Vanuatu ou “Terra Eterna”, conforme o significado na palavra é um dos destinos turísticos místicos do Pacífico sul.
Esta bela nação de ilhas verdes, conseguiu a sua independência em 1980 e passou de condomínio anglo-francês das Novas Hébridas a Republica do Vanuatu, desenvolvendo posteriormente a sua própria identidade nacional.
Vanuatu é um destino surpreendente, um verdadeiro paraíso repleto de ilhas de sonho, terras coloridas, uma diversidade cultural fascinante e muitas surpresas que facilmente fascinam e conquistam qualquer visitante.
A Republica do Vanuatu é um arquipélago formado por 83 ilhas relativamente pequenas, que se estendem de norte a sul ao longo de 1.300 quilómetros, desde as Ilhas Torres, perto de Santa Cruz, nas Ilhas Salomão, até as minúsculas ilhas Mateus e Caçador reclamadas pelo departamento ultramarino francês da Nova Caledônia.
O Arquipélago divide-se em 3 grupos: o grupo das ilhas Torres e Banks, no norte, o grupo central, de Espiritu Santo e Maewo, até Efate, e as ilhas Tafea, no sul.
As 12 maiores ilhas juntas formam 93% da área total de 12.200 quilômetros quadrados. As ilhas de Espiritu Santo e Malekula representam quase metade da área terrestre de Vanuatu, no entanto cada uma das ilhas conta com os seus próprios lugares especiais que os tornam únicos.
Geografia de Vanuatu
Arquipélago composto por 83 ilhas de pequena dimensão, as ilhas são de origem vulcânica espalhadas ao longo de 1.300 quilómetros de norte a sul. Catorze das 83 ilhas de Vanuatu têm áreas superiores a 100 quilómetros quadrados: Espiritu Santo, Malakula, Efate, Erromango, Ambrym, Tanna, Pentecostes, Epi, Ambae ou Aoba, Vanua Lava, Gaua, Maewo, Malo e Anatom ou Aneityum.
Com uma área total de aproximadamente 12.274 quilômetros quadrados, a maioria das ilhas de Vanuatu são íngremes, com solos instáveis, e com pouca reserva permanente de água doce.
O litoral é geralmente rochoso, com recifes de franja e sem plataforma continental, caindo rapidamente nas profundezas do oceano.
Existem vários vulcões ativos em Vanuatu, incluindo Lopevi, assim como vários outros submarinos. A atividade vulcânica é comum com um perigo sempre presente de uma grande erupção. A mais recente erupção submarina ocorreu em novembro de 2008, com uma magnitude de 6.4, sem vítimas.
Vanuatu é reconhecido como uma distinta eco região terrestre, conhecida pelas suas florestas tropicais e faz parte da eco zona da Australásia, que inclui a Nova Caledônia, Ilhas Salomão, Austrália, Nova Guiné e Nova Zelândia.
O ritmo contante do crescimento populacional em Vanuatu tem vindo a aumentar a pressão sobre os recursos naturais locais da agricultura, pastoreio, caça e pesca. Estima-se que a população total de Vanuatu ronde os 209.000 habitantes.
Como chegar a Vanuatu
Chegar a Vanuatu é relativamente fácil, apesar da viagem ser algo longa (entre 1 e dois dias dependendo do destino) e cara comparativamente a viagens para outros destinos do globo.
Aeroportos em Destaque:
Aeroporto Internacional de Bauerfield (VLI)
Aeroporto Internacional de Santo-Pekoa (SON)
Whitegrass Airport (TAH)
|
Onde Ficar em Vanuatu
As ilhas de Espiritu Santo, Efate e Tanna, são os destinos mais visitados do Vanuatu e concentram os lugares turísticos mais famosos deste destino, assim como a maior parte da oferta turística de alojamento. As duas únicas cidades do país, Port Vila (Efafe) e Luganville (Espiritu Santo) destacam-se pela vasta e variada oferta de alojamento hoteleito. O Vulcão Yasur e Jon Frum Cargo Cult estão localizados na ilha de Tanna que também conta com uma considerável oferta de alojamento hoteleiro, Efate tem uma estrada interessante ao longo da sua costa oferecendo cenários incriveis. Algumas das melhores praias do Pacífico Sul estão localizadas na ilha de Espiritu Santo, que é considerado como o melhor destino de férias no Vanuatu.
