Os vestígios mais antigos da Zâmbia são as pinturas rupestres dos bosquímanos, no entanto não se considera que fossem os primeiros habitantes deste território.
Existem achados mortais de um homem paleolítico, o Homo Rhodesiensis, na zona norte, mais concretamente em Brokem Hill.
Os árabes chegaram à antiga Rodésia (antiga colónia britânica composta pelo que são hoje Zimbabwe, Zâmbia – Rodésia do Norte - e Malawi) desde o oceano Índico onde tinham-se estabelecido para conseguir escravos. A dominação árabe esteve presente durante vários séculos de terror.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Zâmbia
Excursões e Actividades na Zâmbia
No século XVI, o país esteve sob a influência portuguesa com importantes explorações por parte destes e com algum estabelecimento permanente.
A verdadeira história da antiga Rodésia acontece durante o século XIX com as explorações do missionário escocês Livingstone, o qual fez amizade com Sebituane, no poder entre os anos 1846 e 1864, data em que os baratse adquiriram o poder. A primeira ação que Livingstone fez foi reconhecer em 1853 uma parte do rio Zambeze e em 1854, ao chegar à costa atlântica, descobre as Cascatas Victória. Atravessou a antiga Rodésia e Moçambique e chegou até o Índico. Entre 1855 e 1863 explora o curso inferior do rio Shire e descobre o Lago Niassa.
Em 1866 numa expedição através da antiga Rodésia e Nyasaland (hoje Malawi) descobre os lagos Banguelo e Muewra. As descobertas deste explorador fizeram conhecer melhor os territórios de Zâmbia, Rodésia do sul (atual Zimbabwe) e Malawi, e favoreceram sentimentos contrários à escravatura.
Em 1856 funda-se a missão anglicana de Inyati que deu origem ao primeiro estabelecimento permanente de europeus. Após a morte de Livingstone é Cecil Rhodes quem começa sua aventura.
No ano de 1902 morre Cecil Rhodes. Durante este século têm lugar acontecimentos importantes na história de Zâmbia, nomeadamente o estabelecimento de um governo local na Rodésia do Sul. Em 1963 desintegra-se a federação que se tinha formado em 1953 pela Rodésia e Nyasaland. Finalmente em 1964 é proclamada a independência da Zâmbia e Malawi. No ano seguinte é a vez de Rodésia do Sul.