tornam esta praia um local ideal para a prática de windsurf. O mergulho é outra das actividades ideais nesta praia onde é possível fazer uma visita subaquática aos ilhotes que se situam ao largo da praia e são famosos pelas suas reentrâncias rochosas e grutas submarinas.
A praia é essencialmente arenosa, com dunas altas no centro e vegetação de sapal a estender-se para o interior do vale. Para nascente as arribas voltam a surgir, com muito calhau rolado na praia, que é utilizado pelos banhistas para construir abrigos que funcionam como corta-vento.
Encontram-se aqui as ruínas dum importante centro oleiro romano e, nos ilhotes, vestígios de tanques para salga de peixe. Para nascente do Martinhal, surge a Praia dos Rebolinhos, encaixada entre arribas e orientada a sul. Podem observar-se nesta praia matos litorais bem conservados e uma enorme abundância de calhau rolado, os chamados rebolinhos. É deserta, de acesso pedonal através do empreendimento turístico que aí se situa e sem equipamentos de apoio ou vigilância.
Acesso: Viário alcatroado através da Urbanização do Martinhal em Sagres, seguindo na direcção da praia durante cerca de 2 km. Estacionamento amplo mas não ordenado, com equipamentos de apoio (restaurante e WC), vigilância na época balnear. Orientação: sudeste.