Férias na Libéria

Libéria

Situada na África Ocidental, a República da Libéria (designação oficial) faz fronteira ao norte com a Serra Leoa e Guiné, a leste com a Costa do Marfim e a sul e oeste com o Oceano Atlântico.

Com uma área total de 111.369 quilômetros quadrados e uma população de 3 955 000 habitantes, Monróvia é a capital e cidade mais populosa do país.

A vegetação é composta, na maior parte, por florestas de mangue, enquanto o interior é escassamente povoado de florestas, com predominância de pastagens secas.

A Libéria é um dos únicos países da África Subsaariana, juntamente com a Etiópia, sem raízes na disputa europeia pela África.

O país foi fundado e colonizado por escravos americanos libertos com a ajuda de uma organização privada chamada American Colonization Society, entre 1821 e 1822.

 

Como chegar à Libéria:

Aeroportos em destaque

Roberts International Airport (ROB)

Spriggs Payne Airport (MLW)

Procura e reserva de Voos

Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!

 

 

 

Onde ficar na Libéria

 

 

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias na Libéria

hotéis com desconto e promoções de férias na Libéria

 

 

Os melhores destinos de férias na Libéria

 

 

 

Monrovia / Férias em Monrovia

Monrovia

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Monrovia, Libéria

hotéis com desconto e promoções de férias na Libéria

 

 

 

 

 

Wamba Town / Férias em Wamba Town

Wamba Town

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Wamba Town, Libéria

hotéis com desconto e promoções de férias na Libéria

 

 

 

 

 

Marshall / Férias em Marshall

Marshall

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Marshall, Libéria

hotéis com desconto e promoções de férias na Libéria

 

 

 

 

 

Kennytown / Férias em Kennytown

Kenytown

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Kennytown, Libéria

hotéis com desconto e promoções de férias na Libéria

 

 

 

 

 

Elwa / Férias em Elwa

Elwa

A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Elwa, Libéria

hotéis com desconto e promoções de férias na Libéria

 

 

 

 

O que fazer na Libéria:

As melhores atrações turísticas na Libéria

Floresta Nacional Gbi

Floresta Nacional Grebo

Floresta Nacional Krahn-Bassa

Parque Nacional Cestos-Senkwehn

Parque Nacional de Sapo

 

 

O Clima na Libéria

O clima é bastante húmido com chuvas importantes a oeste. Evolui de um clima quase equatorial com duas épocas de chuva, no sudoeste, e um clima de tipo tropical húmido a oeste. No interior é mais seco.

 

Língua Oficial: A língua oficial é o inglês.

 

 

Moeda local / sistema bancário

A moeda local é o dólar liberiano. Os cartões de crédito não são aceites no país.

 

 

Regime de entrada e estada na Libéria

Regime de vistos

Os cidadãos portugueses necessitam de visto para entrarem no país, bem como do comprovativo de vacina de febre amarela. Não é possível obter visto no aeroporto, pelo que o mesmo deve ser obtido anteriormente junto de uma Embaixada deste país (a Embaixada da Libéria acreditada em Portugal situa-se em Paris, França).

Não existem vistos de residência, trabalho ou estudo; os interessados, depois de obterem um visto de curta duração e antes da sua expiração, devem solicitar a permanência ao Ministério do Interior.

 

 

 

Condições de segurança na Libéria

Desaconselham-se viagens não essenciais à Libéria.

As condições de segurança são precárias. Existe uma alta taxa de criminalidade. A polícia liberiana tem fraca presença fora de Monrovia e é notoriamente corrupta, podendo deter turistas por forma a obter subornos. Deve-se evitar grandes multidões e manifestações. É conveniente trazer sempre consigo a fotocópia do passaporte.

 

 

Transportes na Libéria

Transporte aéreo

A capital, Monróvia, tem um aeroporto internacional.

