O Primeiro Reino Thai foi formado no século XIII pelo grupo étnico Thai e estes instalaram a primeira capital siamesa em Sukhothai.
Esta ação esteve sob o comando de Rama Kamhaeng, sendo considerado o fundador do primeiro estado tailandês. Durante o seu reinado desenvolve-se a cultura thai e cria-se um alfabeto derivado da escritura indiana dvanagari. No entanto os contínuos atritos com outros pequenos principados foram minando o incipiente reino, tendo como consequência a queda do poder para o príncipe U Thong no ano de 1350, tornando Ayuthaya a nova capital.
Com este novo reinado inicia-se o que seria o período mais glorioso da história de Tailândia. O novo império, que se prolongaria até o ano de 1767, experimentou um desenvolvimento inusitado ao abrir novas rotas comerciais que consolidaram a supremacia do Reino de Sião perante os restantes países do sudeste asiático.
O único impasse nos 400 anos de duração do império de Ayuthaya ocorreu no século XV, quando os birmaneses realizaram um ataque a Chiang Mai e Ayuthaya. Esta breve conquista dos birmaneses acabou quando os siameses recuperaram os seus territórios perante as ordens de Pra Naret, que ascende ao trono com o nome de Naresuan.
Após este período, a capital converteu-se numa grande metrópole, enquanto que os ingleses e holandeses estabeleciam centros de comércio e manufaturas ao longo das costas marítimas.
No século XVII os birmaneses atacam de novo e em 1767 arrasam a capital, destruindo obras de arte de incalculável valor (a cidade nunca voltaria a ser reconstruída). Tak Sin, subchefe do exército siamês, consegue fugir para o sul em companhia de 500 homens e desde ali prepara a reconquista, logrando expulsar, finalmente, os birmaneses. Após a vitória é coroado como novo rei da Tailândia, fixando a capital em Thonburi (próximo de Bangkok), na margem ocidental do rio Chao Phraya. No entanto, a sua atitude megalomaníaca e autoritária (acreditando inclusive ser o próximo Buda), provoca a rebelião de seus oficias, liderados pelo General Chakri, que sobe ao trono com o nome de Rama I (1782) fundador da dinastia do mesmo nome e que permanece no reinado atualmente.
O novo rei estabelece a capital em Bangkok (significa cidade das ameixoeiras silvestres), na parte oriental do rio Chao Phraya. Durante o seu governo consolida-se o reino do Sião e sai vitorioso nas contínuas lutas com os birmaneses.
Os reis que lhe sucederam (Rama II e III) afastaram a Tailândia das turbulências internacionais e iniciaram medidas tendo em conta as políticas de saúde e de desenvolvimento social.
No ano de 1932, durante o reinado de Rama VII, ocorreu um golpe de Estado pondo fim à monarquia absoluta, convertendo-se numa monarquia constitucional. Em 1939 muda-se o nome de Sião para Tailândia.
Durante a Segunda Guerra Mundial a Tailândia agiu diplomaticamente com ambas as partes, tendo aberto as suas fronteiras ao Japão e decantado pelos aliados após a vitória destes últimos. Em 1946 o rei Mahidol falece e o seu irmão Bhumidol é coroado como Rama IX (actual rei).
Em 1947 o novo rei afirma e promulga uma nova constituição que cria um novo parlamento de duas câmaras: 100 senadores e 240 da Casa de Representantes. Desde então sucederam vários golpes de Estado e o país foi governado sob chefia militar. Em 1991 produz-se um novo golpe militar e firma-se uma nova constituição no dia 9 de Dezembro..