Um dos destinos que consideramos imperdível numa viagem de férias à China, Guilin é um autêntico paraíso natural, com cenários de sonho do Rio Li e da sua bela paisagem envolvente, que não parece ter fim.
Uma das regiões pitorescas da China, Guilin é, há muito tempo, famosa como um destino de férias tranquilo, repleto de paisagens deslumbrantes e agradáveis surpresas.
Situada a nordeste da região de Guangxi, nas margens do rio Li Jiang, Guilin é cercada por cadeias montanhosas verdejantes. As águas transparentes do Rio Li, as rochas graciosas e as grutas fantásticas a justificam a sua beleza, tão soberana e harmoniosa.
A história desta cidade antiga remota há mais de 2.000 anos. O nome "Guilin" (Bosque de Osmanthus perfumados) deve-se a uma grande extensão desta planta na zona.
Nos últimos anos, porém, a cidade modernizou-se e conta com uma vida noturna fantástica e muita culinária local para provar.
Para aqueles que desejam ver paisagens clássicas chinesas e cenários dignos de postais, Guilin é o destino perfeito, constituindo uma excelente base estratégica para planear algumas excursões incriveis. A partir daqui, você pode apreciar os gloriosos terraços de arroz de Longsheng, o sinuoso Rio Li, famoso pela nota de ¥ 20, e a popular cidade turística de Yangshuo.
Como chegar a Guilin
Aeroportos em Destaque
Aeroporto Internacional de Guilin Liangjiang (KWL) 25,4 km
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
O Aeroporto Internacional de Guilin Liangjiang recebe vôos de 12 companhias aéreas, com vôos provenientes de outras cidades chinesas, assim como de alguns países estrangeiros.
Com conexões regulares de e para Hong Kong, Bangkok, Kuala Lumpur, Singapura e Seul, entre outras, é relativamente fácil chegar a Guilin.
Do Aeroporto Internacional de Guilin Liangjiang existe um serviço de transfer que custa apenas ¥ 20, no entanto, o autocarro apenas vais para a parte sul da cidade, no Aviation Hotel, de onde será necessário recorrer ao serviço de táxi para o resto do percurso, se for o caso. Devido ao trafego, deverá contar com cerca de duas horas para o trajecto de Guilin para o Aeroporto, que se situa a cerca de 25 quilómetros do centro da cidade.
Quando visitar Guilin
Guilin é caracterizada por um clima bastante ameno, com quatro estações distintas. A primavera é vibrante e ensolarada, o verão nublado e húmido e um outono fresco e ameno.
Os melhores meses para visitar são entre abril e outubro, no entanto, vale a pena lembrar o feriado nacional chinês de 1 a 7 de outubro, um período em que o povo chinês aproveita para uns dias de férias em todo o país, e como tal, Guilin poderá ficar bastante lotada.
Onde ficar em Guilin
Para aqueles que pretendem uma estadia luxuosa num dos hotéis mais requintados de Guilin, o Guilin Golden Oriole Hotel, em frente ao icónico Elephant Trunk Hill é uma das melhores opções. Este hotel oferece serviços de pickup gratuito para os hóspedes, quartos requintados e espetáculos de luzes nos seus jardins durante a noite.
Para uma excelente opção de estadia a preços mais competitivos, o Guilin Zhongshui International Hotel é uma boa opção.
Para uma estadia a preços baixos, o Junshe Boutique Guest House é um dos best-sellers de Guilin, e incrivelmente popular entre os turistas. Você pode escolher entre quartos ou dormitórios com ar-condicionado por toda parte. Um restaurante, bar, área de leitura e sala de jogos significa que há muito o que fazer à noite e muitas oportunidades de fazer novos amigos.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Guilin
Como se deslocar em Guilin
Guilin é servida por duas estações ferroviárias que permitem viajar pela cidade e apanhar comboio para algumas das principais cidades da China.
Para percorrer o circuito urbano da cidade, a melhor opção é, sem dúvida, os autocarros locais com preços entre 1,2 e 2 Ienes. Os táxis são outra das opções para se deslocar pela cidade, com bandeirada entre os 9 e 11 ienes, dependendo da altura em qua viaja.
Como Guilin é uma cidade bastante compacta, muitos dos moradores viajar de bicicleta e, caso queira fazer o mesmo, poderá alugar bicicletas a partir de 15 ienes.
Alimentação e bebidas em Guilin
A culinária de Guilin é diversa, com influências de Cantão, Sichuan, Hunan, Zheijang, Jiangxi e Fujian. Pratos populares incluem pato estufado com gingko, pensado para ajudar nos problemas pulmonares, carne de porco Lipu taro, amêijoas cozidas e frango e arroz cozido Lo Han.
Os snacks locais incluem macarrão de arroz e sopa - feitos com carne de porco, bife, Lo Han Kuo e uma variedade de temperos. Macarrão de carne de cavalo é um prato famoso em Guilin.