 

 

Transporte rodoviário

A rede de transportes terrestres é precária e perigosa. Não é aconselhável a condução neste país, devido ao total incumprimento de regras de trânsito e alta taxa de acidentes rodoviários, nomeadamente em Monróvia.

 

 

 

Cuidados de saúde na Libéria

A Libéria está a ser afetada por um surto de febre hemorrágica contagiosa provocada pelo vírus Ébola, existindo centenas de casos suspeitos e várias vítimas mortais. Assim, desaconselha-se qualquer viagem ou estada nas áreas atingidas pela febre hemorrágica.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, a melhor forma de prevenir o contágio é a adoção de medidas de proteção individual e o conhecimento das formas de transmissão da doença. Salienta-se que o vírus Ébola só é transmissível através do contacto direto com sangue, secreções, tecidos, órgãos, fluidos corporais de doentes vivos ou cadáveres, ou objetos contaminados como vírus. A transmissão sexual pode ocorrer até 7 semanas após a cura clínica. A transmissão ao homem também pode ocorrer por contacto direto com animais, mortos ou vivos (primatas, antílopes e morcegos). A doença só se transmite depois do aparecimento de sintomas (com febre de início súbito). Não há evidência da transmissão por via respiratória deste vírus, ao contrário do que acontece com a gripe.

Como medidas de proteção individual, a Direcção-Geral da Saúde recomenda o uso de luvas de plástico ou borracha, a lavagem frequente das mãos e evitar o contacto próximo (menos de 1metro) com cidadãos que apresentem sintomas de doença, sem utilização de máscara de proteção com viseira. O vírus é facilmente eliminado pela utilização de sabão, lixívia, pela ação da luz solar ou por secagem (o vírus sobrevive por pouco tempo em superfícies expostas ao sol). Não contacte com animais selvagens (macacos, morcegos, antílopes, entre outros) vivos ou mortos e não consuma a carne desses animais. Cozinhe bem os alimentos de origem animal (sangue, carne, leite, entre outros), antes de os consumir (a refrigeração ou congelação dos alimentos não inativa o vírus Ébola). Evite o contato próximo com casos suspeitos ou confirmados de doentes com o vírus Ébola. Evite o contacto com cadáveres antes e durante cerimónias fúnebres. Não manipule qualquer material ou objetos utilizados no tratamento de doentes e atente ao risco de transmissão através de relações sexuais.

Sintomas: Febre elevada de início súbito, mal-estar geral, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, manchas na pele, dor abdominal, náuseas, vómitos, diarreia, dores no peito e hemorragias (não relacionadas com traumatismos.

Ao entrar/regressar a Portugal, vigie o estado de saúde durante 21 dias. Se apresentar alguns dos sintomas anteriormente referidos ou tiver tido contacto direto, sem proteção adequada, com pessoa doente, contacte a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), mencionando a viagem recente e relatando a sintomatologia. Caso os sintomas se desenvolvam ainda durante o voo de regresso, no avião, deverá informar a tripulação imediatamente. O mesmo procedimento aplica-se em viagens marítimas.

Hospitais e serviços médicos são muito deficientes.

Aconselha-se a profilaxia contra a malária e um seguro de saúde que inclua a necessidade de evacuação médica urgente. Antes de viajar consulte o seu médico.

A percentagem da população com VIH é elevada.

 

 

 

Telecomunicações na Libéria

A rede de telefones é precária.

 

 

Informações úteis

Não existe representação diplomática portuguesa na Libéria, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Dakar.

Antes de marcar qualquer viagem de férias não deixe de conferir as informações e alertas mais recentes sobre cada país / destino, no Portal das comunidades portuguesas.
COVID-19 - Viagens ao estrangeiro e deslocações e a Portugal

Mantenha-se a par das últimas noticias aqui!

