Os templos de Bangkok são perto de 500 e há para praticamente todos os gostos. Descubra aqui a nossa seleção dos melhores templos para visitar na capital da Tailândia.
Os templos de Bangkok
Onde ficar em Bangkok
A melhor seleção de Hotéis com desconto e promoções de férias em Bangkok
Numa viagem de férias na Tailândia, independentemente do destino para onde vai, uma das atrações comum são os seus magníficos Templos.
Ao longo de toda a Tailândia existem mais de 40.000 templos, e só na capital, Banguecoque, perto de 500. Existem templos para todos os gostos, até o templo de David Beckam, quem diria?
Visitar todos eles é uma tarefa praticamente impossível, no entanto existem alguns considerados como de visita imperdível. Deixamos aqui nove destaques.
01 - Wat Arum, o Templo da Aurora
Situado nas margens do Rio Chao Phraya, o Wat Arun é uma das mais populares atrações de Banguecoque, depois do Grande Palácio. O Wat Arun proporciona uma vista única do nascer e do sol em Banguecoque, daí o nome de “Templo do Amanhecer ou Alvorecer”.
Batizado pelo fundador King Thaksin para significar a ascensão do novo reino (depois de Ayutthaya ser destruído), o Templo de Dawn era, originalmente, muito menor, até a sua expansão durante o governo do Rei Rama III (1824-1851). A população local doou as peças de cerâmica que compõem a singular decoração exterior do templo.
É possível subir no templo para apreciar as vistas do rio, do Grande Palácio e mais além.
Horário de funcionamento: 08:00 -17:30
Localização: No lado oeste do Rio Chao Praya(em frente ao cais Tha Thien)
Preço do Ingresso: 50 Thb
Pode aqui chegar utilizando o Chao Phraya Express (barcos de bandeira azul e laranja)
02 - Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado / Os templos de Bangkok
Ao lado do Grande Palácio situa-se o Templo do Buda Reclinado (Wat Pho). O Wat Pho é o maior e mais antigo templo de Banguecoque e abriga o Buda reclinado de 46 metros de comprimento e 15 metros de altura, a maior imagem de Buda da Tailândia. O Buda reclinado é decorado com folhas de ouro e seus olhos e solas dos pés são envolvidos por madrepérola.
Para além do Buda Reclinado, existem muitas outras imagens de Buda em Wat Pho, templo que tem a fama de abrigar mais estátuas de Buda do que qualquer outro templo de Banguecoque.
O Buda Reclinado foi criado para comemorar a recuperação do rei Rama III (1824-1851).
Wat Pho é o berço da tradicional massagem tailandesa, e em 1962 uma tradicional escola de medicina e massagem foi criada aqui. A escola permanece no local e você pode reservar um horário de massagem ou se candidatar para estudar nela.
Horário: Aberto diariamente das 08:00 às 17:00 (Serviços de massagens até às 18:00)
Localização: Em Maharat Road, perto do rio, a cerca de 800 metros a sul do Grande Palácio.
Custo da Entrada: 100 Thb
Como chegar: Barco expresso Chao Phraya, bandeira laranja ou azul - Cais Tha Tien
03 - Wat Pra Kaew, o Templo do Buda Esmeralda / Os templos de Bangkok
Nas terras do palácio, encontra-se a vista mais sagrada da Tailândia - Phra Kaew Morakot (o Buda de Esmeralda), dentro de um belo templo (Wat Phra Kaeo).
O Wat Phra Kaeo é considerado o templo budista mais sagrado da Talândia.
As suas paredes abrigam a escultura altamente reverenciada do Buda, Phra Kaew Morakot, esculpida num único bloco de jade e datando do século 14.
Acredita-se que o Buda tenha sido feito no Sri Lanka, e transportado e reverenciado em todo o Sudeste da Ásia, antes de ser trazido do Laos para a Tailândia em 1552.
Horário: Diáriamente das 08:30 às 15:30
Localização: Na Phra Lan Road (Rattanakosin)
Preço dos Bilhetes: 500 Thb e inclui a visita ao Grande Palácio
Como chegar: Barco expresso Chao Phraya, bandeira laranja ou verde, Cais Tha Chang
04 - Wat Saket, o Templo do Monte Dourado / Os templos de Bangkok
O Templo do Monte Dourado - ou Wat Saket - foi construído pelo rei Rama I, após a fundação de Banguecoque.
