Esta pequena vila portuguesa da região centro, outrora uma tradicional aldeia de pescadores é não só um popular destino de férias de verão como também um verdadeiro paraíso para os surfistas.
O atual espaço urbano da vila da Nazaré aglutina três antigos povoados, Pederneira, Sítio da Nazaré e Praia da Nazaré e novos bairros da segunda metade do século XX, como a Urbisol ou o Rio Novo, surgidos em consequência da expansão natural dos três núcleos primitivos.
A vila da Nazaré é sede de um pequeno município com 82,43 km² de área e 15 158 habitantes , subdividido em 3 freguesias. O município da Nazaré é rodeado a norte, leste e sul pelo concelho de Alcobaça e a oeste é limitado pelo Oceano Atlântico.
Com uma longa extensão de praia de areia amparada por um longo calçadão e uma bela cidade caiada de branco e telhados vermelhos, a Nazaré é não só aquele destino perfeito para umas férias de verão ou de surf, como também um destino bastante agradável para visitar em qualquer altura do ano.
O porto de pesca, situado no extremo sul da praia de Nazaré, ganha enorme animação sempre que os pescadores regressam do mar com lagostas, sardinhas, cavalinhas e outros peixes e mariscos que são colocados a secar ao sol ao longo das paredes do porto, para depois serem vendidos nas bancas do mercado, administradas por mulheres envoltas em lenços tradicionais da área e sete camadas de saia.
Os bares e restaurantes à beira-mar conquistaram uma excelente reputação pelos mariscos frescos servido diariamente; a caldeirada de peixe é uma especialidade local.
Ao norte desta aldeia costeira, um funicular leva os visitantes a uma altura de 110 metros entre a praia dourada e o topo da falésia Promontório do Sítio, famoso pelas suas vistas.
Onde ficar na Nazaré:
Apesar da crescente popularidade em termos turísticos, Hotéis propriamente ditos é algo que ainda não abunda na Nazaré, no entanto existem bastantes ofertas de alojamento local.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias na Nazaré
Hotéis em destaque na Nazaré:
Miramar Hotel & Spa
Hotel Miramar Sul
Hotel Praia
Hotel Magic
Hotel Mar Bravo
Hotel Mare
Vale Paraíso Natur Park
Hotel Ancora Mar
Hotel Cubata
Hotel Oceano
O que fazer na Nazaré / O que visitar na Nazaré:
As ondas gigantes da Nazaré
Atualmente Nazaré é sinónimo de ondas gigantes que atraem os surfistas mais aventureiros de todo o mundo ávidos de baterem o recorde de surfar a maior onda do mundo.
Tais ondas gigantes devem-se ao canhão da Nazaré, fenómeno geológico com 5000 metros de profundidade e uma extensão de 230 km.
A época das ondas gigantes começa em Novembro e termina em Fevereiro. Desde 2011, o Big Wave Challenge na Praia do Norte cativou a atenção do mundo e a Nazaré converteu-se num destino de surf de renome mundial. Mas só para os mais destemidos!
Mas a Nazaré não se resume apenas a ondas de cortar a respiração. É uma cidade encantadora de pescadores e uma estância de veraneio repleta de cor, onde se sente a enorme importância da tradição. A Nazaré cresceu de uma forma bastante sustentável ao longo dos anos, fazendo jus ao património comum e à memória histórica.
Uma das imagens mais marcantes da Nazaré são os carapaus a secar ao sol. Ou os seus belíssimos barcos fervendo de cores e de mensagens sobre a vida.
Ou as simpáticas mulheres, envergando as 7 saias, a vender frutos secos e a falar a plenos pulmões, tal como as mulheres vestidas de negro,são elas a alma do local.
A gastronomia local é soberba, com especial destaque para as especialidades de marisco ou de peixe, como, por exemplo, as caldeiradas de peixe ou o peixe seco, absolutamente obrigatório na Nazaré!
A melhor vista sobre a Nazaré obtém-se a partir do Sítio, acessível através de funicular. É o ponto ideal para contemplar esta deslumbrante cidade costeira, enquanto sente o vento no rosto. O mar como nunca o viu antes.