Mais Informao

 

Antes da partida:

1. Verifique se dispõe de passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado. Verifique também se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino;

2. Adquira atempadamente o bilhete e garanta as condições e os meios necessários para a viagem. Assegure-se de que dispõe dos meios suficientes para a sua permanência no país e para regressar, no caso de o seu bilhete de regresso perder a validade;

3. Verifique, junto do seu agente de viagens ou nas Embaixadas e Consulados, se necessita de um visto para entrar no país de destino. Em caso afirmativo, não parta sem obter o visto;

4. Informe-se sobre quaisquer acordos de assistência médica que possam existir com os países do seu destino;

5. Obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença - CESD, caso se desloque para um país da União Europeia. Informe-se nos serviços ou no site da Segurança Social ou do seu subsistema de saúde;

6. Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (vacinas ou precauções especiais). Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante (atentos a que alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela).

Nesta consulta é informado sobre medidas preventivas (ou curativas) a adotar antes, durante e depois da viagem, em função do destino, da viagem e de quem viaja. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

Esta consulta inclui vacinação ou toma preventiva de medicação contra múltiplas doenças de risco baixo ou inexistente em Portugal, informação sobre higiene individual e cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, aconselhamento e prescrição da farmácia do viajante que pode ou deve levar consigo e informação sobre assistência médica e riscos nos destinos para que viaje.

A consulta do viajante deve ser marcada um a dois meses antes da realização da viagem. O paciente deve levar consigo o seu documento de identificação (com número de utente de serviço de saúde), o boletim individual de saúde/vacinas e o certificado internacional de vacinação (caso já tenha).

As consultas do viajante e os centros de vacinação internacional encontram-se disponíveis em todo o país. Pode localizar o mais próximo da sua área de residência no site do Serviço Nacional de Saúde.

Em complemento à informação aqui disponibilizada, recomenda-se a consulta dos portais da União Europeia (UE), com recomendações para quem se prepara para viajar no Espaço Europeu, e da Direção-Geral da Saúde.

7. Faça um seguro de viagem que inclua, preferencialmente, assistência médica, roubo, furto e despesas de repatriação. Verifique as condições contratuais e os dados mais importantes: idade e limites territoriais, notificação de queixas e prazos de validade;

8. Informe algum familiar ou amigo da data de partida e da previsível hora de chegada. Indique o país ou países de destino, moradas e números de telefone de contacto.

9. Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de inicio da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respectivos contactos telefónicos;

10. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, disponível para dispositivos Android e IOS, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se no Formulário Registo Viajante.

 

 

No destino:

1. A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;

2. Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de joias e objetos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;

3. Evite frequentar ruas mal iluminadas de noite e não resista a uma tentativa de roubo violento;

4. Não transporte malas ou embrulhos que não lhe pertençam e mantenha sempre sob vigilância a sua bagagem;

5. Não conduza veículos de outras pessoas através de fronteiras;

6. Recuse e evite qualquer tipo de contacto, manipulação ou consumo de drogas. Poderá enfrentar, consoante a lei de cada país, multas pesadas, longas penas de prisão em condições difíceis, ou mesmo a pena de morte;

7. Nos países muçulmanos e orientais, o viajante irá deparar-se com culturas muito diferentes da ocidental, devendo observar as regulamentações locais relativas ao vestuário e formas de comportamento. O consumo de drogas e de bebidas alcoólicas é geralmente punido com pesadas penas de prisão.

8. Tenha também sempre presente que as suas atitudes poderão beneficiar ou prejudicar a imagem de Portugal.

Nota importante

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionando apenas como indicações e conselhos, e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Mais Informao

plain BLUE   bed 2   Rental Cars   Seguro de Viagem

Voos Baratos

 

Reserva de Hotel

 

Aluguer de Carro

 

Seguro de Viagem

.cycloweb
 
Promoções
 
 Allianz Assistance
 
 

money-icon

Como poupar nas férias
 
 
Voos Baratos
Busca de Voos
 
flightradar
 
  Paper-Money-icon
Conversor de Moeda
 
Find Penguins 
Allianz 
 
 Accuweather Onboarding Logo