Férias na Ilha Brava, em Cabo Verde, conhecida por sua beleza natural e atmosfera tranquila. Durante as suas férias ma Ilha Brava poderá explorar as praias deslumbrantes, fazer caminhadas pelas trilhas naturais e experimentar a cultura local.
Férias na Ilha Brava, Cabo Verde
Brava é a mais pequena e das ilhas mais verdes de todo o arquipélago de Cabo Verde.
Ilha do grupo do Sotavento de Cabo Verde, a Brava tem como vizinha mais próxima a Ilha do Fogo, a este. Ao norte da Brava encontram-se os Ilhéu Grande e o Ilhéu de Cima.
Férias na Ilha Brava, Cabo Verde
Principais destinos de Férias: Vila Nova de Sintra
Férias na Ilha Brava, Cabo Verde
Trata-se de um agradável destino para passar uns dias de férias em Cabo Verde.
O verde desta ilha em conjunto com os cenários de diversas cores e aromas, onde os vales profundos contrastam com os picos mais altos esconde algumas verdadeiras joias de Cabo Verde . Ao longo do litoral sinuoso, as baías ganham um encanto especial, onde o azul do mar e o verde da terra contrastam com as coloridas embarcações.
Vila Nova de Sintra / Férias na Ilha Brava, Cabo Verde
Situada a 520 metros de altura, aninhada entre rochas vulcânicas, esta cidade exótica fica às vezes coberta de nevoeiro durante semanas a fio. Nos dias limpos vê-se a ilha do Fogo ao longe, plantada no oceano.
As casas desenhadas ao estilo colonial português são decoradas no exterior com azulejos vermelhos e cobertas de exuberante vegetação nos anos mais húmidos.
Fajã d’Agua / Férias na Ilha Brava, Cabo Verde
é uma das baías mais bonitas de cabo Verde. O lugarejo está instalado no sopé de montanhas que o protegem das nortadas. É a zona mais verde da ilha em virtude da existência de nascentes de água permanente, a principal das quais é a Nascente do Encontro.
Furna
Situada na costa oriental Norte da ilha, no interior de uma cratera de vulcão extinto, a Furna é o principal porto da Brava.
Casa de Eugénio Tavares
Edifício dos finais do séc. XIX onde viveu o ilustre compositor e poeta que refundou a morna cabo-verdiana com novas sonoridades, usando pela primeira vez o crioulo nas letras das músicas. Nasceu em 1867 e faleceu em 1930.
Igreja Nazarena
É a mais antiga da ilha. Está situada na capital.
Escola materna
Centro de produção de trabalhos em bordado e renda.
O que fazer
Brava é um destino ideal para os adeptos das caminhadas, independentemente de ser ou não um adepto de caminhadas, certamente que irá passar grande parte do seu tempo de férias na Ilha Brava em caminhadas.
Perfeita para longos passeios, a ilha Brava, com os seus 67 km2, proporciona cenários de muitos recortes do litoral e vistas panorâmicas de grande beleza.
A apenas 20 km da ilha do Fogo, a paisagem é quase sempre interrompida pelo majestoso vulcão vizinho (Ilha do Fogo), contrastando com os muitos tons de azul do mar e com as mil e uma cores daquela que é conhecida por “ilha das flores”.
A Brava é tão pequena que em apenas meio-dia consegue percorrer de automóvel todos os lugares visitáveis.
A pé ou de carro visite o miradouro de Nova Sintra que tem uma panorâmica geral da cidade.
Suba depois ao Pico das Fontainhas, o mais alto da ilha, para ter uma perspetiva global da Brava.
Também vale a pena caminhar até Nossa Senhora do monte. Existem inúmeros miradouros no caminho. A aldeia, encaixada entre montanhas, foi edificada em 1826 como local de peregrinação.
Algumas sugestões de caminhadas:
- Vila Nova de Sintra, Sorno, São Pedro, Vila Nova de Sintra. Itinerário com 9 km, percorrido em 5 h.
- Vila Nova de Sintra, Levadura, Fajã d’Água. Itinerário com 6 km, percorrido em 2h.
- Vila Nova de Sintra, mato Grande, monte Fontainhas, mato, Nossa Senhora do monte, cova Joana, Vila Nova de Sintra. Itinerário com 9km, percorrido em 4 h