Após mais de uma década de uma das mais brutais e destrutivas guerras civis que a África Ocidental já assistiu - e um surto inesperado do mortal vírus Ebola, Serra Leoa aprece voltar aos poucos à normalidade.
Dos altos picos das Montanhas Loma, no norte, às praias com palmeiras no sul, às reservas florestais ricas em vida selvagem no leste; Serra Leoa é uma terra de beleza surpreendente.
Freetown, a capital é lar de algumas das melhores praias da África Ocidental. Lakka Beach e River Beach estão ambas a 20 minutos de carro do centro, oferecendo instalações de ponta que combinam com a qualidade da paisagem.
Caso busque algo mais calmo e menos concorrido, a Ilha Banana é o destino a ter em conta, onde provavelmente terá um trecho isolado de areia só para si.
Aventure-se um pouco pelo interior do país e descobrirá outro lado de Serra Leoa. Escale o cume do Monte Bintumani - o ponto mais alto do continente a oeste dos Camarões - para contemplar as vistas deslumbrantes, observe chimpanzés e elefantes nas colinas Kangari ou observe o indescritível hipopótamo-pigmeu no rio Moa desde as margens da Ilha Tiwai.
Toda a beleza natural é motivo suficiente para visitar Serra Leoa, mas seu maior património são os habitantes locais calorosos e amigáveis, que sempre receberão os visitantes com um sorriso.
A maioria das acomodações, incluindo hotéis e pensões, fica ao longo da costa, ao redor de Freetown e em direção a Banana Island. Existem alguns alojamentos disponíveis para alugar perto das reservas florestais.
Designação Oficial: República da Serra Leoa
Localização: Na África Ocidental. É delimitada com a Guiné ao norte e nordeste, a Libéria a sudeste, e com o Oceano Atlântico ao sudoeste.
Área total: 71 740 km²
População: 5.879.098 habitantes
Capital: Freetown
Moeda: Leone
Continente: África
Línguas oficiais: Língua inglesa, Língua bengali
Como chegar à Serra Leoa:
Aeroportos em destaque
Aeroporto Internacional de Lungi (FNA)
Necessita de um serviço de transfer, Marque aqui!
Reserve aqui o seu voo barato para a Serra Leoa
Onde ficar na Serra Leoa:
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias na Serra Leoa
Os melhores destinos de Férias na Serra Leoa
Toke / Férias em Toke
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Toke, Serra Leoa
Lungi / Férias em Lungi
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Lungi, Serra Leoa
Lakka / Férias em Lakka
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Lakka, Serra Leoa
Hill Station / Férias em Hill Station
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Hill Station, Serra Leoa
Freetown / Férias em Freetown
Descendo as colinas verdes da área ocidental, até a beira de sua própria baía em forma de ferradura, a capital de Freetown é um ótimo lugar para iniciar as suas viagens de férias pela Serra Leoa. Freetown é um verdadeiro cocktail de atividade portuária frenética (a cidade abriga um dos maiores portos naturais de águas profundas do mundo) e vida descontraída à beira-mar.
Você verá o que queremos dizer ao se mover entre as areias finas de Lakka Beach e Lumley, na faixa de festas do distrito de Aberdeen e na expansão industrial dos subúrbios. Ah, e não perca o incrível Santuário de Chimpanzés Tacugama, onde primatas incompreensíveis vão balançar acima do seu 4X4!
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Freetown, Serra Leoa
Dublin / Férias em Dublin
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Dublin, Serra Leoa
Bure Town / Férias em Bure Town
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Bure Town, Serra Leoa
Banana Island / Férias em Banana Island
A melhor seleção de hotéis com desconto e promoções de férias em Banana Island, Serra Leoa
O que fazer na Serra Leoa
As melhores atrações turísticas da Serra Leoa
River Number Two Beach (Freetown), Tacugama Chimpanzee Sanctuary (Freetown), Lumley Beach (Freetown), Cotton Tree (Freetown), Aberdeen (Freetown), Bureh Beach, John Obey Beach (Freetown), Lakka Beach (Lakka), National Railway Museum (Freetown), Sierra Leone National Museum (Freetown), Bunce Island (Freetown), Outamba Kilimi National Park (Kamakwie), Gola Rainforest National Park (Kenema), St George's cathedral (Freetown), King's Gate (Freetown), Sierra Leone Peace Museum (Freetown), Gola Forest National Reserve (Kenema), Sovereign Ferries (SL) Ltd (Freetown), Regent Road Baptist Church (Freetown), Tintafor Central Mosque (Lungi), Makeni Central Mosque (Makeni), Hausa Mosque (Freetown), Jamiul Atique Fourah Bay Mosque (Freetown), Freetown Central Mosque (Freetown)
Os melhores locais para visitar na Serra Leoa:
Freetown
Ilha Bunce
Nas profundezas da Baía Tagrin, a uma curta viagem de balsa dos cais da capital em Freetown, a rocha que é a Ilha Bunce oferece um vislumbre dos dias mais sombrios da história da África Ocidental.
