Situado na região nordeste da América do Sul, o Suriname é um daqueles países que passam praticamente despercebidos e uma viagem de férias aqui poderá resultar numa incrível e gratificante aventura.
Outrora conhecido como Guiana Holandesa, a República do Suriname (designação oficial) localiza-se a norte da América do Sul, fazendo fronteira com o Brasil, a Guiana e a Guiana Francesa.
Banhado pelo oceano Atlântico, o país conta com uma área aproximada de 163270 Km2 e uma população de cerca de 529000 habitantes. A capital é a cidade de Paramaribo.
Este pequeno no nordeste da América do Sul é uma combinação perfeita de floresta tropical, rios barulhentos, história colonial holandesa e grande diversidade étnica, para além de uma faixa litoral simplesmente espetacular o que, por si só, é garantia de um excelente destino, com muito para explorar.
No Suriname poderá aproveitar o seu tempo de férias entre densas e indomáveis selvas interiores, animadas cidades modernas com lojas, restaurantes fantásticos e casas noturnas surpreendentes.
Os locais incluem descendentes de colonialistas britânicos e holandeses, escravos africanos, indonésios, indianos e servos contratados chineses e indígenas ameríndios.
Comunicar acaba por ser divertido com tantos idiomas. A gastronomia local segue e diversidade cultural e étnica do Suriname. Esteja preparado para pratos apimentados e fantásticos onde quer que vá.
Como chegar ao Suriname:
Aeroportos em Destaque
Johan Adolf Pengel International Airport (PBM)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Também conhecido como Paramaribo-Zanderij International Airport ou JAP, este Aeroporto situa-se em Zanderij, 45 quilómetros ao sul da Capital Paramaribo.
Onde ficar no Suriname
Em Paramaribo e na zona costeira existem diversas opções de alojamento. No interior do país, a oferta de alojamento e as infraestruturas são mais limitadas e rústicas.
Aqui encontra a melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias no Suriname
Destinos de férias em Destaque no Suriname:
Paramaribo / Férias em Paramaribo
Se fosse possível combinar o Velho Oeste americano com Amsterdão, o resultado seria Paramaribo. A Capital é uma cidade com muita energia e muito para ver e fazer, é a capital mais incrível das Guianas.
Passeie pelo centro da cidade, um Patrimônio UNESCO, e descubra praças alinhadas com edifícios coloniais holandeses em preto e branco, almoce num dos muitos restaurantes de roti indiano e compre algumas peças de arte dos artistas Maroon que estão vendendo seus artigos fora dos antigos fortes holandeses. Parbo, como os locais a chamam, é uma cidade multiétnica onde sinagogas e mesquitas são vizinhas.
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Paramaribo, Suriname
Flora / Férias em Flora
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Flora, Suriname
Clevia / Férias em Clevia
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Clevia, Suriname
Zanderij / Férias em Zanderij
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Zanderij, Suriname
Berg en Dal / Férias em Berg en Dal
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Berg en Dal, Suriname
Landsboerderij / Férias em Landsboerderij
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Landsboerderij, Suriname
Goddo / Férias em Goddo
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Goddo, Suriname
Domburg / Férias em Domburg
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de Férias em Domburg, Suriname
Nieuw Nickerie / Férias em Nieuw Nickerie
Esta movimentada cidade fronteiriça já foi um dos principais centros de coleta de balata do país. Hoje em dia o porto continua ativo e a economia é garantida pelas plantações de banana e arroz. Se pretende explorar Bigi Pan, um pântano e reservatório com mais de 100 variedades de pássaros, Nieuw Nickerie é a última paragem antes da Guiana. Certifique-se de visitar as plantações e verificar o porto antes de seguir em frente.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Nieuw Nickerie
O que Visitar no Suriname
A capital Paramaribo e o seu belo centro histórico de estilo colonial holandês, Património Mundial da UNESCO é uma das atrações imperdíveis no Suriname, assim como a Reserva Natural do Suriname Central – Património Mundial da UNESCO desde 2000.
