Sobre a Bulgária

Bulgária

Algumas Informações úteis sobre a Bulgária

Conselhos sobre Costumes Locais: É habitual que as respostas afirmativas ("Da") a uma qualquer pergunta sejam acompanhadas de uma movimento negação da cabeça enquanto que respostas negativas ("Ne") são normalmente pautadas por um um sinal assentimento.

Clima
Continental moderado. Verificam-se acentuadas amplitudes térmicas, com temperaturas muito baixas no Inverno, sobretudo nas zonas montanhosas, e elevadas no Verão, particularmente no interior.


Línguas
A língua normalmente utilizada é o búlgaro. No entanto, é possível sobretudo nas zonas urbanas encontrar facilmente interlocutores para comunicar em inglês, alemão, francês e russo.
Na escrita é praticamente só utilizado o alfabeto cirílico.


Moeda local / Sistema Bancário

A moeda da Bulgária é o Lev cujo valor se encontra indexado ao EURO.
A rede de ATM é razoável e o uso de cartões de crédito é hoje menos restrito. Recomenda-se, contudo, cuidado na sua utilização, tendo em conta o registo de casos de duplicação e contrafacção de cartões.

 

Regime de entrada e estada

Regime de Vistos: Os cidadãos da União Europeia estão isentos de visto, podendo entrar no país apenas com o documento de identidade.

 

Condições de segurança

Deficientes.
Ainda que o ambiente geral seja calmo e a circulação nas principais cidades se efectue sem dificuldades de maior, a criminalidade é do tipo organizado, sendo reduzida a ocorrência de pequenos crimes que, por regra têm maior incidência sobre os viajantes.
Assim, principais problemas serão:
- roubo frequente automóveis;
- intercepção a automobilistas nas principais estradas do país, levada a cabo por agentes policiais para fim de extorsão de dinheiro;
- por outro lado, a presença das máfias é relativamente visível, registando-se ainda e esporadicamente assassinatos com esta relacionados. Não obstante, tais intervenções são cirurgicamente direccionadas, não representando especial risco para estrangeiros ou cidadãos comuns;
- além disso, o estado degradado das estradas e ruas constitui algum risco acidentes, aconselhando-se atenção e prudência;
-por fim, e como regra geral, recomenda-se atenção aos pequenos roubos, em particular aos viajantes que circulem em áreas mais turísticas.
Números de telefone de Emergência
- Emergências – 112
- Bombeiros – 160
- Polícia – 166
- Polícia de Trânsito (acidentes) – 146

 

 

Transportes

Existem cinco aeroportos internacionais – Sófia, Plovdiv, Gorna Oriahovitza, Burgas e Varna. Só o primeiro é que dispõe de uma rede de ligações internacionais significativa; os dois últimos são essencialmente utilizados durante a época de veraneio e são sobretudo servidos por voos "charters".
A rede viária é ainda deficiente e as estradas, exceptuando durante o Inverno, estão normalmente em condições de circulação. As ligações ferroviárias são pouco frequentes e pouco cómodas.

Procura e reserva de Voos

Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!

Cuidados de saúde
Condições sanitárias e de saúde deficientes.
- Não se verificam particulares riscos de contracção de doenças. Ainda assim atendendo à proximidade geográfica de áreas afectadas pela gripe aviária, recomendam-se os cuidados adequados;
- Os hospitais encontram-se em estado de degradação, faltando meios e materiais técnicos modernos. Apesar da formação dos técnicos de saúde ser de qualidade, são frequentes as queixas de cobrança excessiva de honorários e tratamentos.Há disponibilidade de medicamentos no mercado.
Endereços dos principais Hospitais e Clínicas:
- Hospital Tokuda - Tel 02 4034000
-Hospital Urgências Pirogov – Av. Totleben 21, Sófia. Tel. 02 9154411
- Hospital Losenets – Tel.029607607
- Hospital Raihna Yoanna – Tel.029432170
- Clínica Nacional de Cardiologia – Tel.02 9211338 (urgências) e 02 9211210 (central)

 

Telecomunicações

Rede de Telecomunicações: Rede fixa com cobertura em todo o país. Existem três operadores móveis com cobertura parcial. Telemóveis portugueses funcionam sem quaisquer problemas desde que providos serviço roaming.

 

Representação Diplomática: Embaixada de Portugal em Sófia
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro:
- http://www.portaldascomunidades.mne.pt
Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal:
- http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/

 

 


 
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.
Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.
Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.
Obrigado

 

Organize as suas viagens de férias aqui

Para além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro.

Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de  voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor.

Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias.

Voos

Plane

 

Hotéis

banner 320x50 pt

 

 

 

 

 

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo