Saint Martin , a seção francesa, menos desenvolvida tem mais espaços naturais mas, mesmo assim, existem muitos turistas ao longo de todo o ano.
Ilha partilhada pela França e Países Baixos, São Martinho é a melhor forma de combinar dois destinos de férias numa única viagem, Saint Martin e Sint Maarten ou lado norte e lado sul da ilha de São Martinho são ambos destinos de férias simplesmente fantásticos.
Esta ilha é um dos destinos mais baratos em termos de viagem, desde a América do Norte ou mesmo da Europa, com imensas rotas aéreas regulares de ambos os continentes.
Como chegar a Saint Martin
Apesar de Saint Martin também ser servida por um aeroporto regional, o Grand Case (CCE), onde alguns aviões da Air Caraïbes e da pequena companhia St. Barths Commuter operam voos regulares, a melhor opção para aqui chegar será tentar a reserva de voos para o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, situado no lado holandês, e marcar um transfer para se deslocar até ao destino escolhido.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde ficar em Saint Martin (Lado Francês)
Apesar de menos turístico que o lado holandês, Saint Martin conta com uma oferta turística de alojamento bastante relevante.
Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Saint Martin.
Destaques em Saint Martin
Marigot / Férias em Marigot
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Marigot, Saint Martin
Saint Martin / Férias em Saint Martin
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Saint Martin, Saint Martin
Grand Case / Férias em Grand Case
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Grand Case, Saint Martin
Baie Nettle / Férias em Baie Nettle
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Baie Nettle, Saint Martin
Cul de Sac / Férias em Cul de Sac
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Cul de Sac, Saint Martin
Orient Bay / Férias em Orient Bay
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Orient Bay, Saint Martin
Orient Bay French St Martin / Férias em Orient Bay French St Martin
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Orient Bay French St Martin, Saint Martin
Les Terres Basses / Férias em Les Terres Basses
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Les Terres Basses, Saint Martin
Outros destinos em Saint Matin: Anse Marcel, Baie Longue, Happy Bay, Oyster Pond, Quarter of Orleans, Simpson Bay
Sobre a Ilha de São Martinho
São Martinho é uma ilha do nordeste das Antilhas localizada 250 km ao norte do arquipélago de Guadalupe e 240 km a leste de Porto Rico. Seu território é compartilhado por dois países:
O lado norte, coletividade ultramarina desde 2007, pertence à República Francesa (Saint Martin); A porção a sul que até 2010 integrou as Antilhas Holandesas, pertencendo, aos Países Baixos, tem agora administração autônoma, sendo um país pertencente ao Reino dos Países Baixos (Sint Maarten).
A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo, durante a sua segunda vinda às Américas.
Em homenagem a São Martinho (a ilha foi descoberta no dia de São Martinho - 11 de novembro de 1493) Colombo deu o nome de São Martinho à ilha, que mais tarde viria a ser traduzido pelos colonizadores franceses a Saint-Martin, e pelos holandeses a Sint Maarten.
A área da ilha é de 87 km², com 34 km² no lado holandês e 53 km² na parte francesa.
As ilhas vizinhas mais próximas de São Martinho são Anguilla (a norte, da qual está separada pelo Canal de Anguilla) e São Bartolomeu. Saba, Santo Eustáquio, São Cristóvão e Neves estão mais distantes mas são visíveis. Há um dúzia de ilhotas ao redor; a mais turística é Pinel, com suas três praias, ademais de Tintamarre, a três km da costa de São Martinho.
Com o litoral cortado por diversas baías com cerca de 30 praias de areia branca, São Martinho é um dos excelentes destinos de férias de praia nas Caraíbas, apesar de algumas das baías da ilha, terem apresentem apenas seixos em vez de areia branca.
Existem também muitas lagoas de água doce, como, por exemplo, Grand Étang de Simsonbaai, Great Bay, Étang aux Poissons, Étang de Grand-Case, Étang Chevrise, Étang Guichard e Grand Étang des Terres Basses, que se formaram no fundo de baías por barreiras de areia. O restante do litoral apresenta falésias abruptas que podem chegar a quatro metros de altura.
O clima na Ilha de São Martinho
A ilha possui um clima oceânico da zona intertropical de convergência.