Entre os restaurantes mais populares de Guilin destacam-se o Tong Lai Guan, na Zhongshan Middle Road, que serve lanches locais e o Restaurante Lao Xiang Qin, que serve cozinha de Pequim e Tianjin. Também há muitos restaurantes ocidentais, incluindo o Sharon's Coffee na Chaunshan South Road, que oferece pratos alemães e ocidentais, hambúrgueres, schnitzel e pizza, além de, claro, café expresso.
A vida noturna em Guilin é agitada, com o Li River Folk Customs Centre a ser um dos locais populares pela música, dança e apresentações de trajes tradicionais, além de muito para comer e beber. Ghuishan Zhi Xiu (a beleza de Guishan) é uma apresentação típica que explora a vida étnica tradicional, incluindo a dança do casamento Yao e a dança da colheita.
O que fazer em Guilin / O que visitar em Guilin
Existe muito para var e fazer em Guilin sendo recomendável estudar bem todas as possibilidades e escolher antecipadamente aquilo que pretende visitar de modo a optimizar ao máximo o seu tempo de estadia.
O tempo necessário para as viagens poderá sempre condicionar as suas visitas pelo que convém contratar os serviços de um guia turístico para o ajudar.
Os guias locais são extremamente instruídos e podem realmente dar vida à história e às histórias por trás das atrações e edifícios que você verá. Eles podem ainda negociar tarifas favoráveis em transporte e acomodação, e geralmente podem garantir ingressos para espetáculos, concertos e eventos com mais facilidade do que se você tentasse fazer isso sozinho.
As melhores atrações turísticas de Guilin:
Rio Li
Afluente do rio Xi, que por sua vez é afluente do rio das Pérolas, o Rio Li é uma das atrações naturais mais populares da China, graças às suas características particulares e às espetaculares paisagens das suas margens.
O rio Li atravessa as cidades de Guilin e Yangshuo antes de encontrar o rio Xi em Wuzhou. Os cenários das margens de florestas de karst inspiraram o desenho da nota chinesa de 20 yuans. No século III a.C. sob ordens de Qin Shi Huangdi, o rio Xiang foi ligado pelo canal Lingqu ao rio Li.
A reputação do Rio Li como o mais belo em toda a China tem origem num trecho de menos de um quarto do seu comprimento total; de 100 quilómetros a partir de Guilin em direção ao sul. Dramáticos afloramentos cársticos, vegetação densa e o sinuoso rio em si criam vistas mágicas que orgulham os chineses, tendo inspirado artes e poesias durante séculos.
Fora das principais cidades, os pintores e poetas que tanto vangloriam o rio iriam encontrar paisagens aqui que fazem jus a essa imagem que ele criou no imaginário popular; arrozais em terraços, pescadores em jangadas de bambu, comerciantes em mercados abertos vendendo a colheita desta região fértil.
O rio é uma delícia o ano todo, tão impressionante sob os céus azuis quanto envolto nas névoas de inverno. A jornada de Guilin a Yangshuo é exuberante, mas a maioria concorda que a parte mais cênica fica a dois terços do caminho, na área entre as cidades de Yangdi e Xingping.
Elephant Trunk Hill
Elephant Trunk Hill (Xiangbishan) é um dos principais pontos turísticos de Guilin e é um local de turismo desde a Dinastia Tang. Embora um pouco fora do centro da cidade, o arco natural de calcário foi adotado como um símbolo de Guilin e, portanto, é um local muito popular entre os visitantes. Diz-se que o arco se parece com uma cabeça de elefante gigante bebendo do rio, daí o nome. Water Moon Cave é uma caverna que corre entre o tronco e as pernas do elefante e à noite, quando a água está parada, a caverna e seu reflexo formam a forma de uma lua brilhante.
Reed Flute Cave (Ludi Yan)
Fubo Hill (Fubo Shan)
O Fubo Hill também é conhecido como “Wave Subduing Hill” devido à sua posição no rio, interrompendo a corrente. Como muitos picos na área, é mais uma erupção rochosa vertical de uma colina, com seu pico oferecendo uma vista magnífica sobre a cidade e a paisagem ao redor. As encostas íngremes são complementadas por pavilhões, incluindo uma casa de chá. Ao pé do Fubo fica a natural “Pearl-Retreating Cave”, cujas paredes foram embelezadas ao longo dos séculos com esculturas budistas e excelentes exemplos de caligrafia chinesa.
No interior da caverna um pilar de pedra desce do "teto" e paira acima do solo deixando um espaço de apenas dois dedos entre ambos. Ela é o tema de mitos diferentes; decida por si só se ela se assemelha a um golpe de espada no chão, ou foi, na verdade, dividida por um general empunhando a sua espada.
Praça central de Guilin
Situada no centro da cidade, a Praça central ou Central Square é um bom ponto de referência para se orientar. Vale a pena assitir ao espetáculo de luzes na cascata artificial que tem lugar todas as noites às 20:30.
Museu de Arte de Guilin
De visita obrigatória, em particular para os adeptos de arte e não só, o Museu de Arte de Guilin é um dos maiores da China e conta com muitas obras famosas de mestres históricos, o museu também vende trabalhos de artistas contemporâneos e nomes promissores.
Museu de Guilin
Uma atração relativamente compacta mas que vale a pena dedicar algumas horas afim de comnhecer um pouco melhor a história local.
