Localizada no extremo mais ocidental do Algarve, no Concelho de Vila do Bispo, Sagres é um dos mais espetaculares locais a visitar em Portugal.
Famosa pela escola náutica instalada pelo Infante D. Henrique no século XV, a freguesia de Sagres nasceu em 1519, por desmembramento de Vila do Bispo.
Até 1834, Sagres constituiu concelho independente, atualmente é freguesia do concelho de Vila do Bispo e ocupa uma área de 34,28 km² e conta com cerca de 2.000 habitantes, uma vila com uma densidade populacional de cerca de 55 habitantes por km².
Aqueles de dão valor ao contacto permanente com a natureza no seu estado puro, Sagres é o destino ideal para umas férias tranquilas em permanente contacto com a natureza.
A nível do Património histórico e visitar em Sagres, destaque para a Fortaleza de Sagres localizada da Ponta de Sagres, a Fortaleza do Cabo de São Vicente ou Antigo Convento do Corvo; a Fortaleza de Beliche ou Fortaleza de Santo António do Beliche e o Forte de Nossa Senhora da Guia ou Forte da Baleeira.
Inserida na área de paisagem protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Sagres é um dos mais espetaculares destinos para praia, apesar das águas desta zona da região algarvia serem mais frias, com a grande maioria das praias não só de Sagres como de todo o concelho de Vila do Bispo a manterem-se praticamente intocáveis e no seu estado original.
Sagres é uma das zonas mais conhecidas de Portugal para a prática de desportos aquáticos, como o surfe ou o bodyboard. A pesca desportiva nas rochas ou o mergulho são outras atividades bastante populares nesta região já que as condições são excelentes.
Imensos locais magníficos, cenários agrestes que transmitem uma energia espetacular, excelentes recantos ao ar livres, sejam simplesmente para contemplar os grandes cenários ou para aproveitar o sol e o mar na máxima tranquilidade, pesqueiros incríveis, praias com excelentes ondas para a prática de surf e bodyboard, trilhos magníficos para fazer caminhadas, pedalar na sua bicicleta de montanha ou de estrada, são algumas das possibilidades desta magnifica zona da região algarvia.
Onde Ficar
Sagres é um dos destinos inseridos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina com maior oferta hoteleira de alojamento para férias, com uma excelente variedade e qualidade. Um fabuloso Resort de 5 estrelas, 4 magníficos pequenos e acolhedores hotéis design, hotéis de 3 estrelas, 1 Pousada de Portugal, apartamentos, hostels e outros tipos de alojamento complementam uma oferta turística que não sendo muito vasta é variada, indo de encontro a todos os interesses e orçamentos.
Normalmente a procura supera a oferta em Sagres pelo que é conveniente preparar com devida antecedência as suas férias em Sagres.
Aqui encontra a melhor seleção de alojamento e promoções de férias em Sagres.
As praias em Sagres e no Concelho de Vila do Bispo
Normalmente, nas proximidades de cada praia encontra espetaculares miradouros onde certamente nem dará pelo tempo passar enquanto contempla os belos cenários desta zona algarvia.
Escolher uma destas espetaculares praia e afirmar que é a melhor é uma tarefa praticamente impossível já que cada uma delas tem uma atmosfera muito própria e uma espetacularidade única.
O melhor mesmo e, caso opte por Sagres ou outra localidade do Concelho de Vila do Bispo, como destino de férias no Algarve durante a época balnear, tentar visitar todas elas e descobrir por si próprio qual a sua preferida.
Praia do Martinhal e Rebolinhos
Um dos nossos passeios favoritos é, sem dúvida, uma ida até à praia da Cordoama onde passamos o dia dedicado ao sol, dividido em caminhadas à beira-mar até à Praia da Barriga, ou à Praia do Castelejo, e aproveitando as ondas para a prática de bodyboard.
Ao final do dia, no regresso, uma breve paragem no miradouro da Cordoama seguindo-se depois uma ida até à Torre de Aspa onde contemplamos durante algum tempo o magnifico cenário das praias do Castelejo, Cordoama e Barriga. Depois seguimos pelos caminhos de terra batida até à Praia da Ponta Ruiva, um autêntico paraíso à beira mar que permanece desconhecido entre a maioria dos visitantes desta região.
Outro dia bem passado é na Praia da Murração. O acesso não é fácil e recomenda-se a utilização de um veiculo todo o terreno, no entanto com alguma paciência é possível chegar ao areal quase deserto desta bela praia com um veiculo normal.
Terá que levar a merenda e bastante água assim como, alguns chapéus de sol ou algo do género que garanta sombra durante todo o dia e terá tudo o que necessita para um dia inesquecível numa autêntica joia da natureza na Costa Vicentina.
Por tratar-se de uma praia não vigiada recomenda-se sempre todos os cuidados nas idas à água.
Praia de Cabanas Velhas (Almádena)
Promoções de Férias no Algarve