Há uma estação chamada de "seca" (de dezembro a maio") e outra de "húmida" (de junho a novembro), por vezes com fortes chuvas e ciclones.
A temperatura absoluta do ar pode variar entre 17º e 35 °C, com uma média anual de 27 °C. A temperatura do mar é constante entre 25º e 28 °C. A precipitação anual média é de 995 mm.
Flora e fauna
Fora das áreas urbanas, a cobertura vegetal consiste de florestas secundárias em grande medida xerófilas segundo a exposição e a altitude, matas secas e espinhosas de acácia e restos de savana.
A fauna selvagem limita-se ao morcego, ao racoon, ao mangusto e aos ratos e camundongos. Há mais de cem espécies de aves (marinhas, litorâneas e terrestres).
Quanto aos répteis, encontram-se na ilha jabutis, lagartos, lagartixas, iguanas e duas espécies inofensivas de serpentes.
Demografia
As principais cidades da ilha são Philipsburg, no lado holandês, e Marigot, no lado francês
A população residente total de São Martinho é de aproximadamente 85 000 habitantes
A população oficial da parte holandesa é de 50 000 habitantes, contra 35 000 no lado francês.
A ilha de São Martinho recebe cerca de um milhão de turistas por ano.
Infraestrutura na Ilha de São Martinho
A ilha tem um aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional Princesa Juliana, situado no lado holandês. Este aeroporto é mundialmente famoso pela proximidade da Maho Beach e pelos voos rasantes das aeronaves a esta praia, durante as aterragens.
O que fazer em Saint Martin:
As Caraíbas são dos melhores destinos para relaxar e por a leitura em dia, confortavelmente instalado à beira mar numa das praias de areia branca, banhada pelas aguas de tons azul turquesa, em cenários repletos de vegetação verde formada por palmeiras e coqueiros. Saint Martin não foge à regra, contudo existe uma considerável oferta de excursões e passeios de barco que vale a pena aproveitar e conhecer um pouco melhor este destino fantástico.
Excursões e actividades em Saint Martin
Baie Rouge
Uma das mais famosas, mas nem tão visitadas, praias de Saint Martin, Baie Rouge (Praia Vermelha) é pitoresca com as suas distintas areias e formações rochosas vermelhas.
Encontrada na área de Lowlands do país, esta praia fica próxima de um bairro residencial, sendo relativamente calma. A Baie Rouge fica entre duas escarpas rochosas que a isolam numa área serena.
À beira mar, os jovens divertem-se saltando das rochas para o mar, enquanto outros preferem pegar na mascara de snorkel e sair à procura de peixes. Nesse trecho de 800 metros de areia, é comum ver banhistas fazendo topless para se bronzear.
Excursões e actividades em Saint Martin
Ilha Pinel
Amantes do mar e aventuras ao ar livre adoram a pequena Ilha Pinel.
Localizada na saída da costa de St Maarten, ela é um porto seguro de areia branca e águas cristalinas perfeita para andar de caiaque, fazer stand-up paddle e um refúgio tranquilo para quem quer se isolar um pouco do mundo moderno.
Na praia principal você encontrará dois restaurantes com especialidades de lagosta e moluscos, e, do outro lado da ilha, fica um local ideal para snorkel, na isolada baía protegida por um recife. A ilha é pequena o suficiente para ser explorada a pé, e se você acabar no lado isolado da ilha, será recompensado com excelentes vistas para St Maarten e o Caribe
Excursões e actividades em Saint Martin
Tintamarre
A ilha de São Martinho (no extremo sul de onde fica St Maarten) teve a sua cota de disputas de terras, como se esperaria de uma ilha que é dividida em dois territórios, um francês e um holandês. A pequena ilha de Tintamarre, ao lado da costa, não é diferente, e atualmente faz parte da francesa Saint Martin.
Localizada a menos de dois quilômetros ao nordeste de St Maarten, este ilha plana de 32 hectares é desabitada e inclui muitas praias intocadas para explorar, algumas das quais são naturistas. Com águas calmas, ruínas históricas para explorar e áreas de vegetação, gramados e palmeiras para passear, há muito o que fazer neste pequeno paraíso caribenho.