Zâmbia, um povo cordial e simpático aliado a maravilhas naturais e excelentes reservas.
Para quem quer conhecer o verdadeiro coração de África, a Zâmbia, a antiga Rodésia do Norte, é um diamante em bruto, em forma de borboleta.
A Zâmbia localiza-se no sudeste de África, fazendo fronteira a norte com a Tanzânia e o Congo, a oeste com Angola, a este com o Malawi e Moçambique, e a sul com o Zimbabwe e Botswana.
O país reúne a terra dos lendários safaris ao coração africano, as imponentes cataratas (das quais se destacam as Cataratas do Vitória), e as águas selvagens Rio Zambeze. As distâncias são um desafio, mas fazem parte do encanto deste sítio.
Natureza
A maior parte do país é formada por um elevado planalto, que se estende desde a fossa tectónica do Malawi até a região pantanosa na fronteira com Angola.
O Rio Zambeze, que corre na direção sul, é represado em Kariba, onde há uma grande infraestrutura hidro elétrica.
Quando e como ir
A melhor altura para visitar a Zâmbia é durante os meses de Inverno de Abril a Setembro.
Os melhores meses para safaris são de Maio a Setembro, quando o clima é fresco e seco. Os meses de Outubro e Novembro são igualmente bons para safaris apesar de serem mais quentes e secos.
Aeroportos em destaque na Zâmbia
Harry Mwanga Nkumbula International Airport (LVI)
Kenneth Kaunda International Airport (LUN)
Aeroporto Chipata (CIP)
Aeroporto Kasompe (ZKP)
Aeroporto Mfuwe (MFU)
Aeroporto Southdowns (KIW)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Várias companhias europeias voam semanalmente para a Zâmbia, e em cerca de 12 horas fazem a ligação Lisboa – Livingstone, com escala em Joanesburgo.
Onde Ficar na Zâmbia
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Zâmbia
Destinos de férias em destaque na Zâmbia:
Lusaka / Férias em Lusaka
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Lusaka, Zâmbia
Livingstone / Férias em Livingstone
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Livingstone, Zâmbia
Ndola / Férias em Ndola
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Ndola, Zâmbia
Siavonga / Férias em Siavonga
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Siavonga, Zâmbia
Kitwe / Férias em Kitwe
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kitwe, Zâmbia
Chingola / Férias em Chingola
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Chingola, Zâmbia
Choma / Férias em Choma
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Choma, Zâmbia
Kalomo / Férias em Kalomo
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Kalomo, Zâmbia
Excursões e Actividades na Zâmbia
Cultura
A população de Zâmbia ronda os 12 milhões de habitantes e compõe-se de variadas etnias. A maioria pertence à etnia bantú, e também está composta das minorias joisánidas, asiáticas e brancos.
Embora o inglês seja o idioma oficial, falam-se mais de 35 dialetos como o bamba, nyanja e tonga, factos que tornam o país rico em diversidade cultural.
Um facto especial presente no país tem a ver com a tribo barotse, cujo rei, com a mudança de estação, traslada-se numa procissão de canoas de grande atrativo turístico. A tribo leva um curioso penteado em ponta conseguido com pasta de estrume de antílope.
Festivais e eventos
Os principais dias festivos ocorrem com as festas cristãs protestantes e algumas festas civis, nomeadamente o 1 e 4 de Janeiro; o 12 de Março, Dia da Juventude; o 1 e 25 de Maio, Dia da Liberdade; 1 e 2 de Julho Festa dos Heróis e da Unidade; 5 de Agosto, Dia dos Camponeses; 24 de Outubro, Dia da Independência; 24 e 25 de Dezembro, o Natal.
Zonas de interesse na Zâmbia:
Cataratas Victoria
As Cataratas Victória são uma das mais espetaculares cataratas do mundo. Situam-se no Rio Zambeze e têm cerca de 1,5 km de largura, e altura máxima de 128 metros.
David Livingstone, explorador escocês, foi o primeiro ocidental a vê-las e deu-lhes o nome em honra da rainha Victória, apesar de localmente se chamarem Mosi-oa-Tunya, que quer dizer "fumo que troveja".
O Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya, em conjunto com o Parque Nacional de Victoria Falls, no Zimbabwe foram inscritos na lista de Património Cultural da Humanidade, pela UNESCO em 1989.
Em 1860, Livingstone voltou à zona das cataratas e fez um estudo detalhado, tal como o explorador português Serpa Pinto, mas até que aquela área ficasse mais acessível poucos ocidentais se aventuraram por lá. Hoje o número de visitantes anual ultrapassa os 300 mil.
Excursões e Actividades na Zâmbia
Parque Nacional Lower Zambezi
O Parque Nacional Lower Zambezi pode não ter tantos animais ou a grande diversidade de espécies de outros parques na Zâmbia, mas a sua natureza virgem oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar a verdadeira paisagem africana.
Enquanto o parque é geograficamente grande, a maioria dos animais reúne-se numa área concentrada ao longo do vale inferior.
Leões e leopardos povoam a área, mas talvez o mais impressionante sejam as manadas de elefantes, algumas que chegam a quase 100 deles, e se reúnem ao longo da margem do rio.
Os viajantes podem remar em canoas no rio Chongwe, fazer safaris pelo vale ou até lançar suas linhas no rio Kafue para pescar.
Excursões e Actividades na Zâmbia
Parque Nacional Mosi-Oa-Tunya
Esta reserva protegida de vida selvagem pode ter apenas 66 quilômetros quadrados, mas Mosi-Oa-Tunya ainda oferece aos visitantes uma oportunidade de ver a biodiversidade única - incluindo os raros rinocerontes - da Zâmbia em um ambiente relativamente concentrado.
O parque é dividido em duas partes. Os visitantes interessados em vida selvagem local podem ver girafas, gnus e centenas de aves exclusivas da Zâmbia reservando um safari.
A seção de quedas do parque oferece uma série de caminhos bem sinalizados e conservados que serpenteiam através de florestas imponentes. Os aventureiros também podem fazer a descida íngreme até o Boiling Pot, e assistir o pessoal partindo para um rafting no rio Zambeze.
Excursões e Actividades na Zâmbia
Piscina do Diabo (Devil's Pool)
Localizada no topo de Victoria Falls, na ilha Livingstone, a Piscina do Diabo oferece aos visitantes a oportunidade de nadar literalmente na borda de uma das cataratas mais altas do mundo.
As rochas submersas e escorregadias oferecem a única proteção entre os viajantes aventureiros e os 100 metros de queda das águas, tornando esta uma aventura emocionante.