A ilha de Ambrym, menos popular que as anteriormente mencionadas é um dos destinos imperdíveis, pelos seus vulcões ativos.
Independentemente dos destinos turísticos mais famosos, todas as ilhas são dignas de visita, especialmente por aqueles que buscam lugares calmos, paisagens intocadas e pessoas amigáveis.
Dificilmente encontrará outro destino do Sul do Pacífico como Vanuatu, que abriga tantas variações locais.
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Vanuatu
Todos os destinos em Vanuatu
Os melhores destinos de Férias em Vanuatu
Port Vila / Férias em Port Vila
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Port Vila, Vanuatu
Tanna Island / Férias em Tanna Island
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Tanna Island, Vanuatu
Luganville / Férias em Luganville
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Luganville, Vanuatu
Saraotou / Férias em Saraotou
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Saraotou, Vanuatu
Lénakel / Férias em Lénakel
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Lénakel, Vanuatu
Lakatoro / Férias em Lakatoro
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Lakatoro, Vanuatu
Hog Harbour / Férias em Hog Harbour
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de Férias em Hog Harbour, Vanuatu
Outros destinos de férias no Vanuatu:
Ilha Aore: Aimbuei Bay
Ilha Efate: Epule, Port-Havannah, Pangona, Malaliou
Ilha Espiritu Santo: Hog Harbour, Port Olry, Saraotou
Ilha Tanna: Ikounap, Ireupuow, Isaka, Lénakel, Loanengo, Loméméti, Looukeureus, White Sands
Ilha Malekula: Lakatoro, Lembinwen, Norsup
Ilha Moso: Moso Island
Ilha Erromango: Unpongkor
Mais Sobre Vanuatu
Vanuatu, oficialmente designado de Republica do Vanuatu é um Estado soberano insular da Melanésia, que ocupa o arquipélago das Novas Hébridas.
Faz fronteira marítima com as Ilhas Salomão, a norte; com o território francês da Nova Caledónia, a sul; e com Fiji, a leste. A capital é Port Vila.
"Espiritu Santo" foi a primeira ilha do arquipélago a ser descoberta em 1606, pelo português Pedro Fernandes de Queirós.
Vanuatu é um país relativamente jovem, fundado em 1980, na sequência de uma breve guerra civil, conhecida como a Guerra do Coco.
Em 2015 o arquipélago foi devastado pelo ciclone Pam, que causou dezenas de mortes.
Geologicamente recentes, as ilhas são de origem vulcânica, espalhadas a uma distância de 1 300 km de norte a sul. Catorze das ilhas de Vanuatu têm áreas de superfície superior a 100 quilômetros quadrados: Espiritu Santo, Malakula, Efate, Erromango, Ambrym, Tanna, Pentecostes, Epi, Ambae ou Aoba, Vanua Lava, Gaua, Maewo, Malo e Anatom ou Aneityum.
O país situa-se entre as latitudes 13° e 21° S e longitudes 166° e 171° E. O ponto mais alto é o Monte Tabwemasana, com 1 879 m, na ilha de Espiritu Santo.
A área total de Vanuatu é de aproximadamente 12 274 quilômetros quadrados. A maioria das ilhas são íngremes, com solos instáveis, e com pouca reserva permanente de água doce.
Existem vários vulcões ativos em Vanuatu, incluindo Lopevi, assim como vários outros submarinos. A atividade vulcânica é comum com um perigo sempre presente de uma grande erupção. Uma recente erupção submarina com magnitude 6,4 ocorreu em novembro de 2008, sem vítimas, e uma outra erupção ocorreu em 1945. Vanuatu é reconhecido como uma distinta eco região terrestre, conhecida pelas suas florestas tropicais.
A economia de Vanuatu está baseada principalmente na agricultura de subsistência ou de pequena escala. A pesca, serviços financeiros de bancos estrangeiros e o turismo (com 50 000 visitantes em 1997), são outras atividades relevantes para a economia do país.