Sri Pada, Adam’s Peak, Pico de Adão, Sivanolipatha Malai ou Al-Rohun é uma montanha cônica com o seu pico a 2243 metros de altitude situada nas proximidades de Nuwara Eliya e Ella.
Sem dúvida um dos locais que vale a pena visitar durante as suas férias no Sri Lanka.
Um dos mais importantes locais de peregrinação religiosa em todo o mundo, referenciada como local sagrado pelo hinduísmo, budismo e pelo islamismo, Adam’s Peak acolhe todos os anos milhares de peregrinos que, de Dezembro a Maio, de deslocam aqui para subir 5000 degraus que levam até ao topo da montanha, local onde existe uma pegada sagrada. Os budistas alegam que é uma pegada de Buda, os hindus de Shiva e os católicos de Adão. Independentemente de quem seja a famosa pegada, o Pico de Adão é um dos locais mais espetaculares do Sri Lanca, com uma vista magnifica a qualquer altura do dia mas em especial ao amanhecer.
As caminhadas de peregrinação iniciam-se de madrugada, normalmente por volta das 2 ou 3 horas da madrugada, de modo a atingir o topo ante do amanhecer, assistindo assim ao nascer do sol que ocorre por volta das 5 da manhã.
Se visitar o Sri Lanka fora da época das peregrinações evitará certamente a multidão mas se não ter outra alternativa que fazer a caminhada junto com os peregrinos, viverá com toda a certeza uma experiência incrível.