Aldeia histórica de Daxu
A apenas 23 quilómetros do centro de Gulin, a Aldeia Histórica de Daxu é um verdadeiro museu vivo. Fundada há cerca de 1000 anos pouco ou nada mudou ao longo deste tempo. Vale a pena percorrer as ruas e observar os habitantes locais a trabalharem o bambú e a fabricar calçado.
Jingjiang Prince’s City
Em pleno coração da cidade de Guilin situa-se uma espécie de cidade proibida, Jingjiang Prince’s City ou Cidade do Príncipe Jingjiang. Foi outrora a casa secreta dos príncipes, mas hoje é uma cidade fortemente murada que abriga museus, exposições e templos. Por ¥ 130, é um dia caro, mas vale a pena pelas vistas panorâmicas da cidade, disponíveis no Solitary Beauty Peak.
Yangshuo
Em Yangshuo, poderá fazer um passeio de lazer numa jangada de bambu ao longo do rio Li. Reed Flute Cave é uma vista de tirar o fôlego, cheia de estalactites que são habilmente iluminadas, a caverna tem uma aparência que lembra um castelo de cristal.
Yulong Bridge em Yangshuo
Terraços de Arros de Longji
Apesar de se localizarem a 90 quilómetros de distância de Guilin, os terraços de arroz Longji são de visita imperdível e uma oportunidade única de conferir este sistema de agricultura tradicional chinesa e experimentar a genuína cultura popular das minorias étnicas de Zhuang e Yao.
Parte do quotidiano de grande parte dos agricultores que residem na região do Sul da China, os enormes terraços de arroz Longji são uma das atrações turísticas mais populares da região e das mais fotografadas por milhares de visitantes.
Em Longji, camada sobre camada de terraços cultivados estendem-se para o horizonte em encostas íngremes - em alguns pontos, a inclinação tem ângulo de mais de 50°. Apesar do terreno dramático da montanha, os tradicionais produtores de arroz chineses conseguiram esculpir a encosta em terraços perfeitos, que produzem anualmente enormes colheitas de arroz. Embora não exista uma época ruim para visitar os terraços de arroz Longji, os meses de verão - início de maio e junho - são os mais populares para os fotógrafos, já que esta é a época do ano quando os terraços são irrigados e tem um efeito espelhado, que compõe as paisagens dos vales.
Guilin International Tourism Commodity Wholesale City
O comércio em Guilin acompanhou o crescimento turístico de Guilin e hoje poderá encontrar locais que concentram vários tipos de produtos, como o International Tourism Commodity Wholesale City, onde poderá encontrar especialidades locais, lembranças, pinturas e caligrafia em abundância. A cidade atacadista de lembranças internacional de Guilin é um enorme mercado atacadista de artes e ofícios tradicionais chineses, ideal para escolher e comprar algumas lembranças da sua passagem por esta bela cidade.
Zhengyang Buxing Street
A Zhengyang Buxing Street é um recinto pedestre repelto de lojas, entretenimento e restaurantes. Brilhando com luz e uma atmosfera movimentada, esta rua é conhecida como "a primeira rua no oeste da China".
Seven Star Park (Qixing Gongyuan)
Solitary Beauty Peak (Duxiu Feng)
Yao Mountain (Yao Shan)
Aldeia Xingping
Próximo de Yangshuo, nas margens do Rio Li, a pequena aldeia de pescadores de Xingping é uma das atrações turísticas favoritas desta região e uma das mais populares da China.
Enquanto Yangshuo conta com uma animada comunidade internacional de chineses, expatriados e viajantes de passagem, Xingping oferece uma atmosfera rural tipicamente chinesa, bastante tranquila e autêntica. Situada entre os picos de calcário cárstico, a vila é habitada desde 265 d.C. e mantém várias construções bem preservadas da Dinastia Ming.
Além da oportunidade de percorrer as ruelas estreitas da vila, os visitantes podem fazer a caminhada de dez minutos até 20 Yuan Point, um ponto ao longo do rio com o miradouro dos sistemas cársticos que é retratado na nota chinesa de 20 yuan; ou fazer a desafiadora escalada até o Bird's View Pavilion no topo de um carste fora da aldeia.
A vila Xingping é frequentemente um ponto de paragem para as excursões de barco pelo Rio Li de Yangshuo, mas você também poderá aqui chegar através de uma viagem de autocarro que parte diariamente de Yangshuo.
Moon Hill
Moon Hill é uma colina com um arco natural a poucos quilômetros de Yangshuo, na região autônoma de Guangxi, no sul da China. É assim chamado por um buraco largo e semicircular através da colina, tudo o que resta do que antes era uma caverna de calcário formado na zona freática. Como a maioria das formações na região, é carste. É também uma atração turística popular.
Demora cerca de 20 minutos para subir (cerca de 800 degraus) até o arco, ou consideravelmente mais para aqueles que pretendem chegar ao cume da colina. O acesso não é gratuito e os visitantes devem pagar uma taxa de entrada para poder subir a colina. Lembranças e vendedores de bebidas geralmente seguem alpinistas para cima e para baixo no caminho.