Onafhankelijkheidsplein
Também conhecida como Praça da Independência, Onafhankelijkheidsplein, abriga alguns dos edifícios mais importantes do Suriname: os prédios coloniais do governo, bem como o majestoso palácio presidencial. Em muitos aspectos, é um quadrado comum que é perfeito para relaxar um pouco na parte da tarde ou para um piquenique.
Você também pode ter a sorte de se deparar com uma competição de twatwa. Os pássaros, conhecidos como twatwa, são populares no Suriname e os entusiastas gostam de reuni-los para competir. Não procure entender como o vencedor é escolhido; o mistério faz parte da diversão.
Arya Dewaker, Paramaribo
Arya Dewaker é o maior templo hindu do Suriname e está localizado em Paramaribo.
Para além do maior, o Arya Dewaker é indiscutivelmente o templo hindu mais importante do país para os mais de 30.000 hindus que vivem no Suriname.
Projetado por um arquiteto holandês, o edifício tem dois andares e forma octogonal, com salas de reuniões, biblioteca e sala de cerimónias. Tudo no templo foi projetado para refletir aspectos do sol e, embora não haja imagens de divindades, encontrará muito simbolismo em sânscrito e hindi. A arquitetura combinar o estilo holandês com o antigo estilo mongol da Índia, bem como um pouco de design mourisco. O resultado é verdadeiramente único.
Palácio Presidencial do Suriname e Jardim das Palmeiras
Localizado na capital em frente à Praça da Independência, o palácio presidencial é um dos melhores exemplos da arquitetura colonial holandesa no Suriname. Parte da designação de Patrimônio Mundial da UNESCO no centro da cidade, foi construído no século XVII e ainda é a residência oficial do presidente e habitualmente usado para eventos diplomáticos, graças ao Jardim das Palmeiras anexado à propriedade. Esta paisagem de palmeiras possui uma grande variedade de árvores, bem como macacos e muitos pássaros tropicais.
Mesquita do Suriname e Sinagoga Neveh Shalom
A maior mesquita do Caribe é a Mesquita Keizerstraat, localizada em Paramaribo. É um belo edifício com jardins deslumbrantes ao redor. Nenhuma máquina foi usada durante a construção, tendo levado 20 anos a ser concluída. Não é apenas um lugar de adoração impressionante, é único por causa de seu vizinho, a Sinagoga Nevah Shalom. Construída no século XIX, possui um solo arenoso como símbolo dos hebreus há 40 anos no deserto. Os moradores locais se orgulham da localização desses dois locais de culto e sentem que é um reflexo de sua comunidade multi-étnica.
Catedral de São Pedro e São Paulo
Outra parte do Patrimônio Mundial da UNESCO do Pará é a Catedral Católica Romana de São Pedro e São Paulo. É o maior edifício de madeira do Hemisfério Ocidental e foi construído no século XIX. O exterior da catedral é algo intrigante. Pintado de cinza e amarelo, ninguém parece saber as razões exatas por trás do esquema de cores. Em 2015, o Papa Francisco designou a Catedral de São Pedro e São Paulo como uma basílica menor.
Mercado Central
No que diz respeito aos mercados, o Mercado Central é bastante intenso. Esta área frenética no centro da cidade vende peixe, carne, vegetais e fruta, como qualquer outro mercado roupas, no piso superior. Mas este mercado também tem um “Mercado das Bruxas”. Também conhecido como Mercado Maroon, há uma entrada separada em Waterkant. Aqui pode comprar conchas, ossos, ervas e várias misturas de mistérios. Se você quiser sair intacto desta área frenética, é melhor ir antes do meio-dia.
Arredores de Paramaribo
Fora da cidade de Paramaribo encontrará uma floresta de areia branca e savana fenomenal, uma selva cheia de vida selvagem e riachos frios onde a água limpa corre negra graças às folhas caídas. Você pode ver macacos saquê, tamanduás-bandeira, micos e um grande número de pássaros exóticos (talvez você até aviste uma preguiça). Se realmente quiser deixar a cidade para trás um pouco, poderá acampar perto de Colakreek por alguns dias enquanto explora a floresta e a savana.
