A região onde atualmente se localiza o Laos foi ocupada por reinos que floresceram e desde então foram conquistados e integrados ao Império Khmer, entre os séculos IX e XIII, sediado no Camboja e abrangendo a Tailândia e o sul do Vietname.
Nesse período ocorreu a construção de estradas e hospitais no território.
Em 1574 a região foi ocupada por forças da Birmânia (atual Myanmar), sendo dividida no começo do século XVIII e dominada na sua maior parte pelo Reino do Sião (atual Tailândia), até ao final do século XIX. Na II Guerra Mundial caiu sob o domínio japonês.
Com a independência, o país passou a ser governado pelo príncipe Souvanna Phouma.
Guerra civil
Um governo de união nacional, formado em 1954, foi dissolvido em 1958 com a prisão de Souphanouvong e outros dirigentes comunistas. No entanto, Souphanouvong escapou no ano seguinte, começando a insurreição comunista.
O governo de Souvanna Phouma manteve-se neutro em relação ao conflito no Vietname, mas foi derrubado em 1960 pelos oficiais direitistas, liderados pelo general Phoumi Nosovan e apoiados pelos EUA. Em sequência, foi formada uma aliança rebelde entre Souvanna Phouma e os comunistas. A guerra civil recomeçou em 1964 com a retirada do Pathet Lao do governo. Com a escalada da Guerra do Vietname, o território de Laos passou a ser utilizado como rota de suprimentos pelas forças norte-vietnamitas que combateram os norte-americanos e os seus aliados no Vietname do Sul.
Regime comunista
A retirada das tropas norte-americanas do Vietname do Sul, em 1973, leva à formação de um novo governo no Laos, mas não interrompe a luta entre direitistas, neutralistas e comunistas.
O destino do país é definido pela vitória comunista no Vietname do Sul e no Camboja, em Abril de 1975. Em Dezembro do mesmo ano é instaurado no Laos um regime comunista sob a presidência de Kaysone Phomvihan.
O governo vietnamita torna-se o principal aliado do país, que passa a viver em relativo isolamento.
Indochina
A Indochina, cuja capital Saigão, foi colónia e protetorado francês na Península de Cambodja, no sudoeste da Ásia, margeando o mar do sul da China e o Golfo de Siam. Em 1949, a Indochina foi dividida em três países, Camboja, Laos e Vietname.