Com 103.000 quilómetros quadrados e uma população de cerca de 319.000 habitantes, a Islândia, a mais recente massa terrestre formada na Europa, é um país de imensos e espetaculares contrastes e talvez o destino com mais atrações naturais do planeta.
Conhecida como terra do fogo e do gelo, a Islândia é lar dos maiores Glaciares e dos vulcões mais ativos do mundo, mas há mais, muito mais para descobrir ao longo desta magnifico país, o país com menor densidade populacional do mundo.
Conheça aqui as principais atrações turísticas da Islândia e planeie da melhor forma possível a sua viagem de férias inesquecíveis à Islândia.
Atrações turisticas da Região Sul da Islândia
Þingvellir
Quedas de Água Gullfoss
Geiser Geysir
Vulcão Hekla
Landmannalaugar
Quedas de Água Seljalandsfoss
Quedas de água Skógafoss
Þórsmörk
Glaciar Eyjafjallajökull
Dyrhólaey
Reynisfjara
Vestmannaeyjar
Fjaðrárgljúfur
Skaftafell
Jökulsárlón
Atrações turisticas da Região Este da Islândia
Os fiordes do leste, ou Islândia Oriental, embora não seja uma região muito turística, é uma região algo enigmática da Islândia e abrigam a maior floresta do país e apenas 3% da população do país insular. Caracterizada por excelentes trilhos para caminhadas, faróis encantadores, cenários de cortar a respiração e fiordes acidentados, esta parte do país é abençoada com algumas das melhores linhas costeiras. A Queda de Água de Búðarárfoss, uma verdadeira jóia escondida, fica escondida atrás da cidade de Reyðarfjörður e só pode ser realmente apreciada se você pelas quedas de água. Para algo divertido e emocionante, dirija-se à pequena cidade de Seyðisfjörður e procure uma perquena igreja azul.
Bustarfell
Vatnajökull
Hengifoss
Skriðuklaustur
Lagarfljót
Eiðar
Djúpivogur
Borgarfjörðureystri
Hallormsstaðaskógur
Atrações turisticas da Região Norte da Islândia
Akureyri
Caldeira vulcânica de Askja
Desfiladeiro Ásbyrgi
Quedas de água Dettifoss
Quedas de água Goðafoss
Lago Mývatn
Hvítserkur Cliff
Peninsula Vatnsnes
Desfiladeiro Kolugljúfur
Borgarvirki
Langanes peninsula
Ilha Grímsey
Ilha Hrísey
Troll Peninsula
Kálfshamarsvík
Parque Nacional Vatnajökull
Atrações turisticas da região de Westfjords
A área mais escassamente povoada da Islândia, o Fiordes do Oeste constituem geologicamente a parte mais antiga do país. Devido à sua distância da maioria das atrações imperdíveis da Islândia, esta região está entre as áreas menos visitadas da Islândia. Isso, no entanto, não muda o fato de os fiordes ocidentais serem um dos locais mais inspiradores do país insular. As Quedas de Água de Dynjandi, são um verdadeiro sucesso entre os amantes da natureza e fotógrafos, são as maiores do gênero na região e são apelidadas como a "jóia dos fiordes ocidentais". E existem os penhascos de observação de aves de Látrabjarg - um local perfeito para observar e admirar os adoráveis papagaios-do-mar. Acessível apenas durante os meses de verão devido aos fortes nevões e às más condições das estradas no inverno, Westfjords é o lar da Reserva Natural de Hornstrandir. A área menos povoada do país fora das Highlands, a Reserva Natural oferece residência para a Raposa do Ártico, uma espécie quase impossível de localizar em qualquer outro lugar do país.
Látrarbjarg
Rauðasandur
Reserva natural de Hornstrandir
Ísafjörður
Patreksfjörður
Dynjandi
Atrações turisticas da Região Oeste da Islândia
Quedas de água Barnafoss
Borg
Djúpalónssandur
Cratera de Eldborg
Ilha Flatey
Quedas de Água Glymur
Hellnar
Reykholt
Parque Nacional Snæfellsjökull
Montanha Akrafjall
Farol de Akranes
Hraunfossar
Deildartunguhver
Cratera Grábrók
Arnarsstapi
Krikjufell
Guðrúnarlaug
Guðrúnarlaug, ou "piscina de Guðrún", é uma piscina natural de águas quentes situada no oeste da Islândia.