Apenas uma das 40 cidadelas individuais que foram erguidas pelos europeus ao longo da costa da região durante o auge do tráfico de escravos, o local é conhecido por ter sido um dos principais pontos de partida de navios britânicos carregados de pessoas capturadas para as colônias de Carolina do Sul e Geórgia do outro lado do Atlântico.
Hoje, os visitantes podem ver a castela preservada e aprender tudo sobre esse episódio preocupante do passado de Serra Leoa.
Ilha Banana
Definhando na costa da área ocidental, ao sul da capital Freetown, o dedo de terra que forma a Ilha Banana tem todas as praias cintilantes em tons de alabastro e exuberante floresta tropical que você esperaria de um lugar tão profundo nos trópicos.
Na verdade, esse coquetel de belos atrativos naturais tornou este, sem dúvida, o refúgio de fim-de-semana mais popular da cidade grande, e agora existem algumas boas pousadas em hotéis nos assentamentos de pescadores de Dublin e Ricketts.
Você também pode seguir para o interior e procurar as ruínas de antigos depósitos coloniais e centros de processamento de escravos.
Ilha Tiwai
Engolida pelos capilares sinuosos do Rio Moa, enquanto o canal principal se divide em dois no coração da Província do Sul de Serra Leoa, a Ilha Tiwai continua sendo um dos pontos de conservação mais famosos do país.
Uma rara atração longe da costa, a terra ribeirinha abriga algumas das últimas florestas virgens remanescentes em Serra Leoa.
E a vida selvagem é igualmente totêmica, com macacos Diana e hipopótamos pigmeus, chimpanzés que usam ferramentas (um feito realmente incrível) e pangolins curiosos, todos fazendo da reserva sua casa.
Turtle Islands
As Ilhas da Tartaruga podem ser o paraíso tropical mais perfeito que nunca ouviu falar.
Situado nas ondas do Oceano Atlântico, este arquipélago de oito ilhas é feito de uma colcha de retalhos de palmeiras e manguezais, esculpidos por lindas praias de areia branca e baías vazias de água tão azul que você precisará se beliscar para acredite.
Acrescente a isso um conjunto verdadeiramente rústico de moradores e vilarejos de bambu em ruínas, barcos de pesca balançando e acampamentos bem na costa, e é fácil ver por que as Ilhas das Tartarugas merecem uma visita.
Apenas certifique-se de dirigir o barco para longe de Hoong, que é barrado para visitantes e usado para rituais religiosos de maioridade.
Tokeh
Guarda-sóis de bambu farfalham na brisa do Atlântico; as areias brilham em brilhantes tons amarelo-dourado; as saliências brancas do oceano fustigam a costa salpicada de palmeiras: Bem-vindo à praia de Tokeh – sem dúvida o resort à beira-mar mais bem-sucedido de toda a Serra Leoa.
Graças aos seus lindos trechos costeiros, esta pequena cidade a leste de Freetown e no coração do Western Area Rural District cresceu com inúmeros hotéis e pousadas de luxo.
De fato, é conhecido por seu potencial turístico desde pelo menos a década de 1960, quando um Shakib Basma construiu as primeiras acomodações.
A guerra civil devastou tudo isso, mas agora as coisas estão a todo vapor novamente, e os banhos de sol na areia estão de volta ao cardápio!
Reserva Florestal Gola
Como a última faixa remanescente da Floresta Tropical da Alta Guiné em Serra Leoa, a Reserva de Gola chama a atenção de amantes da natureza de todo o mundo.
Está no mapa internacional desde a década de 1920 e ganhou fama particular graças à sua crescente população de chimpanzés residentes (o número é de mais de 300 indivíduos no total!). No entanto, o parque também exibe a rara biodiversidade de florestas antigas, com camadas sobre camadas de organismos que residem da vegetação rasteira ao dossel: borboletas coloridas; elefantes galopantes da floresta; hipopótamos pigmeus – a lista continua!
Bo Town
Oficialmente apenas Bo, embora carinhosamente e coloquialmente conhecida como Bo Town, a segunda cidade de Serra Leoa fica no interior da Província do Sul.
Terrestre e industrial por natureza, o local é impulsionado pela prospeção e mineração de diamantes.
