Localizado ao sudoeste de Mandalay Hill, em Myanmar, o Pagode Mahamuni (também chamado de Templo do Buda Mahamuni) homenageia a expressão Mahamuni (Grande Sábio) do Buda.
O templo - sem dúvida, o mais importante para os residentes de Mandalay - foi construído para abrigar uma estátua de Buda de 3,8 metros de altura que já era antiga quando o rei Bodawpaya conquistou Arakan e o reivindicou em 1784.
Segundo o dito popular, a estátua teria sido feita enquanto o Buda ainda era vivo, mas ela foi mais provavelmente feita cerca de seis séculos após a sua morte, em torno de 150 d.C. Independentemente da sua origem, a estátua é muito venerada pelos devotos - evidenciada pelas espessas camadas de folhas de ouro puro que foram adicionadas à estátua de metal ao longo dos séculos. O pátio do pagode abriga outras seis estátuas, peças de bronze Khmer de leões, elefantes e guerreiros, tomadas como preciosidades de guerra de Angkor Wat durante o século XV. Acredita-se que as estátuas possam curar os devotos que lhe tocarem.