Oficialmente designada de República Cooperativa da Guyana, a anteriormente conhecida como Guiana Inglesa, é um excelente destino para os amantes da natureza e aventura.
Não sendo um destino especialmente vocacionado para o turismo, a Guiana situa-se no continente sul americano e faz fronteira com o Suriname, a leste, Brasil ao sul e sudoeste, Venezuela ao oeste, e com o oceano Atlântico ao norte.
Historicamente, a região conhecida como "Guiana" compreendeu a grande massa de terra no norte do rio Amazonas e leste do rio Orinoco, conhecida como a "terra de muitas águas".
Ao longo de sua história, consistiu em três colônias holandesas: Essequibo, Demerara e Berbice. Com 215 000 km², a Guiana é o terceiro menor Estado independente no continente sul-americano, depois de Uruguai e Suriname.
A maioria da população da Guiana concentra-se junto à faixa litoral, constituída por terrenos planos e pantanosos, grande parte deles localizado abaixo do nível do mar. Para evitar inundações, foi construído um complexo sistema de diques e canais nessas zonas. O interior do país é ocupado pela densa floresta amazônica.
Guiana é um dos países mais pobres do hemisfério ocidental, com enormes contrastes entre as áreas mais pobres e as zonas residenciais ricas, com mega mansões na maioria das vezes separadas umas das outras por quilómetros.
As atividades mais relevantes na economia da Guiana são a mineração, a exploração madeireira, a agricultura, a criação de gado e, em menor escala, a pesca.
Na agricultura o produto mais importante é a cana-de-açúcar, seguida de arroz, mandioca e frutas. Na mineração, o destaque é a bauxita.
Como chegar
Poderá entrar na Guiana por terra proveniente da Venezuela, Brasil ou Suriname.
Por via aérea, a Guiana conta com um Aeroporto internacional, o Cheddi Jagan International Airport(GEO), localizado nas proximidades da capital, Georgetown.
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Onde Ficar
A oferta turística de alojamento hoteleiro é bastante reduzida e algo rudimentar, com a maior oferta concentrada na Capital Georgetown.
Aqui encontra a melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Guiana
Em destaque na Guiana:
Georgetown / Férias em Georgetown
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Georgetown, Guiana
O que fazer na Guiana:
Abençoada com uma natureza incrível e uma vegetação exuberante, a Guiana tem muitos santuários naturais para visitar e descobrir ao longo dos muitos rios que atravessam o país.
As quedas de água de Savanna e Kaieteur são simplesmente imperdíveis, assim como o Rio Burro Burro ou as montanhas de Kanuku e as quedas de água de Kumu, mas há muito mais para descobrir na Guiana.
Excursões e actividades na Guiana
Alguns factos sobre a Guiana
Língua Oficial: Inglês
Capital: Georgetown
Área Total: 214 970 km²
População: 953 605 hab.
Moeda: Dólar guianense (GYD)
Fuso horário: UTC-4
Religião: 57% cristã, 22% protestantes, 11% católicos , 9% anglicanos, 28% hindu, 7% islâmicos.
Cidades mais Populosas:
Georgetown, Demerara–Mahaica: 300 360 hab.
New Amsterdam, Alto Demerara–Berbice: 29 220 hab.
Linden, Berbice Oriental–Corentyne: 55 880 hab.
Anna Regina, Pomeroon–Supenaam: 20 700 hab.
Bartica, Cuyuni–Mazaruni: 19 110 hab.
Skeldon, Berbice Oriental–Corentyne: 10 060 hab.
Rosignol, Mahaica–Berbice: 9 740 hab.
Mahaica Village, Demerara–Mahaica: 8 325 hab.
Parika, Ilhas do Essequibo–Demerara Ocidental: 7 775 hab.
Vreed en Hoop, Demerara–Mahaica: 4 870 hab.
Os transportes na Guiana
Existem 187 quilómetros de ferrovias dedicadas ao transporte de minérios; 7.969 km de estradas, 591 km dos quais pavimentados. Na Guiana, a condução é feita pela via esquerda.
Há também 1077 km de vias navegáveis incluindo os rios Berbice, Demerara e Essequibo.
Georgetown, Port Kaituma e Nova Amsterdam têm portos maritimos.
A Guiana tem também um Aeroporto internacional, o Cheddi Jagan International Airport(GEO), localizado nas proximidades da capital, Georgetown.
A Cultura
Existem bastantes indo-guianenses que seguem o hinduísmo e o islamismo pelo que é comum encontrar templos hindus e mesquitas muçulmanas na Guiana.
Devido à influência jamaicana no mundo, muitos afro-guianenses, adaptaram o estilo rastafári, usando as famosas rastas e ouvindo musica reggae com, inclusive alguns compositores de reggae famosos a serem oriundos daqui, casos de Eddy Grant ou os First Born.
Trinidad e Tobago exerce influência no país através do Calipso. O carnaval guianense é repleto de concursos de cantores de calipso e seu mais novo estilo, soca.
Os afro-guianenses, em sua maioria, são praticantes do cristianismo, sendo membros de várias denominações, desde a católica até a protestante.
Condições de Segurança na Guiana
A larga maioria das visitas à Guiana ocorre sem quaisquer problemas, no entanto há, como em qualquer destino que visitamos, a probabilidade de passarmos pelo sítio errado, à hora errada.
A criminalidade é considerada elevada pelo que deverá tomar as devidas precauções para proteger-se a si e os seus valores, durante a visita.
Se possível, evite viajar para o aeroporto internacional durante a noite, pois têm-se registado alguns incidentes de violência, acidentes causados por condutores imprudentes e assaltos de gangues que seguem os veículos dos turistas, assaltando-os na altura em que chegam ao destino. Conduza sempre com as janelas fechadas e as portas trancadas.
A nível da saúde existem casos confirmados de vírus Chikungunya e Zika, pelo que deverá usar sempre repelente de mosquitos de modo a não ser picado e claro não vá para a Guiana sem estar munido de um abrangente seguro de viagem e de saúde.