No entanto, existem alguns locais animados (graças em grande parte às multidões de estudantes da Universidade de Njala) para se contentar com uma bebida e algo para comer, juntamente com algumas grandes atrações naturais na orla da cidade - não menos importante de todas as Colinas Kangari Reserva Florestal ao norte.
Bo Town está ligada à capital por uma longa estrada pavimentada, e as viagens desde a cidade na costa levam cerca de quatro horas do início ao fim.
Parque Nacional Outamba Kilimi
Para aqueles que estão ansiosos para fazer companhia a chimpanzés e mangabeys, nada como a vasta extensão do Parque Nacional Outamba Kilimi.
Situa-se no extremo norte de Serra Leoa, desdobrando-se perto da fronteira com a República da Guiné num mosaico de savana e floresta, bosques de tecas goomar e colinas que se projetam logo acima das copas.
O ecoturismo é a atração principal, e hoje milhares de visitantes de safári dirigem-se aqui para ver hipopótamos nas águas lamacentas do rio Kilimi, elefantes nas florestas, antílopes bongôs nos cumes e até chimpanzés no alto!
Kenema
Longe da costa, em pleno centro da Província Oriental, a terceira maior cidade do país pode ser encontrada em cascata pelos cumes das colinas de Kambui para encontrar os cursos sinuosos do rio Moa.
Como muitos centros provinciais, Kenema tem uma torre do relógio colorida e uma mistura animada de moradores, que muitas vezes podem ser vistos em scooters pelas ruas empoeiradas do centro.
A cidade também é a melhor porta de entrada para as áreas selvagens de macacos e macacos colobus da Reserva Florestal South Kambui Hills.
Makeni
Perto do coração geográfico de Serra Leoa, a movimentada, mercantil e industrial cidade de Makeni pulsa ao som da conversa de Krio e aplaude a equipa de futebol local Wusum Stars.
Um lugar habitado que realmente não tem atrações de destaque para o visitante, este centro provincial é uma ótima cidade para ter uma ideia de como é a vida cotidiana nesta nação da África Ocidental.
E há uma torre do relógio totalmente nova em andamento, muito investimento em infraestrutura em jogo e fácil acesso à região metropolitana de Bombali - a casa do mencionado Parque Nacional Outamba Kilimi!
Lungi
Embora mais conhecido pelo movimentado aeroporto internacional (o Aeroporto Internacional de Freetown) que hospeda, Lungi é na verdade um íman para viajantes que estão ansiosos para entrar em ação, mas não querem dormir bem no meio da frenética Freetown .
A uma curta distância de carro ao norte da capital, o trecho costeiro que corre para o sul é o lar de uma grande quantidade de luxuosos hotéis resort.
E também há praias ensolaradas, oferecendo uma extensão aparentemente interminável de areia dourada que está pronta para passear na praia e observar as pessoas.
Kabala
No coração de uma das regiões férteis da Serra Leoa, e situada no alto entre os topos arejados das colinas do nordeste, a cidade de Kabala é uma pausa agradável dos lugares queimados pelo sol e cobertos de poeira das planícies do país.
É também um local bonito, salpicado de bulgalows baixos e construções com telhado de zinco, imbuído de animadas feiras de agricultores locais e cercado por faixas bucólicas.
As principais atrações estão no interior nas proximidades, onde trilhas intermináveis para caminhada levarão os viajantes através de comunidades agrícolas rurais e até os picos cobertos de floresta da Província do Norte.
Ilha Sherbro
Uma grande área de terra que se fragmenta da Serra Leoa e aponta diretamente para o Oceano Atlântico, a Ilha Sherbro é cortada por inúmeros canais fluviais e formada por vistas arrebatadoras de pântanos.
É um lugar sonolento e rústico, com apenas um punhado de pequenas cidades como Bonthe e San, habitada principalmente pelo povo indígena Sherbro – tipos de pesca contentes, bucólicos e curiosamente ocidentalizados.
Há uma história fascinante para desvendar aqui também – Sherbro Island passou de bastião britânico de fiscalização anti comércio de escravos para comunidade de reassentamento para escravos americanos repatriados.
Reserva Florestal Kambui Hills
Localizada nos limites da cidade de Kenema, a Reserva Florestal de Kambui Hills pode não ser a área natural mais famosa de Serra Leoa, mas certamente tem encantos próprios.
Para começar, há a rara avifauna, que varia desde a ave de pescoço branco até o bico de cerda de cauda verde.
Essa biodiversidade aviária também se reflete no solo, onde antílopes e elefantes trilham seus próprios caminhos pela floresta.
E graças à proximidade de uma cidade regional, as viagens aqui são relativamente fáceis de organizar!