Table Mountain é a montanha plana que forma um marco proeminente com vista para a cidade de Cape Town, na África do Sul, e é destaque na Bandeira da Cidade do Cabo e outras insígnias do governo local.
Férias na África do Sul
Uma das novas 7 Maravilhas da Natureza da New7Wonders e uma das mais populares atrações da Cidade do Cabo e da África do Sul, a Table Mountain recebe diariamente milhares de visitantes que, a pé ou de teleférico sobem até ao topo para desfrutar das mais espetaculares vistas da Cidade do Cabo. A montanha faz parte do Parque Nacional Table Mountain.
A principal característica da Table Mountain é o incrível nivelamento ao longo de aproximadamente 3 km de lado a lado, dominado por impressionantes penhascos. O planalto, flanqueado pelo pico do diabo ao leste e pela cabeça do leão a oeste, forma um cenário dramático para a Cidade do Cabo. Esta ampla varredura de alturas montanhosas, juntamente com o Signal Hill, forma o amphitheatre natural do City Bowl e Table Bay.
O ponto mais alto da Table Mountain é no extremo leste do planalto e é marcado por Maclear's Beacon, um cairn de pedra construído em 1865 por Sir Thomas Maclear para levantamento trigonométrico. Situa-se a 1.086 metros acima do nível do mar, cerca de 19 metros acima da estação de teleférico na extremidade ocidental do planalto.
As falésias do plateau principal são divididas por Platteklip Gorge ("Flat Stone Gorge"), que oferece uma subida fácil e direta ao cume e foi a rota de António de Saldanha na primeira ascensão registrada da montanha em 1503.
O topo plano da montanha é muitas vezes coberto por nuvens, formadas quando um vento do sudeste é dirigido para as encostas da montanha para o ar mais frio, onde a húmidade se condensa para formar o chamado "pano de mesa" da nuvem. Há lendas antigas que atribuem esse fenômeno a um concurso de tabagismo entre o Diabo e um pirata local chamado Van Hunks. Quando o pano da mesa é visto, ele simboliza o concurso.