Reserva Natural Galibi Coppename
Esta reserva natural foi fundada em 1969 e está situada na foz do rio Coppename. É um paraíso para observadores de aves, lar do peixe-boi ameaçado de extinção, e atrai centenas de tartarugas durante a temporada da desova (abril a agosto). STINASU, a Fundação para a Conservação da Natureza no Suriname, organiza vários passeios para e através da reserva. Seu objetivo é promover a conservação da natureza, a pesquisa e o turismo responsável. Você definitivamente aprenderá com seu guia turístico. Se você for durante a temporada de postura, com certeza verá as tartarugas-de-couro gigantes que retornam aqui ano após ano.
Reserva Natural Central do Suriname
A maior das reservas naturais do Suriname, o Suriname Central cobre cerca de 12% da massa terrestre total do país e 40% das plantas e animais aqui são encontrados apenas nas Guianas.
Uma das atrações mais bonitas da reserva é Raleighvallen, Raleigh Falls. É uma escada longa e baixa de água que desce em cascata do rio Coppename. Você verá macacos-aranha, galo-da-rocha da Guiana, enguias e pássaros exóticos espetaculares.
A STINASU também comercializa passeios turísticos e dispõe de alojamento no interior do parque. Se é adepto de caminhadas, aproveite para visitar Voltzbergisa, uma cúpula de granito de 240 m. É uma subida íngreme de duas horas e meia que tem como recompensa uma incrível vista de 360 graus de toda a selva. A não perder.
Rio Commewijne
Outro passeio na natureza a não perder. Ao longo do rio Commewijne, encontrará antigas propriedades de plantações, instalações de cacau, café e cana-de-açúcar.
Ainda que possa optar por alugar uma bicicleta durante o dia e percorrer as rotas bem conservadas ao redor das plantações, a forma mais popular para atravessar o rio de Paramribo é de táxi aquático. A maioria deles vai até Frederiksdorp, uma antiga plantação restaurada que agora é um hotel e restaurante. É o lugar perfeito para almoçar.
Também encontrará o Fort Nieuw Amsterdam, onde descobrirá artefatos deixados pelo comércio de escravos, bem como eclusas de engenharia holandesa que impedem o fluxo do rio. Outros locais que valem a pena visitar incluem o Parque Natural Peperpot e a ponte Meerzorg (popular entre os observadores de pássaros).
Parque Natural Brownsberg
Situado a cerca de 80 milhas de Paramaribo, o Parque Natural Brownsberg situa-se 500 metros acima do nível do mar e foi fundado em 1969. É essencialmente uma floresta tropical, lar de centenas de espécies raras de plantas e animais. Você desfrutará de um dia de caminhada por este maravilhoso trecho da natureza.
Joden Savanne
Ao sul de Paramaribo, no rio Suriname, situa-se Joden Savanne, ou savana dos judeus. Fundada no século XVII, este local era originalmente uma comunidade agrícola desenvolvida por judeus espanhóis que fugiam da perseguição. A plantação de cana-de-açúcar era a principal cultura e os escravos foram usados por muito tempo. Desde o início, a comunidade enfrentou dificuldades com as plantações de beterraba sacarina nas proximidades. Eles também lidaram com doenças, revoltas de indígenas e pesados impostos. Eventualmente, a comunidade acabou por mudar-se para o estado brasileiro do Pará. Aqui poderá visitar as ruínas da primeira sinagoga do hemisfério ocidental, bem como os antigos túmulos.
Mariënburg
Fundada no século XVII como uma plantação de cana-de-açúcar, Mariënburg possui atualmente uma fábrica de produção no local e é essencialmente uma atração turística. A primeira ferrovia no Suriname foi construída para transportar a cana-de-açúcar da vila para a cidade e ainda é possível fazer esta viagem de comboio. É uma boa forma de conhecer o país e uma excursão divertida de um dia saindo do Pará.