A não perder durante as suas férias na Nazaré:
Ondas gigantes da Nazaré
Duna da Aguieira
Lagoa da Pederneira
Monte de São Bartolomeu
Antiga Casa da Câmara
Ascensor da Nazaré
O Sítio
Nazaré Surfer Wall
Museu do Peixe Seco da Nazaré
Igreja de São Gião
Capela de Nossa Senhora dos Anjos
Forte de São Miguel Arcanjo
Mural da Meia Laranja
Mural da Onda Gigante na Ladeira do Sítio
Fundação Mário Botas
Capela de Santo António
Capela N.ª Sra. dos Aflitos
Igreja Matriz
Galeria Municipal Paul Girol
Hospital N.ª Sra. da Nazaré
Capitania do Porto da Nazaré
Igreja da Misericórdia da Pederneira
Centro Cultural (Edifício da Antiga Lota)
Ermida da Memória ou Capela de Nossa Senhora da Nazaré
Museu Dr. Joaquim Manso - Museu da Nazaré na Rua D. Fuas Roupinho - Sítio
Ladeira
Coreto
Cine-Teatro da Nazaré
Praias da Nazaré
Praia do Norte
Situada a norte do imponente Promontório da Nazaré, mais conhecido por “Sítio”, a Praia do Norte é uma praia sem vigilância. Parece uma praia selvagem, com dunas que preservam a vegetação original.
O mar agitado é perigoso para o banho, mas é muito apreciado pelos surfistas que aqui encontram ondas espetaculares. Uma dessas ondas, de 30 m de altura, foi surfada pelo havaiano Garrett McNamara, em novembro de 2011, e foi nomeada “Maior onda” em 2011 pelo Billabong XXL Global Big Wave Awards.
A formação de ondas tão grandes aqui explica-se pela localização do canhão da Nazaré, a maior ravina subaquática da Europa, com 200km de extensão e uma profundidade que pode atingir os 5.000m. Seu paredão, a menos de 1km da costa, afeta as características do swell, pois se apresenta de oeste, criando as ondas gigantes.
Vale Furado
A praia de Vale Furado se situa a escassos quilômetros a norte da Nazaré por entre as falésias mais surpreendentes. Este é um local tranquilo para relaxar e desfrutar das infinitas maravilhas da natureza. O acesso à praia é sinuoso e não há vigilância. Esta é uma praia muito popular entre os praticantes da pesca.
Nazaré
A praia em forma de meia-lua da Nazaré é uma das praias mais pitorescas de Portugal, seduzindo os viajantes com as suas coloridas cabaninhas de praia, simpáticas vendedoras de peixe seco e deslumbrante beleza natural. A melhor vista da Nazaré se pode obter a partir do Sítio, onde se pode chegar de funicular. Este é local ideal para contemplar este povoado costeiro absolutamente único, enquanto se sente o vento no rosto.
Antiga Casa dos Pescadores
Baloiço da Ladeira
Afinal, tal como os tuk tuks, a moda que contagiou alguns países asiáticos há alguns anos, já chegou a Portugal, mais concretamente à Nazaré.
Magnificamente situado no ponto cimeiro da Nazaré, no Sítio, o Baloiço da Ladeira, para além de ser local de eleição para aquelas fotos incríveis para o Instagram, oferece uma vista ímpar sobre o Atlântico, a praia da Nazaré, os surfistas desafiando o oceano e as casas, impecavelmente alinhadas. Há quem diga que o Baloiço da Ladeira é a porta do paraíso.
O Baloiço da Ladeira abriu oficialmente no Outono de 2020, durante o período especialmente conturbado da pandemia. Pode ser considerado um tributo à beleza incomensurável da Nazaré e ao seu povo afável e acolhedor.
Na inscrição gravada no cimo do baloiço, pode ler-se: “Foi Amor à primeira vista”. Um recanto para contemplar a beleza infinda do cenário natural envolvente. E para agradecer as enormes dádivas da existência. Não há mesmo Amor como o primeiro.