Construído fora dos muros da cidade e projetado como um local de enterro, o monte tem milhares de corpos sepultados, a maioria deles durante o reinado de Rama II, quando uma praga varreu a cidade.
Construído num terreno pantanoso, o morro foi reconstruído por Rama III, que acrescentou um chedi (estupa) que acabou por ruir devido à movimentação das fundações. Rama V construiu o chedi dourado que vemos hoje sobre os escombros do chedi anterior.
Rumores dizem que o chedi dourado contém alguns dos restos mortais de Buda - incluindo seus dentes. Durante a altura da Segunda Guerra Mundial, a estrutura foi reforçada com paredes de betão.
Durante a noite o Wat Saket tem um brilho único que contrasta com o escuro do céu e durante o dia proporciona vistas espetaculares de Banguecoque.
Como chegar: Barco pelo Khlong (Canal) Saen Sap - saída no Cais Phan Fah Leelart, seguindo-se uma caminhada de cerca de 9 minutos.
05 - Wat Traimit, o Templo do Buda de Ouro / Os templos de Bangkok
Localizado na Yaowarat Road, perto da Estação Lampong Hua (final do Chinatown), o Wat Traimit abriga o maior Buda de Ouro sentado do mundo.
Medindo três metros de altura e pesando mais de cinco toneladas, o Buda de Ouro faz com que o Wat Traimit seja um dos templos cuja visita é incontornável em Banguecoque.
A impressionante estátua atrai multidões de visitantes que vêm para se maravilhar com a sua grandiosidade e reluzente superfície de ouro, que noutros tempos foi escondida de exércitos invasores por um revestimento de gesso! Os pedaços de gesso que uma vez formavam o seu disfarce podem ser encontrados atualmente em exibição num compartimento dentro do templo.
06 - Wat Mahathat, o centro do budismo Mahanikai / Os templos de Bangkok
Localizado nas margens do Rio Chao Phraya, não muito longe do complexo do Grande Palácio, o Wat Mahathat serve como centro para a escola de budismo Mahanikai, e como tal é um centro de aprendizagem monástica para os seus membros em todo o sudeste da Ásia.
Datado do século XVIII, este antigo templo foi alterado após um de seus monges, o Príncipe Mongkut, tornar-se o rei Rama IV da Tailândia.
Este grande e movimentado templo compartilha a sua área com unidades monásticas, escolas, escritórios e outros prédios, e apresenta um jardim tranquilo na parte de trás do terreno. As aulas de meditação que são realizadas aqui acolhem a todos, com muitos adoradores e outros visitantes que frequentam essas sessões antes de visitar os vários prédios, santuários, chedis e imagens de Buda dentro do imenso complexo do templo.
07 - Wat Benchamabophit, o Templo de Mármore / Os templos de Bangkok
Com um belo design e construção feita inteiramente em mármore italiano, daí o nome de Templo de Marmore, o Wat Benchamabophit, concluído em 1911, é lar de uma estátua budista dourada chamada Phra Buddhajinaraja e funciona como um vibrante santuário, na maioria das vezes apinhado de visitantes fazendo oferendas ou acendendo velas no seu interior.
O Wat Benchamabophit é outro dos populares templos de Banguecoque.
Diz-se que as cinzas do Rei Chulalongkorn estão enterradas em baixo da estátua, e na galeria do lado exterior do santuário principal estão mais de 50 estátuas de Buda representadas por várias culturas e variações do budismo de regiões diferentes.
Localizado perto do Palácio Dusit, o complexo espaçoso na Rua Si Ayudhya foi construído no local de um outro templo mais antigo, sendo uma vez usado como quartel-general das tropas tailandesas que lutavam contra o exército de Laos.
Como chegar: Barco expresso Chao Phraya, bandeiras laranja, amarela ou verde - saida no Cais Thewet e depois apanhar um taxi, tuk tuk ou fazer caminhada de 25 minutos.