A piscina tem mais de 1000 anos de história, mas só foi reconstruída e reaberta em 2009 depois de passar 140 anos bloqueada por um deslizamento de terra. O nome de Guðrúnarlaug vem do seu proprietário original, Guðrún Ósvífursdóttir, que é um personagem do triângulo amoroso mais famoso da Islândia, detalhado na fantástica Saga Laxdæla.
Eiríksstaðir
Eiríksstaðir é a antiga fazenda de Eiríkr Þorvaldsson, conhecida como Erik the Red, em Haukadalur, na região de Dalasýsla, na Islândia. Foi o local de nascimento de seu filho Leif Eiríksson, o primeiro descobridor europeu conhecido das Américas.
Atrações turisticas da região de Reykjanes
Blue Lagoon (Lagoa azul)
A Lagoa Azul é um spa geotérmico no sudoeste da Islândia. O spa está localizado num campo de lava perto de Grindavík, na Península de Reykjanes, num local favorável à energia geotérmica, e é fornecido pela água utilizada na central geotérmica de Svartsengi, nas proximidades. A Lagoa Azul fica a aproximadamente 20 km do Aeroporto Internacional de Keflavík e é uma das atrações mais visitadas da Islândia.
Gunnuhver
Gunnuhver é uma área geotérmica altamente ativa de piscinas de lama e saídas de vapor na parte sudoeste da Península de Reykjanes.
Krýsuvík
No meio da fissura do Atlântico (no sul de Reykjanes) fica a área geotérmica de Krysuvik. As principais áreas geotérmicas em Krysuvik são Seltun, Hverahvammur e Hverahlid. As margens em torno das fontes termais são coloridas de verde, amarelo e vermelho. Colunas de vapor sobem para o céu e as piscinas de lama borbulhantes tocam sua sinfonia rítmica.
Valahnúkur
Valahnúkur é composto de camadas de tufo, lava de travesseiro e brecha. A montanha foi formada em uma única erupção e mostra evidências das diferentes fases da erupção. O tufo se forma em erupção explosiva, enquanto a lava de travesseiro se forma quando a lava irrompe sob a água.
Keilir
O Monte Keilir é uma pequena montanha vulcânica a sudoeste de Hafnarfjörður. Pode ser facilmente visitado quando se viaja entre Reykjavík e o Aeroporto de Keflavík, ou a Lagoa Azul.
Ponte entre a Europa e a América do Norte na Península de Reykjanes
A península de Reykjanes, repleta de lava, fica num dos principais limites de placas do mundo, o Mid Atlantic Ridge. De acordo com a teoria da deriva continental, as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte estão afastando-se continuamente com grandes forças sob as fendas abertas. À medida que as placas divergem, as fraturas lineares, conhecidas como fissuras, se formam devido a tensões criadas pela tensão que se acumula à medida que as placas se afastam umas das outras.
A ponte entre dois continentes em Sandvík é uma pequena passarela sobre uma grande fissura que fornece evidências claras da presença de uma margem de placa divergente. A ponte foi construída como um símbolo para a conexão entre a Europa e a América do Norte.
Atrações turisticas da região das terras altas da Islândia (Highlands)
Askja
Askja é a maior cratera da caldeira vulcânica de Dyngjufjöl, na Islândia. Fica a 32 km a norte de Vatnajökull, o maior campo de gelo islandês. As suas escabrosas cimeiras, acima dos 1.510 metros, rodeiam um lago de 11 km² que está na concavidade. O vulcão teve uma erupção em 1875 e outra em 1961.
Kjölur
Kjölur é um planalto alto nas montanhas da Islândia, definido aproximadamente como a área entre os glaciares Langjökull e Hofsjökull. Está localizado a uma altitude entre 600 e 700 metros.
Kverkfjöll
A cordilheira Kverkfjöll está situada na fronteira nordeste da geleira Vatnajökull, na Islândia. Com o seu glaciar Kverkjökull, encontram-se entre o Vatnajökull e o Dyngjufjöll. As montanhas ainda são vulcões ativos.
Landmannalaugar
Landmannalaugar é uma região termal do Sul da Islândia, com umas termas rodeadas de natureza selvagem. Fica situada na região de Sudurland, a norte do glaciar Mýrdalsjökull e a leste do vulcão Hekla.
Sprengisandur
Sprengisandur é um planalto das montanhas da Islândia, definido aproximadamente como a área entre as geleiras Hofsjökull e Vatnajökull.
Þórsmörk
Thórsmörk é um cume de montanha na Islândia que recebeu o nome do deus nórdico Thor. Está situado no sul da Islândia, entre as geleiras Tindfjallajökull e Eyjafjallajökull.