08 - Wat Suthat / Os templos de Bangkok
O Wat Suthat é um dos templos mais antigos e mais respeitados de Banguecoque, um dos seis templos classificados como de "mais alto grau dos templos reais de primeira classe" na Tailândia.
O Wat Suthat abriga um Buda de bronze sentado em posição de Mara com oito metros de altura, bem como alguns detalhados murais de parede que retratam a vida do Buda.
Talvez o Wat Suthat seja mais conhecido pelo seu balanço vermelho gigante (ou São Ching Chaa) que fica em frente dele.
O balanço de 20 metros de altura, feito de madeira de teca, foi construído no final do século 18, quando era utilizado como parte de uma cerimônia religiosa anual. Dentro do templo, magníficos murais de parede retratam as histórias de Buda, enquanto outros descrevem cenas do cotidiano na era Rattanakosin. Junto àqueles encontrados no Grande Palácio de Bangcoc, estes murais são considerados alguns dos melhores e mais amplos em toda a Tailândia.
09 - Erawan Shrine, Santuário de Erawan / Os templos de Bangkok
Lar da estátua dourada de Brahma de quatro faces, chamada Phra Phrom, o santuário de Erawan é um dos destinos religiosos mais importantes não só de Banguecoque, como também de todo o país.
Local de frequentes apresentações tradicionais tailandesas e adoração, o santuário do século XX foi originalmente construído para afastar da área qualquer mau karma e trazer sorte ao hotel que o encomendou, o Grand Hyatt Erawan, permanecendo atualmente como um verdadeiro monumento.
O santuário é decorado com centenas flores, frutas e até mesmo carnes, com peregrinos e visitantes a acenderem incensos sobre os degraus que conduzem ao santuário ou doam dinheiro, pagando seus respeitos a Brahma.
Localizado em Thanon Rama e Thanon Ratchadamn, ao norte do hotel Four Seasons, o santuário também tem uma história interessante. Em 2006, um homem foi espancado até a morte por passantes depois de profanar a estátua com um martelo numa madrugada, deixando a maior parte dela em ruínas.
Como chegar: BTS Sukhumvit, Estação Chit Lom
Para além destes nove templos que destacamos, templos como o Wat Kalayanamitr, Sri Maha Uma Devi, Wat Phra Si Mahathat, Wat Kanika Phon, Wat Bowonniwetwihan, Wat Hua Lamphong, Wat Mangkon Kalamawat, Wat Prayun, Wat Pathum Wanaram, Wat Rachanadda, Li Thi Miew, Sri Maha Mariamman, Kuan Yin Shrine, Wat Rachabophit, Wat Rakhang Khositaram e Wat Suwannaram são também bastante interessantes e dignos de visita.
Outros artigos sobre Bangkok:
O que visitar em Bangkok
Férias de sonho em Bangkok
Top 10 das várias coisas para fazer em Bangkok
Férias em Bangkok
As nossas recomendações de viagens de férias são baseadas nas nossas experiências e pesquisas pessoais.Grande parte dos artigos são escritos por moradores locais e especialistas em viagens com familiaridade com o destino.Caso reserve um voo, hotel ou excursão através dos links do nosso site, poderemos ganhar uma comissão, comissão essa que ajuda a financiar o nosso site.ObrigadoOrganize as suas viagens de férias aquiPara além de algumas informações acerca de cada destino, partilhamos aqui algumas ferramentas que utilizamos para organizar as nossas viagens para que também o possa fazer de forma fácil e rápida, economizando algum tempo e dinheiro. Desde a simples reserva de Pacotes de Férias, Circuitos Turísticos ou Cruzeiros para aqueles que não gostam de ter muito trabalho no planeamento, até às reservas de voos, hotéis ou outro tipo de alojamento, aluguer de carro e contratação de seguro de viagem, especialmente para aqueles que gostam realmente de escolher tudo e planear as férias ao pormenor. Disponibilizamos ainda a possibilidade de reservar antecipadamente alguns passeios turísticos e ingressos para atrações no destino, poupando assim tempo e evitando filas de espera nas principais atrações do destino escolhido para as próximas férias. Voos
Hotéis
|